Como comprar com boleto? Segurança e dicas!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Comprar bens e serviços online enquanto paga com dinheiro está se tornando cada vez maior. Muitas das transações realizadas no comércio eletrônico brasileiro foram concluídas usando um método popular de pagamento, o Boleto Bancário. Mas como funciona e o que é essa forma de pagamento?

O que é Boleto Bancário?

Esse método de pagamento é regulamentado pela Federação Brasileira de Bancos e é usado para pagamentos de serviços públicos, aluguel e agora e-commerce.

É um pagamento por push, que depende do consumidor para inicializar a ação de pagamento. O processo é semelhante ao processo de pagamento com uma transferência bancária. No centro, é um formulário ou boleto semelhante a uma fatura que é emitido para o usuário final para concluir o pagamento de bens ou serviços. O boleto sempre especifica o valor e a data de vencimento em que o pagamento deve ser concluído

Leia também

Existem milhares de locais em todo o Brasil, onde um Boleto pode ser pago: caixas eletrônicos, instalações de agências e internet banking de qualquer banco, agência dos correios, lotéricas e alguns supermercados. É possível pagar boletos com o app do seu banco ou cartão.

No Brasil, onde muitos habitantes não tem cartão de crédito, o Boleto é onipresente, gerando milhões de transações por mês. Para muitos, é a única maneira de comprar bens e serviços online. Mas não é apenas aqueles que não tem banco que usam esse método de pagamento.

Quando se trata de compras online, o Boleto é especialmente popular para itens caros, porque muitos consumidores ainda estão inseguros sobre fornecer informações online a seus cartões.

Comerciantes locais e regionais geralmente oferecem descontos para pagamentos com boleto, pois não há risco de estorno e o pagamento é feito antecipadamente.

Comprando no boleto

Compre com boletos e consiga descontos para suas compras. (Foto:
Diário do Comércio)

Como comprar pelo boleto?

Quando o Boleto foi originalmente introduzido em 1993, foi projetado para funcionar apenas com dinheiro. Nos últimos anos, esse método de pagamento evoluiu para trabalhar com transferências bancárias, tanto online quanto offline. De fato, o Brasil está bastante avançado no uso de serviços bancários online e móveis – 55% de todas as transações bancárias vêm de serviços bancários móveis e de internet.

O que é ainda mais surpreendente é que cerca de 30% das transações do Boleto Bancário se originam em um dispositivo móvel, um compartilhamento que só deve crescer. Isso torna o Boleto um excelente mecanismo de pagamento. E o processo de pagar por boleto é simples

São passos simples, mas alguns cuidados de segurança vão garantir que sua compra não seja uma fraude.

Segurança na compra online com boleto

Só faça compras online de empresas e sites em que você confia. Verifique o “https: //” na URL e o cadeadp para garantir que o site é seguro. Alguns sinais de aviso de que um site pode não ser confiável incluem:

Antes de fazer compras em um novo site, leia as avaliações dos clientes para ver se outras pessoas tiveram boas experiências. Se os comentários são em sua maioria pobres, considere fazer compras em outro lugar. Pesquise no PROCON por sites que não são confiáveis. Fóruns e Redes Sociais também são boas fontes de informação.

Desconfie de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade. Elas podem ser golpes tentando roubar suas informações de cartão de crédito ou vender produtos falsificados.

Sempre analise as políticas de envio e devolução para que você não seja pego de surpresa por nenhuma taxa surpresa. Verifique o que é necessário para devoluções, caso suas compras não ocorram conforme o planejado.

Escaneie seu computador para vírus, pois alguns vírus podem mudar informações dos boletos. Verifique o boleto duas vezes antes de pagar, e confira se todas as informações estão corretas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário