Como renegociar a dívida do cartão de crédito no banco?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Muitas vezes é possível negociar termos, taxas de juros e pagamentos de dívidas de cartão de crédito. Você também pode tentar negociar uma liquidação do valor que deve. Os passos que você toma e as opções disponíveis dependerão da sua situação e da empresa de cartão de crédito com a qual você está lidando e sua posição para a renegociação da dívida.

Quando negociar dívidas com sua empresa de cartão de crédito?

Sua estratégia de negociação dependerá do tempo. Se você não está tendo dificuldades com seu pagamento, talvez consiga obter uma taxa de juros melhor. Se você estiver em problemas financeiros, talvez consiga obter melhores condições de pagamento ou prazos, ou talvez um alívio curto dos pagamentos.

Leia também

Negociação de dívidas do cartão quando suas finanças estão boas

Se você não está tendo problemas para pagar suas dívidas e você tem um bom histórico de crédito, você pode querer entrar em contato com suas empresas de cartão de crédito para pedir uma menor taxa de juros. Embora a resposta inicialmente possa ser não, se você disser a eles que está pensando em mudar para um cartão com uma taxa mais baixa, eles podem estar dispostos a trabalhar com você.

Negociação de dívidas do cartão quando você está tendo problemas financeiros

Enquanto as empresas de cartão de crédito encorajam você a chamá-las caso você tenha problemas em pagar suas dívidas, algumas são mais propensas a trabalhar com você do que outras, e é quase impossível adivinhar como elas reagirão até depois que você ligar.

Na maioria das empresas, você deve ligar se souber que seu pagamento atrasará em alguns dias ou se achar que uma alteração na data normal de pagamento, como a transferência do quinto dia do mês para o meio do mês, facilite o pagamento no prazo. Muitas empresas também podem fornecer-lhe alívio se você estiver temporariamente fora do trabalho ou se houver uma doença súbita ou uma emergência familiar à qual você precise atender.

Outras empresas podem cortar o seu crédito se você fornecer algum indício de que você pode ter problemas para efetuar os pagamentos. Então você precisa ter cuidado quando decide negociar, com quem decide negociar, e o quanto você fala sobre seus problemas financeiros. Se você ligar, esteja preparado para responder às preocupações da empresa de cartão de crédito. Por fim, não permita que uma má experiência com um credor o desencoraje, pois outros podem adotar uma abordagem diferente.

Dívida no cartão

Não deixe que a dívida no cartão de crédito destrua suas finanças. (Foto: Dreamstime.com)

Opções para renegociar a dívida do cartão de crédito

Há muitas opções para explorar quando você está negociando um acordo de dívida de cartão de crédito. Elas podem ser tão pequenos quanto mudar uma data de pagamento, reduzir a taxa de juros ou pedir uma redução temporária do pagamento.

Se você precisar de concessões maiores da empresa de cartão de crédito, a empresa provavelmente cortará seu crédito, pelo menos até que você pague tudo. Se você está tendo sérios problemas financeiros que provavelmente não serão resolvidos em alguns meses, você pode explorar essas possibilidades com o emissor do cartão de crédito:

Acordo de tolerância (sem pagamentos) por um período de tempo

Plano de pagamento a longo prazo com juros reduzidos

Pagamento de liquidação de montante fixo a um valor reduzido

Empréstimo pessoal para quitar a dívida do cartão de crédito com juros menores

Com quem devo falar na empresa de cartão de crédito?

Quem você fala depende do que você quer negociar.

Alterar data de pagamento

Se você só precisa de uma alteração na data de pagamento regular (para coincidir com o seu dia de pagamento, etc.), você provavelmente pode falar com alguém no atendimento ao cliente.

Redução da taxa de juros

Pedir uma redução da taxa de juros pode exigir que um gerente se envolva para a redução efetiva dos juros ou a oferta de transferência da dívida para um cartão com melhores taxas.

Seu pagamento está atrasado

Muitas empresas tem um departamento específico para o qual você será transferido, caso esteja ligando, pois prevê que um pagamento em particular estará atrasado alguns dias. Você pode até mesmo ser capaz de ter a taxa atrasada dispensada se você ligar antecipadamente sobre isso.

Negociação de acordos ou planos de pagamento a longo prazo

Se você estiver ligando para um problema mais sério, o departamento de atendimento ao cliente provavelmente não será capaz de ajudá-lo. Seja educado e converse com o representante; mas se, no final, o representante disser não ao seu pedido, pergunte se há outro departamento com o qual você possa falar ou peça para falar com um supervisor. Você pode precisar passar por mais de um nível antes de alcançar alguém que tenha autoridade para negociar.

Obter o contrato por escrito

Não importa em qual acordo você chegar, certifique-se de obter o acordo por escrito e seguir seu plano de pagamento. Se você tiver mais problemas financeiros, entre em contato com o credor antes de ficar para trás para poder renegociar. Se você esperar até que você padrão nos pagamentos de liquidação, o credor pode não estar disposto a renegociar com você.

Conseguindo ajuda para a renegociação do cartão

Se sua empresa de cartão de crédito não funcionar com você, você pode usar a portabilidade de crédito para outra instituição financeira com um cartão com melhores condições. Vai demandar um pouco de pesquisa da sua parte, mas pode valer a pena.

Vale também pensar em alistar a ajuda financeira de um profissional, como um conselheiro financeiro. Eles podem te ajudar a encontrar o melhor caminho para suas finanças e assim, efetivamente, te ajudar a economizar dinheiro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário