Código de erro 96 no cartão, o que significa?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Sempre que uma transação com cartão falha, as coisas podem ficar um pouco desconfortáveis. Códigos de erros, como o código 96, podem aparecer e deixar os clientes com dúvidas.

Você chegou ao registro, pronto para concluir sua compra. Você apresenta seu cartão de crédito e espera. Você espera muito tempo. E o caixa deve entregar a mensagem temida – seu cartão de crédito foi recusado.

É uma experiência comum e pode ser causada por vários motivos. Mas quando isso acontece com você, é frustrante, embaraçoso e, se você não tem uma forma de pagamento alternativa, pode ser um grande aborrecimento.

Leia também

Saber por que seu cartão de crédito foi recusado e quais etapas você pode executar para impedir que isso aconteça ajudará a garantir que sua próxima transação seja realizada sem problemas.

Código 96 do cartão de crédito, o que pode ser?

Cada empresa tem códigos diferentes para suas máquinas de cartão. Porém, o erro 96 ou semelhante significa problemas com o cartão, e é também a mensagem que vai aparecer com o código.

Para resolver este problema, é necessário entender o que aconteceu. As situações abaixo descrevem as causas mais comuns para este erro ocorrer e as soluções mais práticas.

Cartão atingiu limite de crédito

Seu limite de crédito é a quantidade de crédito que seu emissor concorda em conceder a você e pode ser encontrado no contrato do membro do cartão ou entrando em contato com o emissor. Os cartões para pessoas iniciantes no uso do crédito ou com pouco crédito podem ter limites baixos, enquanto os cartões de primeira linha podem permitir limites muito mais altos.

Se a compra do seu cartão de crédito exceder o seu limite de crédito, sua compra poderá ser negada. Você deve conhecer o limite de crédito e acompanhar os saldos de cada um dos seus cartões de crédito, para que não seja pego de surpresa ao atingir o limite antes do término do período do seu extrato mensal. Se você se encontrar perto do limite regularmente, entre em contato com o emissor para solicitar um limite de crédito mais alto, para ter uma maior reserva de gastos. Isso pode ser feito pelo app do cartão, muitas vezes, com apenas alguns toques na tela.

Para manter sua pontuação de crédito em situação regular, é recomendável manter sua taxa de utilização de crédito abaixo de 30%. Em outras palavras, mantenha seus saldos abaixo de 30% do seu limite geral. Se você atingiu seu limite, trabalhe em um plano para começar a pagar sua dívida antes de tentar gastar mais.

Lembre-se de que um emissor de cartão de crédito pode reduzir seu limite de crédito se sua pontuação de crédito caiu ou se você perdeu continuamente os pagamentos, mas o emissor deve notificar você com antecedência antes de fazer uma alteração.

Cartão de crédito em viagem ou compras no exterior

Se você usar seu cartão de crédito para fazer uma compra enquanto viaja, pagando o jantar em um restaurante ou pegando lembranças, simplesmente tentar a transação em uma cidade diferente pode causar um problema no seu banco.

Registrar muitas atividades de cartão de crédito em locais diferentes (nacional e internacionalmente) levanta uma bandeira vermelha para os emissores de cartão de crédito de que seu cartão pode ser roubado. Como resultado, seu emissor pode bloquear suas contas e impedir a realização de compras para proteger suas informações.

Para evitar a perda de acesso a fundos durante a viagem, notifique seus emissores bancários e de cartão de crédito sobre seus planos de viagem. Uma rápida ligação preemptiva para o número no verso do seu cartão poupará a dor de cabeça (e a possível conta telefônica internacional) posteriormente.

Novamente, usar o app pode ser prático para liberar seu cartão em viagem ou para fazer compras no exterior.

Grandes compras pode resultar na recusa do cartão

Se você gastar muito ou economizar e fizer uma grande compra, o emissor do seu cartão de crédito poderá sinalizar sua conta. Semelhante à viagem, qualquer atividade do cartão que esteja fora dos seus hábitos de consumo comuns pode desencadear proteção contra fraudes e levar o emissor a congelar sua conta, causando uma recusa no cartão.

Novamente, notificar o emissor do cartão de crédito sobre as alterações nos gastos ajuda a evitar os bloqueios de conta. Se você tiver mais dinheiro para gastar a longo prazo, solicitar um aumento no limite de crédito permitirá que você gaste mais a cada mês, preservando sua pontuação de crédito. Apenas garanta que você ainda consiga manter o controle de seus saldos.

Informações de pagamento incorretas

Ao tentar fazer sua compra, especialmente online ou via aplicativo móvel, é fácil inserir um dígito do número do seu cartão de crédito, data de validade ou código de segurança incorretamente. Ou talvez seu endereço de cobrança esteja desatualizado. Todas essas podem ser explicações simples para uma transação recusada. Verifique as informações do seu cartão para garantir que estão corretas.

Muitos acidentes como esse podem resultar em congelamento da sua conta. Nesse caso, pode ser necessário entrar em contato com o emissor para esclarecer qualquer mal-entendido.

Sempre insira suas informações com cuidado e revise antes de enviar, especialmente se você tiver vários endereços de cobrança. Você também deve ser diligente em notificar seu emissor sempre que houver uma mudança de endereço, pois as informações pessoais atualizadas ajudam a evitar fraudes.

Cartão recusado

Ao receber uma mensagem de erro usando o cartão, entenda os possíveis motivos do problema para corrigir a questão. (Foto: Ikajo)

Pagamentos do cartão atrasados ou esquecidos

Depois de perder um pagamento pela primeira vez, entre em contato com seu emissor e resolva o pagamento perdido o mais rápido possível. No entanto, se você tiver um histórico de pagamentos perdidos, o cartão poderá ser recusado no registro, mesmo se você tiver apenas alguns dias da data de vencimento.

Em alguns casos, você poderá efetuar um pagamento no telefone enquanto estiver na loja e concluir sua transação. No entanto, se você estiver constantemente perdendo pagamentos, considere usar o pagamento automático ou configurar uma notificação para lembrá-lo quando seus extratos vencem.

Os pagamentos perdidos não apenas impossibilitam o uso do cartão, como também podem ter um impacto negativo na sua pontuação de crédito e reduzir drasticamente sua capacidade de se qualificar para os melhores cartões de crédito de recompensa ou taxas de empréstimos competitivas no futuro.

Um cartão de crédito vencido ou desativado

Tentar usar um cartão vencido ou uma conta desativada quase sempre resultará em sua transação recusada.

Procure seu novo cartão de crédito pelo correio, três a seis meses antes de seu cartão atual expirar. Mesmo se você o receber antes da data de vencimento, não precisará esperar: ative-o assim que receber e destrua seu cartão antigo. Se você não receber um novo cartão, receberá uma carta explicando suas opções para pagar o saldo restante.

Da mesma forma, qualquer alteração que o titular do cartão principal faça em uma conta na qual você é um usuário autorizado pode afetar sua atividade. Por exemplo, se um cartão for perdido ou roubado, todos os cartões da conta serão temporariamente desativados até que novos sejam emitidos. Esse também é o caso quando o titular do cartão principal atinge o limite de crédito da conta ou perde um pagamento. Mesmo como usuário autorizado, você pode ser afetado.

Mantenha-se sempre em comunicação com o titular do cartão principal de qualquer conta em que suas informações estejam e mantenha-se informado sobre as próximas datas de vencimento que possam afetar o uso do cartão.

Há um bloqueio no seu cartão

Grandes compras também podem se tornar um problema quando uma retenção é colocada no seu cartão de crédito.

Verifique se o seu cartão de crédito tem crédito disponível suficiente para acomodar várias retenções ao mesmo tempo. Pode demorar um pouco para que as pendências pendentes cobrem ou saiam seu extrato. Você pode removê-lo entrando em contato com o emissor ou o comerciante, mas a paciência é geralmente a chave neste caso. Considere usar um cartão para reservar seu hotel e transporte e outro para gastos diários, para não estressar os limites de um cartão.

O que fazer quando seu cartão é recusado?

Embora seja um aborrecimento, em muitos casos, seu cartão pode ser recusado como medida de proteção. Em outros casos, ele pode ser facilmente resolvido com uma ligação telefônica ou com um melhor rastreamento de seus gastos. Mantenha as linhas de comunicação abertas e você deverá aproveitar a atividade ininterrupta do cartão.

Mas da próxima vez que você se deparar com um cartão recusado no registro, aqui estão algumas dicas de como lidar com ele:

No momento:

Você sempre deve ter mais de uma maneira de pagar. Mesmo que seu cartão não seja recusado, você pode ter problemas com um comerciante que não aceita o emissor do cartão ou que recebe apenas dinheiro. Mantenha outro cartão como backup, além de seu cartão de débito e um pouco de dinheiro em sua carteira, por precaução.

Você pode tentar ligar para o emissor no local para tentar resolver o problema rapidamente se o cartão recusado for sua única forma de pagamento disponível, mas provavelmente não é a opção mais eficiente. Salve sua compra para outra hora e saia da loja para descobrir qual é o problema.

Se você se encontrar no pior cenário, sem pagamento por bens ou serviços que você já usou, tente ligar para um amigo ou familiar próximo que possa ajudá-lo em pouco tempo.

Caso contrário, você deve procurar o comerciante para elaborar um plano. Forneça à empresa suas informações de contato e pergunte se você pode retornar mais tarde com seu pagamento. Mantenha-se calmo e educado e colabore com o gerente ou proprietário da empresa para encontrar uma solução viável para ambas as partes.

Mais tarde:

O primeiro item da sua lista de tarefas após a recusa do cartão deve ligar para o emissor do cartão de crédito.

Seu emissor poderá determinar por que você não conseguiu fazer a transação e ajudá-lo a encontrar uma solução para recuperar o acesso à sua linha de crédito. Se houver suspeita de fraude, pode ser solicitado que você verifique as compras anteriores ou sua localização para provar que é o titular da conta. Se o seu cartão expirar, você precisará voltar para casa e ativar o novo cartão.

Os pagamentos em falta e as contas encerradas podem demorar um pouco mais para serem resolvidos, mas seu emissor pode ajudá-lo a explorar as opções de reembolso e recuperar sua conta em boas condições.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário