Usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta o score?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Ter um cartão de crédito é mais responsabilidade do que você imagina. Você precisa ser responsável o suficiente para cobrar apenas o que pode pagar, pagar as cobranças feitas, além de estar ciente de como os cartões de crédito podem afetar seu score de crédito. Tudo o que você faz com um cartão de crédito afeta sua pontuação de crédito, da aplicação a um cartão de crédito até a utilização de um. Mesmo não ter um cartão de crédito pode afetar sua pontuação de crédito.

Como é calculado o credit score?

Sua pontuação de crédito é calculada usando as informações do seu relatório de crédito (um registro das suas contas de crédito e empréstimo) e indica a probabilidade de você devolver o dinheiro emprestado a você. A cada mês, aproximadamente, o emissor do seu cartão de crédito (entre algumas outras empresas) reporta a atividade da sua conta a uma ou mais das principais agências de crédito a serem incluídas no seu relatório de crédito. Isso significa que seu limite de crédito, saldo do cartão de crédito, histórico de pagamentos, status da conta e data da abertura da conta influenciarão sua pontuação de crédito.

Leia também

Usar o cartão ou dinheiro influencia no credit score?

A chave para garantir que seus cartões de crédito não prejudiquem sua pontuação de crédito é mantê-los abertos e ativos, em boa situação e com saldos baixos. Usar seu dinheiro geralmente não vai influenciar no seu score de crédito, salvo se você usar dinheiro que era para pagar dívidas e acabar ficando sem dinheiro para pagá-las.

Mas ao usar o cartão, é bom ter em mente algumas coisas para evitar se endividar sem necessidades.

Não ter um cartão de crédito pode diminuir sua pontuação de crédito

Se você é um dos muitos consumidores que não têm cartão de crédito, sua pontuação de crédito pode ser afetada. Isso se você tiver uma pontuação de crédito. Sem contas abertas e ativas no seu relatório de crédito, você não terá uma pontuação de crédito. Não ter uma pontuação de crédito dificulta a aprovação de uma hipoteca, empréstimo de carro ou mesmo de um apartamento.

Os cartões de crédito são um dos tipos mais fáceis de contas a serem aprovadas, o que os torna uma boa opção para estabelecer e criar um bom histórico de crédito. Se você gerenciar bem seu crédito, sua pontuação de crédito refletirá isso.

Ter uma sólida experiência com diferentes tipos de contas de crédito – cartões de crédito e empréstimos – é bom para sua pontuação de crédito, porque o mix de crédito é 10% da sua pontuação de crédito.

Aumente seu score na hora com um bom limite e saldo de crédito

Muitos cartões de crédito têm um limite de crédito predefinido, que é o valor máximo de crédito que o emissor do cartão de crédito disponibilizou para você. Usar todo o seu crédito disponível faz com que você pareça um tomador de risco e sua pontuação de crédito sofrerá por causa disso.

Muitos emissores de cartão de crédito também relatam um “saldo alto”, que é o saldo mais alto já debitado no seu cartão de crédito. Portanto, mesmo que você atinja o limite máximo de seu cartão de crédito e o pague, seu relatório de crédito ainda poderá mostrar esse saldo alto. É melhor manter o saldo do cartão de crédito abaixo de 30% do seu limite de crédito, para que você não pareça um mutuário irresponsável.

Cartão e dinheiro no score

Decida entre o dinheiro e cartão e veja como isso pode impactar seu score de crédito. (Foto: The Motley Fool)

Seus pagamentos mensais com cartão de crédito melhoram sua pontuação

O último valor do pagamento com cartão de crédito está listado no seu relatório de crédito, mas não é contabilizado na sua pontuação de crédito. Mesmo assim, seu valor de pagamento pode influenciar indiretamente sua pontuação de crédito. Lembre-se de que seu saldo relativo ao seu limite de crédito está incluído na sua pontuação de crédito. Pagamentos maiores reduzem seu saldo mais rapidamente e podem ajudar a aumentar sua pontuação de crédito.

A pontualidade dos pagamentos com cartão de crédito é um dos fatores mais importantes que influenciam sua pontuação de crédito. Os pagamentos com cartão de crédito no prazo ajudam a aumentar sua pontuação de crédito, enquanto os pagamentos em atraso reduzirão sua pontuação de crédito.

Na maioria dos tipos de contas, os pagamentos em atraso não são relatados às agências de crédito até alguns dias depois. Pode ser necessário pagar uma taxa atrasada se você estiver com alguns dias de atraso no pagamento com cartão de crédito, mas sua pontuação de crédito deve ser segura desde que você pague antes dos dias de atraso.

Aplicações de cartão de crédito

Cada vez que você solicita um cartão de crédito, um registro do seu aplicativo entra no seu relatório de crédito. Sua pontuação de crédito não leva em consideração se você é ou não aprovado para o cartão de crédito, mas fazer o pedido pode afetar negativamente sua pontuação de crédito. Colocar em vários aplicativos em um curto período de tempo pode prejudicar sua pontuação de crédito. Por esse motivo, é melhor manter as solicitações de cartão de crédito no mínimo.

O número de cartões de crédito que você possui

Ter muitos cartões de crédito pode prejudicar sua pontuação de crédito. Infelizmente, as empresas que desenvolveram a pontuação de crédito não informaram o número exato de cartões de crédito que influencia sua pontuação. O número provavelmente varia de pessoa para pessoa, e você deve obter um equilíbrio ou, talvez, ter menos cartões e optar por pedir um aumento de limite.

Mantendo seus cartões de crédito por muito tempo

Quanto mais tempo você tiver seus cartões de crédito abertos, melhor será sua pontuação de crédito, especialmente se você tiver um histórico de pagamentos positivo com esses cartões de crédito. Mantenha seus cartões de crédito mais antigos por perto e use-os periodicamente para ajudar a sua pontuação de crédito, mas também verifique as últimas ofertas de cartão de crédito de tempos em tempos. Se você tem uma boa pontuação de crédito, há uma chance de se qualificar para um cartão de crédito com melhores termos e recompensas do que o que tinha desde que era jovem.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário