Como manter o score de crédito alto?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Seu histórico de crédito reflete como você gerenciou dívidas no passado. E esse histórico aparece na sua pontuação de crédito – um número de três dígitos que resume as informações em seu relatório de crédito.

Os credores podem usar essa pontuação para determinar a credibilidade e, ao definir os termos dos financiamentos, incluindo limites disponíveis. E os proprietários podem usá-lo quando você se candidatar a um apartamento. Portanto, manter uma boa pontuação de crédito pode ter um grande impacto no seu futuro financeiro.

Como funciona o score de crédito?

Existem vários fatores que podem afetar sua pontuação de crédito. Coisas como histórico de pagamento de contas, utilização de crédito, contas de idade de crédito e recentes consultas de crédito podem desempenhar um papel. O número e os tipos de saldos que você tem também podem afetar sua pontuação.

Leia também

É importante lembrar que cada credor usa suas próprias políticas de crédito para determinar a credibilidade de um candidato. Mas uma boa pontuação de crédito ainda pode significar que você é mais provável de se qualificar para um financiamento ou obter uma melhor taxa de juros.

Score de crédito sempre alto

Manter o score de crédito alto te deixará sempre mais próximo de oportunidades para financiamentos, cartões, e outros bons serviços financeiros. (Imagem: Pinterest)

Como deixar o score de crédito alto?

Uma boa pontuação de crédito depende do uso de crédito com responsabilidade ao longo do tempo. Como? Vamos explicar como funciona na prática.

1. Pague suas contas em dia

O pagamento de suas contas de cartão de crédito e outros empréstimos a tempo é importante – especialmente porque um histórico de pagamentos tardios ou perdidos pode causar uma queda na sua pontuação de crédito.

Se você está preocupado com a falta de uma data de vencimento, recursos como pagamento automático de contas podem ajudá-lo a permanecer no topo dos pagamentos da sua conta.

2. Fique abaixo do seu limite de crédito

Tente manter sua taxa de utilização de crédito baixa, não usando todo o seu crédito disponível.

Os especialistas recomendam manter sua utilização de crédito abaixo de 30% do seu crédito disponível.

3. Mantenha o histórico de crédito com cartões de crédito mais antigos

O histórico da conta é outro fator na sua pontuação de crédito. Então, quanto mais você mostrar bons hábitos de crédito, melhor poderá ser para sua pontuação.

O fechamento de uma conta de cartão de crédito pode aumentar sua taxa de utilização de crédito, pois reduz o valor do crédito que você tem disponível. Além disso, dependendo da idade da conta, isso pode reduzir a duração do seu histórico de crédito. E ambos os fatores podem diminuir sua pontuação.

Lembre-se de que um emissor de cartão também pode optar por fechar uma conta de cartão de crédito por motivos como baixo uso.

4. Inscreva-se apenas para um novo crédito conforme necessário

Você pode considerar qual crédito você precisa antes de solicitar um novo cartão. Vários pedidos de crédito em um curto período de tempo podem ter um impacto negativo na sua pontuação.

Se você não tiver certeza se você receberá um cartão, alguns credores oferecem uma opção de pré-aprovação. Você pode ver se é pré-aprovado para alguns cartões sem impacto na sua pontuação de crédito e leva apenas alguns minutos.

5. Verifique seus relatórios de crédito quanto a erros

Verificar pro-ativamente seu relatório de crédito quanto a erros é outra maneira de ajudar a manter uma boa pontuação. Você pode estar fazendo tudo certo, mas outros podem não. E os erros podem prejudicar suas pontuações de crédito.

Você pode obter cópias gratuitas dos relatórios de crédito diretamente no site e app da agências de crédito.

Monitore sua pontuação de crédito

Fique de olho no seu crédito quantas vezes quiser com aplicativos de agências de crédito. Essas ferramentas gratuitas oferecem acesso aos seus relatórios de crédito e sua pontuação diretamente. Não prejudicará sua pontuação para usá-la e você nem precisa ser um cliente da empresa para se inscrever.

Como você mantém seu score de crédito alto? Compartilhe suas estratégis nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário