Como fazer um cartão de crédito?
Obter os detalhes certos é vital ao solicitar um cartão de crédito. Basicamente, você aumenta suas chances de sucesso solicitando um cartão que se adapte ao seu estilo de vida, renda, padrão de gastos e pontuação de crédito.
É sabido que os bancos são muito rigorosos na análise de pedidos de cartão de crédito. No entanto, solicitar um novo cartão de crédito não precisa ser uma punhalada no escuro.
Você acha o processo de solicitação de cartão de crédito um pouco assustador? Ou talvez seja a primeira vez que você está solicitando um cartão.
Leia também
Aqui sabemos como pode ser assustador solicitar um cartão de crédito. Felizmente, também sabemos como aumentar suas chances de aprovação para o cartão que você está de olho. Tudo se resume a ser organizado, honesto e saber o que está envolvido.
Cartão de crédito: como fazer?
Um pedido de cartão de crédito tem tudo a ver com obter os detalhes corretos – nada menos servirá. Durante o aplicativo, você será solicitado a fornecer detalhes como endereço residencial ou comercial, situação de emprego, salário, dívidas pendentes existentes e suas despesas mensais.
É muito importante que você acerte esses detalhes porque o banco pedirá evidências de apoio, como recibos de pagamento, holerites, comprovantes de renda, e contas bancárias. Se houver uma diferença entre o que você disse que ganha, por exemplo, e o que dizem os seus recibos de pagamento, sua inscrição pode ser recusada.
Além de preencher o formulário com precisão, você também precisa se certificar de que incluiu todos os detalhes que puder. Se você deixar de informar o banco sobre um grande empréstimo pendente, o banco verá em seu arquivo de crédito e pensará que você está tentando esconder algo deles. Reúna seus dados em um só lugar e comece a preencher seu formulário.
Mas isso tudo é só um resumo do que é necessário pra fazer seu cartão. Abaixo, vamos a mais detalhes.
Verifique sua pontuação de crédito para cartão de crédito
Você está financeiramente saudável? Uma pontuação de crédito (também conhecida como classificação de crédito ou score de crédito) são seus hábitos de dinheiro em números.
Os bancos usam o sistema de pontuação de crédito para determinar sua qualidade de crédito. É uma grande parte de todo o processo de inscrição.
Sua pontuação de crédito é calculada com base em linhas de crédito anteriores e existentes, como cartões de crédito, hipotecas e empréstimos para automóveis. Isso permite que o banco veja quanta dívida você tem atualmente, bem como seu histórico de pagamentos.
Se você atrasou qualquer um de seus pagamentos, ele aparecerá e o banco poderá recusar seu pedido.
Por outro lado, se você foi disciplinado e pagou todas as suas contas em dia, o banco poderá ver isso – tornando você um cliente mais atraente.
Mas uma parte da vida é que os erros acontecem. Certifique-se de verificar sua pontuação de crédito para certificar-se de que as dívidas listadas são suas e que o endereço registrado corresponde ao seu. Se detectar algum erro, pode contatar a agência de verificação de crédito e solicitar a sua correção.
Qual o melhor cartão de crédito?
O melhor cartão de crédito é aquele que vai atender às suas necessidades. Mas quais os melhores? Como escolher?
Existem dezenas, se não centenas de cartões de crédito no Brasil. Portanto, entendemos que às vezes pode ser confuso saber qual é a melhor opção para você. Os tipos populares de cartões de crédito ao consumidor são:
Cartões de crédito de cashback
Cartões de crédito de recompensa ou passageiro frequente.
Cartões de crédito com juros baixos
1. Cartões de crédito de cashback
O cashback permite que você transforme parte do que você paga na fatura do seu cartão em um dinheiro que pode ser sacado ou usado para outras finalidades. Se você está usando o cartão de crédito de mês a mês, o cashback pode te dar um dinheiro de volta extra todos os meses.
O cashback tem suas armadilhas. Você pode acabar comprando no cartão mais do que você pode pagar, resultando em dívidas e problemas financeiros.
Além disso, os juros dos cartões de cashback podem ser maiores do que outros cartões normais. Você pode ter um cartão sem anuidade, e a anuidade passar a ser cobrada se você não usar o cartão em um mês. Ou, depois de um tempo, a anuidade pode ser cobrada. São cuidados que devem ser tomados para evitar problemas com o cartão de crédito.
2. Cartões de crédito de recompensa, milhas, ou passageiro frequente.
Quem viaja muito de avião têm muitos cartões de crédito voltados especificamente para eles. Em troca de optar pelo cartão, os bancos oferecem muitos benefícios, cujo mais popular são milhas ou pontos de recompensa resgatáveis para voos em companhias aéreas. Mas alguns programas de recompensa permitem que os pontos sejam redimidos em mais de uma companhia aérea, ou oferecam outros benefícios, como voos gratuitos ou créditos de viagem, acesso gratuito à sala VIP, seguro de viagem de cortesia e serviço de concierge.
Devido aos benefícios adicionais, os cartões de crédito de viagem normalmente têm maiores taxas de juros de compra e taxas anuais. Muitos cartões, no entanto, vêm com pontos de bônus introdutórios, dispensam anuidades no primeiro ano ou taxas de juros promocionais.
Cartões de viajantes frequentes incluem programas com a maioria das principais indústrias de aviação. A maioria desses programas é gratuita para participar, mas nem todas. Dependendo da sua viagem, você também deve considerar suas outras necessidades antes de se inscrever.
Alguns cartões, por exemplo, vêm sem quaisquer taxas de transação estrangeiras, que certamente podem se somar se você estiver constantemente na estrada. Outros oferecem seguro de viagem de cortesia, que poderia fornecer algumas economias massivas para o viajante frequente.
3. Cartões de crédito com juros baixos
Os cartões de juros baixos tem taxas de juros introdutórias mais baixas para compras feitas em um novo cartão de crédito, para um período promocional definido. Novos titulares de cartões podem, se escolherem, fazer apenas o reembolso mínimo a cada mês, e transportar uma compra de compras não remuneradas de mês a mês, sem pagar quaisque juros (ou uma taxa muito baixa de juros) nela durante o período promocional.
Se você ocupar uma oferta como essa, é importante fazer uma nota de quando o período promocional expirar, e também para reservar dinheiro suficiente a cada mês para que você possa pagar o saldo integralmente ou antes dessa data. Caso contrário, você será abatido por taxas de juros sobre o saldo até que você tenha pago, e os juros podem aumentar após o prazo promocional.
O que eu preciso para fazer um cartão de crédito?
Provedores de cartão de crédito são ótimos para vender seus pontos fortes, mas não muito bons em contar as capturas e condições. Você geralmente tem que se encaixar em algumas categorias muito apertadas para realmente se beneficiar da maioria dos cartões de crédito e se você não atender aos critérios, a linha inferior é que você não conseguirá o que quiser.
Por exemplo, um cartão de recompensas ou de milhas soa como uma ótima ideia, mas se você é um ganhador de baixa renda, é praticamente inútil para você, porque você não gastará o suficiente para realmente levá-lo a qualquer lugar. Portanto, seja realista sobre sua capacidade de estilo de vida e reembolso antes de se inscrever.
Certifique-se de saber quais critérios você precisa conhecer para obter sua inscrição aprovada. Você está perdendo seu tempo se não quiser e, em seguida, descobrir no final da sua inscrição que você não será aprovado de qualquer maneira.
Se você quiser ser aprovado mais rápido, você não deve pedir coisas que vão levantar uma bandeira vermelha. Por exemplo, seu limite de crédito deve cair de acordo com sua renda. O banco vai querer saber que você será capaz de pagar todas as suas dívidas. Você será melhor servido se solicitar um cartão com um limite de crédito mais razoável ou deixá-los decidir para você.
Posso pedir vários cartões de crédito ao mesmo tempo?
Não. Espalhar demais é uma das armadilhas da nossa cultura. Mantenha as coisas simples e foque em uma coisa de cada vez, certificando-se de que é o que você precisa, quer e pode gerenciar bem.
Não importa quais cartões de crédito que você tenha ou queira ter, é muito melhor manter em cima de seus pagamentos para construir uma boa pontuação de crédito com base no seu histórico de crédito.
Muitas pessoas tentam se candidatar a vários cartões de uma só vez porque eles não percebem que todo pedido de crédito afetará sua pontuação de crédito. Eles planejam avaliar o que é oferecido a eles de todos os credores e aceitar a melhor oferta.
Isso simplesmente não funciona porque todos os financiadores poderão ver que você se candidatou a vários cartões – o que faz parecer que você está desesperado por crédito e provavelmente poderá pagar o seu equilíbrio.
Outro erro fácil de fazer é solicitar vários cartões dentro de um curto período de tempo. O problema com isso é que ele não só parece ruim para os bancos, mas também pode danificar sua pontuação de crédito. Aplicações para crédito podem ficar no seu CPF por até cinco anos. Você pode ficar preso em um círculo de aplicações declinadas, danificando ainda mais sua pontuação de crédito e tornando-a ainda mais difícil de ser aprovada no futuro.
Como saber meu score de crédito para cartão de crédito?
Quanto maior a quantidade de crédito que você tem, mais difícil é manter em cima de tudo e ser um usuário sábio do cartão de crédito que aproveita ao máximo cada cartão. Limitar o número de cartões de crédito que você tem e usá-los bem é o caminho a percorrer.
Antes de candidatar-se a um cartão de crédito, é uma ideia muito boa verificar o que sua última declaração de imposto de renda diz que sua renda foi, e também verificar seu relatório de crédito. Se você tiver itens negativos, isso pode significar uma negação rápida da aplicação para o cartão de crédito.
É importante limpar itens negativos com o melhor de sua capacidade. No mínimo, você deve ter todas as suas contas de pagamento atualizadas. Provedores de cartão de crédito estarão interessados em seu histórico de pagamento. O mau histórico de pagamento pode resultar em registros de crédito negativos ou altas taxas de juros.
Documentos para pedir um cartão de crédito
Certifique-se de ter todas as suas informações úteis quando você inicia seu pedido de cartão para não precisar parar no meio do caminho. Se você fizer isso, sua sessão da Web pode “tempo limite” e você terá que começar de novo – uma grande frustração quando você está quase pronto.
As aplicações para cartão de crédito exigirão suas informações pessoais, bem como detalhes de emprego. Antes de começar a preencher o aplicativo, organize todas as suas informações pessoais e detalhes de renda para que estejam prontamente disponíveis. Se você esquecer de preencher qualquer item, ele poderá levar a um processo de aprovação mais longo.
Os documentos necessários para aplicativos de cartão de crédito incluem:
- Carteira de identificação
- Comprovante de endereço
- Empregador ou detalhes de emprego autônomo
- Holerite ou outro comprovante de renda válido
- Estado de residência – cidadão brasileiro, residente permanente ou temporário
Coloque informações precisas porque os bancos vão querer verificar todos os detalhes. Colocar informações falsas provavelmente atrasará o processo e, finalmente, levará a uma rejeição.
Quando sua aplicação for enviada, você precisará verificar sua identidade e informações por e-mail ou texto. Certifique-se de que você está disponível para fazer isso e não segure o processo.
Muitas pessoas são rápidas demais para assumir que não foram aprovadas para um cartão de crédito. Só porque você ainda não recebeu sua notificação de aprovação não significa que você não tenha sido aprovado.
A menos que você tenha tido a confirmação no email ou postagem que diz que você foi recusado, não assuma o pior. E o pior de tudo, não solicite outro cartão de crédito até ter a confirmação de qualquer maneira, ou pode danificar sua classificação de crédito.
Há cartões de crédito com aprovação instantânea, o que significa que o banco lhe dará uma decisão dentro de 60 segundos. Se você receber uma decisão instantânea, isso geralmente significa que o banco aprovou condicionalmente você pendente de prova de sua renda e despesas existentes. Tenha isso em mente ao se inscrever.
Cartão de crédito não aprovado, o que fazer?
Cada provedor de cartão de crédito varia em termos de tempo que é necessário para ser aprovado, mas a maioria varia da aprovação preliminar “instantânea” dentro de 60 segundos até algumas semanas. No entanto, as pessoas às vezes têm que esperar semanas, que geralmente definem uma bandeira vermelha. Existem várias razões que isso pode acontecer.
1. Verificação de detalhes
Os bancos precisam verificar sua identidade e fazer consultas razoáveis em sua renda. Certifique-se de fazer o upload de sua ID e declarações de imposto ou paga os deslizamentos. Se alguma coisa parece remotamente estranha, seu banco vai querer verificar os detalhes do seu aplicativo.
Há uma boa chance de que seu banco estivesse tentando entrar em contato com você, mas não foi bem-sucedido. Certifique-se de verificar todos os seus e-mails, bem como ligações perdidas no caso de você perder alguma coisa.
2. Erro humano
Há sempre uma chance de que sua inscrição tenha tido problemas em algum lugar ao longo do caminho.
Os bancos podem, às vezes, obter um grande volume de aplicações, especialmente se estiverem promovendo uma oferta de mercado online, na impressão e na televisão, então os sistemas internos nem sempre funcionam como deveriam.
Alguém poderia ter marcado que você já recebeu sua resposta, apesar disso, não sendo o caso. Tal como acontece com qualquer empresa, os erros podem acontecer.
3. O banco pode ser excepcionalmente ocupado
Se houver um atraso estendido em responder sua aplicação, é muito provável que o banco ainda esteja ocupado olhando para as muitas aplicações que recebeu. Ao solicitar um cartão de crédito popular, você pode estar no final de uma longa lista de titulares esperançosos.
Acredite ou não, é provavelmente uma das razões mais comuns que sua aprovação / negação está demorando tanto.
Os bancos sempre experimentam aumento da demanda nas semanas que antecederam o Natal, quando a maioria das pessoas poderia usar um pouco de crédito extra para financiar seu presente e comemoração de comes e bebes e nas compras.
Esta demanda de pico muitas vezes se estende bem além do Ano Novo, quando muitos candidatos a cartas estão procurando um novo pedaço de plástico para usar em suas férias de verão. Infelizmente, isso coincide com o período em que os funcionários do banco estão fazendo feriados, e os demais funcionários encarregados da aprovação do cartão são sobrecarregados.
4. Ligue para o banco e pergunte o que está acontecendo
Depois de ter considerado todas as razões discutidas acima, você pode querer considerar chamando o banco e pedindo-lhes diretamente sobre o status do seu aplicativo.
É geralmente recomendado que você faça isso somente depois de ter considerado todas as outras possibilidades. Os bancos não estão interessados em ouvir de alguém que só esperava alguns dias ou alguém que esqueceu de clicar no botão Enviar em primeiro lugar.
Temos uma grande quantidade de informações para recuperar sua cabeça, mas se você seguir todo esse conselho, você terá uma chance muito melhor de obter uma rápida aprovação do cartão.
ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como fazer um cartão de crédito: documentos e comprovação de renda
Como manter o score de crédito alto?
Como trocar a bandeira do cartão de crédito?
Em quantos dias libera o limite do cartão depois de pago?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.