Como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Em uma situação complicada, o acesso rápido ao dinheiro pode ajudá-lo a cobrir uma crise de emergência ou inesperada. Mas um dos aspectos mais pouco atraentes dos adiantamentos em dinheiro do cartão de crédito é o quão caro eles podem ficar. Não apenas a taxa de juros geralmente é maior do que nas compras regulares de cartão de crédito, mas você normalmente também precisa pagar uma taxa.

Dentre as desvantagens dos empréstimos tomados do cartão de crédito, temos:

A maioria possui uma taxa do valor antecipado.

A taxa de juros é tipicamente maior do que qualquer empréstimo pessoal.

Leia também

Os juros são acumulados sem período de carência (o que significa que você não pode evitar cobranças financeiras, mesmo se pagar sua conta assim que a obtiver).

Apenas uma parte do seu limite de crédito pode estar disponível para avanços em dinheiro.

Alguns caixas eletrônicos limitam o valor do dinheiro que você pode retirar em uma única transação e cobram uma taxa de caixa eletrônico.

Mas então, o que fazer para tirar dinheiro do seu cartão quando estiver precisando de dinheiro vivo urgente?

Como sacar o limite do cartão de crédito?

Se você está pensando em explorar o crédito disponível do seu cartão de crédito para acessar dinheiro, pare e considere as opções abaixo primeiro. De fato, existem maneiras criativas de obter dinheiro de um cartão de crédito sem realmente solicitar um adiantamento em dinheiro. Esses métodos também podem ter custos, mas, dependendo de quanto dinheiro você precisa, eles podem ser mais acessíveis.

Além disso, se você tiver um bom crédito e se qualificar para um novo cartão de crédito, tomando essas etapas usando um cartão de limite baixo pode ajudar a reduzir ainda mais suas despesas, principalmente se você precisar de algum tempo para recuperar o atraso após uma crise repentina.

Limite do cartão transformado em dinheiro

Há diversas maneiras de transformar seu limite do cartão em dinheiro, mas cuidado para não ficar com uma fatura muito cara. (Imagem: My Bank Service)

1. Compre um cartão presente pré-pago com o cartão de crédito

Compre um cartão -presente pré-pago com seu cartão de crédito e depois vendê-lo para alguém por dinheiro. Você pode ter que aceitar um pouco menos do que o valor nominal do cartão para incentivar alguém a comprá-lo de você, mas existem vários mercados online para ajudá-lo. Apenas certifique-se de que qualquer desconto que você ofereça seja menor do que o que você pagaria em taxas de adiantamento em dinheiro e juros.

Se você acumular recompensas com cartão de crédito, poderá resgatá-las por um cartão-presente, às vezes até por mais do que o valor nominal. Por exemplo, você poderá obter um cartão-presente de R$25 por recompensas no valor de R$20.

2. Encontre um amigo que usa dinheiro pra emprestar seu limite do cartão

Se você tem um amigo ou parente que planeja fazer uma grande compra em dinheiro, pode fazer a compra para eles usando seu cartão de crédito. Em troca, seu amigo pode fornecer seu dinheiro (ou depositar os fundos em sua conta bancária, talvez usando um serviço de pagamento como PayPal, PagSeguro, ou PicPay).

O cenário acima não quebra nenhuma regra; No entanto, muitos provedores importantes de pagamento ponto a ponto proíbem o uso de seu serviço para obter um adiantamento em dinheiro do seu cartão de crédito e eles podem suspender sua conta ou tomar medidas legais, se você o fizer. Acordos de usuário para aplicativo PayPal, Venmo e Cash, por exemplo, todos proíbem explicitamente isso.

3. Pagar contas com cartão de crédito

Se você puder usar seu cartão de crédito para algo pelo qual normalmente pagaria com dinheiro (ou com dinheiro em sua conta bancária), vá em frente e libere esse dinheiro. Isso pode ser particularmente útil se você receber um novo cartão de crédito com uma oferta com juros menores que ganha tempo para recuperar o atraso sem acumular juros.

Alguns faturadores e proprietários cobram uma taxa de conveniência quando você paga uma conta com um cartão de crédito, portanto, compare seus custos gerais antes de escolher a maneira mais acessível para você receber dinheiro. Idealmente, a taxa é menor que a taxa de adiantamento em dinheiro que você pagaria, mas mesmo que não seja, se você não for atingido com uma taxa de juros mais alta em dinheiro, ainda pode valer a pena.

4. Compre algo com seu cartão e depois venda mais caro

Se você estiver disposto a comprar, poderá usar descontos, vendas ou recompensas com cartão de crédito para comprar itens a preços abaixo do mercado. Então você pode vender esses itens online ou para um amigo a um preço mais alto. O lucro pode fornecer o dinheiro necessário, além de um pouco mais para cobrir suas taxas de juros, se você precisar de algum tempo para pagar o saldo do cartão de crédito. Obviamente, há uma chance de você não conseguir lucrar ou vender o item.

Cuidados ao usar seu cartão de crédito para fazer dinheiro

Muitos emissores de cartão de crédito tratam coisas como compras de ordem de pagamento ou transferências de arame financiadas pelo cartão de crédito, assim como os avanços em dinheiro, portanto, não se deixe enganar ao pensar que você está escapando das taxas mais altas e da taxa de juros de um adiantamento em dinheiro se você escolher um desses opções. Verifique os termos do seu contrato de cartão de crédito para ver como essas transações equivalentes a dinheiro são definidas.

Embora essas alternativas possam ser mais baratas que um adiantamento em dinheiro, não esqueça que você ainda está usando seu cartão de crédito para pedir dinheiro emprestado. Se você não puder pagar o saldo do seu cartão de crédito a cada mês, ainda terá encargos financeiros altos.

Se você teve uma mudança repentina em sua situação financeira, pode se distrair. Para evitar a possibilidade de uma taxa acima do limite, verifique se você tem crédito disponível suficiente para fazer um desses movimentos.

Bônus: como você recebe um adiantamento em dinheiro de um cartão de crédito?

Você pode obter um adiantamento em dinheiro de um cartão de crédito usando um caixa eletrônico com seu PIN, visitando um banco e solicitando um adiantamento em dinheiro, pelo app ou internet banking da instituição financeira. Você precisará apresentar seu cartão físico no banco e eles provavelmente solicitarão a identificação sua também para confirmar que o cartão é seu.

Lembrando: adiantamento de dinheiro do cartão é caro e deve ser apenas e somente sua última opção.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário