Saque cartão de crédito: como fazer? Quais as taxas?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Quando você precisa de dinheiro por causa de uma emergência ou para pagar contas, você pode se perguntar se é possível retirá-lo do seu cartão de crédito. Muitas empresas de cartão de crédito permitem que você obtenha fundos do seu cartão através de um adiantamento em dinheiro.

Embora isso possa ser conveniente em uma emergência, os adiantamentos em dinheiro também têm algumas desvantagens a serem consideradas. Portanto, antes de usar seu cartão de crédito para obter dinheiro, é importante pesar os prós e os contras.

Saque cartão de crédito: um resumo

Muitas empresas de cartão de crédito permitem que você retire dinheiro do seu cartão através de um adiantamento em dinheiro.

Leia também

Dependendo do cartão, você poderá retirar dinheiro depositando-o em uma conta bancária, usando seu cartão em um caixa eletrônico.

Os adiantamentos em dinheiro podem ter juros mais altos do que as compras ou transferências de saldo, e os juros começam a se acumular imediatamente. Além disso, eles geralmente têm taxas para o saque.

Saque no cartão de crédito: como funciona?

Normalmente, os cartões de crédito devem ser usados ​​para fazer compras. Por exemplo, você usa seu cartão na finalização da compra nas lojas ou digite o número do seu cartão e a data de validade para comprar coisas online. Ao fazer compras, seu crédito disponível é reduzido por esse valor até que você pague sua fatura do cartão de crédito.

O dinheiro do cartão de crédito funciona de maneira diferente. Se o seu cartão permitir que eles (e nem todos o façam), você poderá ter um limite de crédito para compras e outro limite para adiantamentos em dinheiro, que geralmente é menor que o seu limite de compra. Quando você recebe um adiantamento em dinheiro, está pegando dinheiro emprestado contra esse limite de crédito.

Além disso, os adiantamentos em dinheiro começam a acumular juros imediatamente – como compras, onde você normalmente tem um período de carência de 20 a 30 dias para pagar sua conta antes que os juros comecem a acumular.

Existem várias maneiras de obter um adiantamento em dinheiro, incluindo:

Solicitando uma transferência de dinheiro do seu cartão de crédito para sua conta bancária

Retirar dinheiro em um caixa eletrônico

Você deve encontrar seu limite de adiantamento em dinheiro verificando o extrato mais recente do cartão de crédito. Se você não vê, poderá ligar para a empresa do seu cartão de crédito para perguntar se os adiantamentos em dinheiro são uma opção com seu cartão e, se sim, qual é o seu limite.

Para sacar, basta usar um terminal de autoatendimento e buscar a opção saque cartão de crédito. O mesmo pode ser feito no app ou internet banking da sua instituição financeira.

Sacar dinheiro do cartão

Sacar dinheiro do seu cartão pode não ser ideal para suas finanças, custando juros e tarifas para seu bolso. (Imagem: Pinterest)

Quanto custa sacar dinheiro de um cartão de crédito? Dá pra parcelar?

Os avanços em dinheiro não são gratuitos. Existem vários custos a serem cientes ao tomar um.

Primeiro, há a taxa de adiantamento em dinheiro. Essa é uma taxa que a empresa de cartão de crédito cobra simplesmente pela conveniência de retirar dinheiro contra seu limite de adiantamento em dinheiro. Pode ser uma taxa fixa, ou uma porcentagem do adiantamento do valor, o que for maior. A quantidade pode variar de cartão para cartão.

Você também pode pagar taxas adicionais se estiver retirando dinheiro de um cartão de crédito em um caixa eletrônico ou agência bancária. Uma sobretaxa de caixa eletrônico pode ser aplicada ou você pode precisar pagar uma taxa de caixa por essa conveniência.

A segunda parte da equação de custo de adiantamento em dinheiro é o custo efetivo total (CET). Na maioria dos casos, o CET com adiantamento em dinheiro é maior que o CET regular para compras ou transferências de saldo. E, como mencionado acima, o interesse começa a se acumular imediatamente.

É importante ter em mente se você está procurando uma maneira de baixo custo de acessar dinheiro. Comparado a um empréstimo pessoal de curto prazo, por exemplo, um adiantamento em dinheiro pode acabar por ter uma taxa de juros muito mais alta.

Ao contrário das compras, não há período de carência para os adiantamentos em dinheiro do cartão de crédito. O interesse começa a acumular imediatamente. E você pode parcelar o saque, pagando os juros do parcelamento do cartão de crédito.

Quando os adiantamentos em dinheiro não envolvem dinheiro

Em alguns casos, as transações podem ser tratadas como um adiantamento em dinheiro, mesmo quando você não está retirando dinheiro. Por exemplo, se você vincular seu cartão de crédito a uma conta bancária para proteção de descoberta, qualquer dinheiro usado para cobrir descobertas seria considerado um adiantamento em dinheiro. Você também pode achar que certas transações, como usar seu cartão para comprar criptomoedas, são tratadas como adiantamentos em dinheiro em vez de compras.

Por esse motivo, é útil ler os termos e condições do seu cartão de crédito cuidadosamente para que você saiba o que é e não é considerado um adiantamento em dinheiro.

Quando você efetuar um pagamento na fatura do seu cartão de crédito, o saldo mínimo devido será aplicado ao seu saldo regular de compra primeiro. Qualquer pagamento adicional é aplicado ao saldo com o mais alto CET seguinte. Portanto, se você já possui um saldo de compra no seu cartão, pode ser necessário pagá-lo integralmente antes que quaisquer pagamentos sejam aplicados ao seu adiantamento em dinheiro.

Quando sacar dinheiro de um cartão de crédito?

A retirada de dinheiro do seu cartão de crédito pode parecer uma boa opção se você estiver em um local apertado financeiramente. Por exemplo, se o seu carro quebrar e você precisar pagar uma empresa de reboque que não aceite cartões de crédito, pode ser sua única opção.

Mas se a situação não for urgente, convém pesquisar outras opções para obter dinheiro, pois um adiantamento no cartão de crédito pode ser caro. Por exemplo, você pode considerar:

Solicitar um empréstimo pessoal não garantido

Emprestar dinheiro de amigos ou familiares

Tomar um empréstimo garantido

Usar seu fundo de emergência

Liquidar CDs ou vender outros ativos para arrecadar dinheiro

Todas essas opções têm prós e contras, assim como um adiantamento em dinheiro do cartão de crédito. Tocar no seu fundo de emergência, por exemplo, pode ser uma maneira fácil de obter dinheiro, mas isso pode desencadear problemas mais à frente. E mesmo que não, você ainda está encolhendo seu dinheiro para outras emergências. Os empréstimos garantidos podem oferecer taxas de juros baixos, mas você está colocando sua casa em risco como garantia. Emprestar amigos e familiares pode colocar dinheiro em suas mãos sem juros, mas também pode levar a problemas de relacionamento se você não puder pagar de volta como acordado.

Os saques do cartão de crédito têm algumas vantagens, mas podem ser caras em comparação com outras maneiras de pedir dinheiro emprestado. Se você precisar de fundos, mas não é uma emergência terrível, reserve um tempo para pesquisar suas outras opções antes de se comprometer com um adiantamento em dinheiro do cartão de crédito. E se você acabar retirando dinheiro do seu cartão, tente pagar o saldo o mais rápido possível para minimizar as taxas de juros.

Já sacou dinheiro do seu cartão? Como foi? Compartilhe conosco sua experiência!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário