Como autônomo pode comprovar renda?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Ser trabalhador por conta própria significa emprego nos seus termos. Você desfruta de um horário flexível e do trabalho que gosta de fazer. O trabalho independente não significa que você possa esquecer suas responsabilidades de crédito. Muitas vezes, é necessário apresentar comprovante de renda para empréstimos, aplicações para cartões, abertura de contas corrente e mais. Isso pode parecer assustador para os trabalhadores autônomos. No entanto, provar sua renda é realmente mais fácil do que você pensa. Confira estas etapas importantes para fazer isso e comece hoje mesmo!

Leia também

Como comprovar renda como autônomo com o imposto de renda?

As declarações fiscais são a sua primeira opção quando se trata de comprovante de renda. Se você é um freelancer ou proprietário de uma empresa, ou sendo um autônomo, receberá as declarações de impostos apropriadas para um determinado ano que indiquem sua renda anual. No entanto, lembre-se de que as declarações fiscais podem ter uma desvantagem para os trabalhadores autônomos, pois podem ter um valor menor do que você realmente recebe.

Isso significa que sua declaração de imposto de renda pode não indicar uma representação completa de toda a sua renda por um determinado ano. E também significa que algumas instituições podem não aceitar o valor total da sua declaração como sua renda.

Renda de autônomo

Comprove sua renda como autônomo com os documentos apropriados. (Foto: Business loans online)

Extratos bancários podem ser documentos para comprovar renda

Os extratos bancários são um ótimo recurso quando se trata de rastrear e comprovar renda quando você trabalha por conta própria. No entanto, pode ser fácil identificar erroneamente certas despesas ou depósitos. A configuração de uma conta separada apenas para fins comerciais é uma maneira perfeita de desassociar suas despesas e depósitos pessoais e profissionais. É uma excelente abordagem para comprovar suas receitas e despesas comerciais abaixo da linha.

Porém, nem todos os bancos e instituições financeiras aceitam esse com provante de pagamento.

Notas fiscais e contabilidade para comprovar renda

Se você administra muitos de seus negócios online, utiliza um serviço que rastreia automaticamente despesas e depósitos, além de notas fiscais. Alguns desses serviços oferecem assistência contábil adicional. Você também pode gerar seus próprios recibos de pagamento pessoais para acompanhar a renda, independentemente do seu tipo de trabalho por conta própria. Quanto mais você se manter organizado e além do seu próprio fluxo de caixa, mais sólida será sua prova de renda. Um contador pode também fazer o DECORE, um documento para comprovar sua renda.

Mantenha os demonstrativos dos seus negócios

Se você é proprietário de uma empresa em particular, é importante manter a documentação do seu negócio. No entanto, qualquer indivíduo que trabalha por conta própria pode criar uma demonstração de resultados. Algumas empresas de crédito podem ajudá-lo a criar uma demonstração de resultados. No entanto, você também pode gerar um por conta própria. Seu extrato deve incluir todas as receitas, despesas e depósitos relacionados a negócios. Ele também deve ter datas relevantes que correspondam ao seu banco ou extratos bancários online.

O trabalho independente pode ser libertador. Também pode parecer frustrante quando se trata de provar sua renda para seguros ou outros fins. Felizmente, mostrar prova de renda como autônomo é muito mais fácil do que a maioria imagina. A coisa mais importante a ter em mente ao provar sua renda é manter a documentação constante. Manter suas declarações fiscais, demonstrativos da empresa e extratos bancários no mesmo local facilitará a prova de sua renda no futuro.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário