É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
Você pode ter contas correntes em vários bancos ao mesmo tempo, mas existem prós e contras nessa prática. A maioria das pessoas só tem contas em um banco porque isso simplifica o processo bancário. É mais fácil ter a maioria das suas contas em um só local, para que suas transferências e pagamentos sejam mais rápidos.
Posso ter mais de uma conta em banco?
Os bancos contam com a fidelidade dos clientes, e é por isso que eles recrutam tanto estudantes. Eles sabem que depois que você abre sua primeira conta bancária, é muito mais provável que você fique lá, apesar das taxas cobradas. No entanto, você deve fazer um check-up bancário uma vez por ano, para garantir que suas necessidades ainda sejam sendo atendidas.
Leia também
Dito isto, você pode ter mais de uma conta no mesmo banco, desde que sejam em agências diferentes. É necessário confirmar com o gerente, no entanto.
Na mesma agência, você pode ter uma conta salário, conta poupança, conta corrente e conta para pessoa jurídica, se quiser. Porém, não pode ter duas do mesmo tipo de conta. Além disso, não é vantajoso ter várias contas no mesmo banco, salvo se você quer ter uma conta em uma agência perto de casa e uma perto do trabalho, por exemplo. Mesmo assim, com os apps e o internet banking tão fáceis de usar, não é mais vantajoso isso.
Você pode, claro, ter mais de uma conta e em diferentes instituições.
Razões para ter contas em diferentes bancos
É possível ter uma conta corrente em mais de um banco, e você pode ter razões específicas para fazer isso. Por exemplo, você pode optar por manter sua conta corrente pessoal aberta quando abrir uma conta conjunta com seu cônjuge em um banco diferente.
Você pode ter uma conta corrente em um banco separado para pagar suas contas de cobrança, para que elas não esgotem sua conta corrente com mais dinheiro do que o autorizado. Você pode ter uma conta diferente para sua pequena empresa ou trabalho freelancer que você faz em seu nome. Você também pode ter uma conta poupança em um banco somente online para obter taxas de juros mais altas com uma renda fixa, como CDB ou pagando uma porcentagem do CDI. Cada um desses motivos é um motivo legítimo para ter várias contas correntes.
Como gerenciar contas em diferentes bancos?
É importante que você gerencie cuidadosamente cada uma de suas contas para não exceder acidentalmente uma conta e executar cobranças a descoberto. Mantenha seus talões de cheques em locais separados e escolha diferentes cheques distintos para cada conta. Se você puder escolher o estilo do seu cartão de débito, verifique se eles são diferentes para não pegar o errado quando estiver fazendo um pagamento. Você deve verificar seu balanço todos os meses e manter um total em execução de suas transações para não sacar demais.
Verificar seu extrato online a cada poucos dias ajudará a detectar um erro mais cedo, para que você possa corrigi-lo antes que se torne grave.
Se você estiver transferindo dinheiro entre contas, poderá fazer isso online se ambos os bancos tiverem essa opção disponível ou fizer um depósito usando um cheque do outro banco. Aguarde de três a cinco dias úteis para verifique se o cheque foi cancelado antes de usar o dinheiro. Se você deseja acelerar a transação, pode usar dinheiro.
Escolha seus bancos com cuidado
Ao escolher um novo banco, você pode procurar serviços específicos que eles oferecem e que o seu banco atual não oferece. Alguns bancos podem oferecer uma taxa de juros mais baixa nos empréstimos para carros, se você tiver uma conta corrente e configurar pagamentos automáticos.
Esse é um bom motivo para abrir uma nova conta. Com o tempo, você pode achar que gosta mais do novo banco e deseja transferir todas as suas contas para o novo banco. Não é difícil fechar sua conta antiga se você decidiu fazer isso. Certifique-se de transferir todos os seus pagamentos e débitos automáticos para sua nova conta antes de fechar sua conta antiga.
Mantenha a conta para pessoa jurídica separada
Uma conta bancária separada para uma empresa é uma boa ideia, pois ajudará você a manter as finanças da empresa separadas das finanças pessoais. Você pode descobrir que um banco local menor oferece melhores serviços para seus negócios. É importante manter sua conta de pessoa jurídica muito separada da sua conta pessoal, e você deve se pagar o pro-labore a cada mês, em vez de entrar na sua conta comercial para pagar pequenos itens que possa precisar.
Aproveite as ofertas de diferentes bancos
É mais comum ter uma conta poupança online em um banco separado do banco em que você possui sua conta corrente. Os bancos online geralmente oferecem taxas de juros mais altas nas contas de poupança e podem valer o dinheiro extra que você ganha. Certifique-se de que o banco online seja segurado pelo Banco Central e garanta o dinheiro que você tiver na poupança ou conta.
Cada banco possui políticas diferentes em torno de suas contas correntes e você deve entender cada política para as diferentes contas que possui. Isso pode ajudar você a economizar dinheiro em taxas, mantendo o saldo mínimo necessário e evitando outras taxas mensais de serviço que o banco possa cobrar. Mesmo contas diferentes no mesmo banco podem ter taxas e regras de serviço diferentes.
Você tem uma conta só ou mais contas em diferentes instituições?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como ter uma conta que aceita diferentes moedas? Dólar, Real, Euro…
Como funciona a portabilidade de salário? É de graça?
Conta Pessoa Jurídica – PJ gratuita! Prós e contras!
Abreconta Itaú, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.