Posso fazer portabilidade de salário devendo o banco?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Uma conta de salário é uma conta na qual seu salário é creditado. Geralmente, os bancos abrem essas contas a pedido de empresas para que o funcionário possa receber o pagamento. Cada funcionário da empresa obtém sua própria Conta Salarial, que é obrigada a operar por conta própria. Quando chega a hora de a empresa pagar seus funcionários, o banco pega o dinheiro da conta da empresa e depois o distribui aos empregadores de acordo.

Ao transferir sua conta salário pela portabilidade salarial, se você tem uma dívida com o banco original, ele pode tirar dinheiro para pagar essa dívida?

Leia também

Posso fazer portabilidade de salário devendo o banco?

Uma Conta Salarial geralmente é aberta com a finalidade de um empregador creditar o salário ao empregado. Ela pode ser transferida para qualquer instituição financeira pela portabilidade de salário. Como o salário é impenhorável, o banco não pode pegar seu salário para pagar a dívida. Então, você pode transferir.

Porém, se você tem uma conta no negativo e o dinheiro cai na conta, ele poderá ser usado para pagar a dívida. Você deverá formalizar um pedido para não ter seu salário usado para pagar a conta.

O que é uma conta salário?

As contas de salário geralmente não possuem um requisito de saldo mínimo, e não há cobrança de taxas da conta para que os valores delas sejam sacados ou transferidos para outra instituição.

Se o salário não for creditado na sua conta de salário por um determinado período de tempo, geralmente a conta salário é fechada automaticamente. Por outro lado, se o seu banco permitir, você poderá converter sua conta salário em uma conta corrente ou poupança. Isso é possível se você quer manter um relacionamento com a instituição financeira onde recebe o salário.

Portabilidade de salário

Ao transferir seu salário pela portabilidade, o banco não pode bloquear a transferência. (Foto: Emirates NBD)

Quem pode abrir a conta salário?

Uma Conta Salarial pode ser aberta por um indivíduo cuja empresa tenha uma relação salarial com o banco. Uma conta de salário é criada pelo empregador. O objetivo da conta é tal que faz sentido para o empregador quem a cria. Por outro lado, qualquer pessoa pode abrir uma conta conta corrente ou poupança.

Posso usar a mesma conta salário trocando de emprego?

Talvez. Se a empresa tiver conta na instituição financeira, o empregado pode manter a conta salário. Se você tem uma conta poupança ou conta corrente, poderá manter sua conta normalmente sem problemas, e pode fazer a portabilidade do salário para sua conta existente, seguindo passos simples para a portabilidade.

Por que ter uma conta corrente?

Uma conta corrente, conta de depósito à vista ou conta corrente de ações em cooperativas de crédito, é uma conta de depósito mantida em um banco ou outra instituição financeira. Está disponível para o proprietário da conta “sob demanda” e está disponível para acesso frequente e imediato pelo proprietário da conta ou por outras pessoas, conforme o proprietário da conta possa direcionar. O acesso pode ser de várias maneiras, como saques em dinheiro, uso de cartões de débito, cheques (cheques) e transferência eletrônica. Em termos econômicos, os fundos mantidos em uma conta de transação são considerados fundos líquidos. Em termos contábeis, são considerados dinheiro.

A partir de uma conta corrente, você pode ter acesso a cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, e mais.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida. Caso tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário