Conta Pessoa Jurídica – PJ gratuita! Prós e contras!

Em Contas em banco por André M. Coelho

Ter uma conta bancária é importante, pois serve não apenas como um meio de identificação e representação financeira, mas também fornece um lugar seguro para você manter seu dinheiro. Contas pessoais servem principalmente como um cofre para poupança, mas se você está planejando abrir e manter um negócio, uma conta comercial pode fornecer mais benefícios para ajudar em seu empreendimento.

Existem já opções de contas para Pessoa Jurídica gratuitas, e vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens dessas contas.

Propósito de contas digitais gratuitas para Pessoas Jurídicas

O objetivo principal de uma conta bancária comercial é que você tenha uma conta separada destinada apenas a transações comerciais e despesas relacionadas. Uma conta comercial ajuda a alocar fundos para objetivos relacionados a negócios específicos. Com uma conta comercial, você pode formalmente criar empreendimentos e parcerias com outras empresas sem necessariamente colocar seus fundos pessoais em risco, e nem envolver suas finanças pessoais com as da empresa.

Leia também

Usos de uma conta Pessoa Jurídica

Por meio de uma conta comercial, você pode alocar dinheiro para parcerias, investimentos e fazer pagamentos em massa. Isso é especialmente útil ao fornecer salários a pessoas que você emprega. Vários tipos de empresas, também exigem que as contas corporativas sejam usadas para impedir que os benefícios legais de sua empresa sejam anulados, além de evitar problemas em relação ao imposto de renda.

Benefícios de uma conta digital sem tarifas para Pessoa Jurídica

Abrir uma conta comercial oferece muitos benefícios, especialmente quando você aprende a usá-la corretamente. Entre essas vantagens estão descontos e promoções especiais oferecidos pela instituição financeira escolhida. Desde que você tem um negócio, presume-se que você seja mais capaz de pagar taxas em comparação com o uso de apenas uma conta pessoal. Você também pode abrir várias subcontas por meio de uma conta comercial principal, o que não é possível com apenas uma conta pessoal.

Regalias

Com uma conta comercial, você pode fazer fusões com suas contas pessoais e empresariais. Isto é especialmente verdadeiro se você tem sido um cliente fiel do seu banco. Você também pode se qualificar para contas de cartão de crédito que fornecem taxas de juros mais baixas para ajudar em seus empreendimentos comerciais. Em termos de socialização de negócios, você pode obter mais parcerias com empresas mais estabelecidas, pois sua conta comercial indica que você é um empresário confiável.

Riscos

Abrir uma conta comercial também tem seu lado negativo. Há casos em que você se depara com fundos insuficientes e, como você é um correntista, recebe acesso a empréstimos do seu banco ou de outros credores. Se você não sabe como controlar seus gastos ou se você se acostumar com empréstimos, você pode acabar usando suas economias pessoais para pagar suas despesas e até acabar em falência a longo prazo. Isso, no entanto, pode ser evitado por ser um detentor de conta prático e razoável.

Conta Pessoa Jurídica

Uma conta para Pessoa Jurídica pode ajudar a melhorar o controle financeiro de sua empresa. (Foto: AIB)

Vantagens x Desvantagens de uma conta Pessoa Jurídica gratuita

Você pode ser proprietário de uma empresa ou autônomo e está pensando em abrir uma conta corrente de negócios. Se você não tiver certeza de qual é a certa para você, avalie os benefícios de ter uma conta bancária empresarial contra possíveis desvantagens:

Vantagens:

Finanças empresariais são separadas de contas pessoais. Isso torna a preparação de impostos muito mais simples e evita que quaisquer questões financeiras associadas ao negócio sejam incluídas no dinheiro do próprio proprietário.

Uma conta corrente de negócios pode ajudar a estabelecer a identidade da empresa e a criar credibilidade junto a clientes e credores.

Essas contas geralmente vêm com serviços destinados a ajudar o negócio a funcionar com mais eficiência. Estes podem incluir serviços de folha de pagamento, serviços bancários online gratuitos e assistência para obtenção de empréstimos relacionados a negócios.

Os proprietários de empresas também têm a opção de permitir que os funcionários acessem a conta bancária da empresa. Isso pode ser limitado a autorizar os funcionários a fazer depósitos apenas ou até mesmo a emitir um cartão de débito ou multibanco que permita ao empregado pagar as despesas diretamente por meio da conta corrente da empresa.

Desvantagens:

Existem muitas taxas que se aplicam a contas correntes empresariais e não a contas correntes pessoais. Por exemplo, espera-se que um negócio bem estabelecido mantenha um saldo mínimo um pouco alto e pode ser cobrado taxas por não fazê-lo. No entanto, normalmente não se espera que um titular de conta individual mantenha qualquer quantia específica em sua conta e possa ter um saldo de R$0, desde que não exista uma retirada excessiva.

As contas correntes de Pessoas Jurídicas gratuitas tem limitações em relação aos serviços oferecidos. Sem um pacote de serviços, pode ficar mais caro fazer algumas transações, como transferências bancárias. É importante verificar esses custos para realmente abrir uma conta Pessoa Jurídica que valha a pena pois o barato pode acabar saindo caro.

Além disso, a maioria das contas Pessoa Jurídica gratuitas são contas digitais de bancos online. Esses bancos não tem agências físicas, o que pode atrapalhar um pouco para certas transações. Porém, eles podem ter parcerias com certos bancos e outras instituições, facilitando o uso em locais físicos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário