O que é conta privativa?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Uma conta bancária geralmente permite acesso instantâneo para indivíduos cujos nomes estão na conta. Eles podem depositar e sacar dinheiro a qualquer momento, sem aviso prévio. Uma conta bancária restrita ou privativa limita o número de depósitos, retiradas e cheques emitidos. Entender os problemas da conta privativa vai te ajudar a resolver a situação.

O que é conta privativa?

O titular da conta, que pode ser um indivíduo, empresa ou organização, pode ter limitações em uma conta. Os bancos também têm o direito legal de impor restrições às contas. Um tribunal pode ordenar restrições a uma conta e dar instruções detalhadas sobre a atividade permitida de uma conta.

Leia também

Em todas estas situações, o banco pode colocar a inscrição “conta restrita” ou “conta privativa” na conta. O cliente precisa procurar o banco para o desbloqueio da conta. Geralmente, são necessários alguns procedimentos para que a conta saia do estado de “privativa”.

O que fazer quando a conta fica privativa pelo banco?

Uma conta privativa pelo banco pode ser por algum motivo técnico, legal, ou por questões de segurança. Se sua conta estiver privativa devido a fundos insuficientes, o banco provavelmente irá restringir sua conta. Você pode depositar fundos, mas não retirá-los. Quaisquer cheques emitidos ou compras pendentes na conta podem ser recusados. Quando sua conta não estiver mais no privativo, ela será restaurada à situação regular e as restrições serão suspensas.

Os bancos podem limitar a atividade da conta, mesmo sem gastos excessivos. Alguns bancos permitem apenas um certo número de saques ou transferências enquanto a conta está privativa, enquanto outros limitam a conta completamente.

Conta privativa como restrição

A conta privativa é uma forma de restrição para sua conta devido a alguma questão específica, que deve ser resolvida com a gerência. (Imagem: divulgação)

Restrições colocadas pelo cliente na conta

Os clientes podem optar por colocar restrições em uma conta bancária. Você pode querer fazer isso se estiver configurando uma conta de confiança para um menor. Os fundos da conta podem ser retirados para cobrir despesas de saúde, educação e manutenção do menor até que ele se torne um adulto ou atinja a idade de 18 anos. Uma conta privativa deste tipo é uma conta restrita que é estabelecida exclusivamente para pagar a educação universitária de um menor.

Restrições de bens e sucessões

Frequentemente, uma conta de propriedade é criada para coletar e manter temporariamente os bens de um indivíduo falecido. Embora alguns ativos possam ser transferidos diretamente aos beneficiários, outros precisam passar pelo processo de inventário do estado. Existem restrições colocadas sobre os ativos em uma conta imobiliária.

Os fundos da propriedade são usados ​​para pagar quaisquer dívidas pendentes, como impostos, contas médicas e despesas de funeral. Os recursos remanescentes são distribuídos aos beneficiários de acordo com o testamento ou a legislação.

A conta então pode se tornar privativa devido a motivos de sucessão hereditária. A conta poderá ser retirada do privativo apenas após o término do inventário e a partilha da herança.

Restrições e conta privativa por agências governamentais ou pelo poder jurídico

As agências governamentais podem colocar restrições em uma conta bancária. Se você deixar de pagar seus impostos, o Internal Revenue Service tem a capacidade de confiscar bens, incluindo sua conta bancária. Se sua conta bancária for cobrada, os fundos serão congelados. Você ainda pode fazer depósitos, mas não pode sacar fundos. Entrar em contato com o banco é essencial para entender as causas da conta ter se tornado privativa.

Será necessário cumprir às exigências do governo ou da ação que tornou a conta privativa para poder liberar o acesso.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário