Como abrir conta poupança? Passo a passo!
Abrir uma conta de poupança é um passo importante no caminho para uma vida financeira saudável. Quase todo banco e cooperativa de crédito no Brasil oferece uma conta poupança. Essas contas não são apenas uma ótima maneira de manter seu dinheiro seguro, mas elas ajudam a cultivar suas economias através dos juros que pagam.
Se você quiser abrir uma conta de poupança, se você está economizando para um objetivo específico ou deseja definir algum dinheiro de lado para um dia chuvoso, esse guia passo a passo ajudará você a começar a começar.
O que é conta poupança?
Conta poupança é o tipo de conta mais simples onde você pode colocar seu dinheiro. A remuneração das contas poupança é definida pelo Banco Central. Além disso, uma conta poupança tem proteção de até 250 mil pelo Fundo Garantidor de Crédito, ou FGC. Isto significa que, caso seu banco ou instituição financeira declare falência, seu dinheiro na poupança será reposto até o valor de 250 mil reais.
Leia também
- É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
- O que significa fazer upgrade de conta?
Hoje em dia, é cada vez mais difícil que um banco ou instituição financeira declare falência, pois nosso sistema financeiro está bem amadurecido.
Porém, queremos fazer um destaque aqui: para fins de simplificar as opções de investimentos e poupança, iremos considerar todas as contas de instituições financeiras sólidas como contas poupança. Isso significa que contas que rendem uma porcentagem do CDI, e contas CDB, serão consideradas como contas poupança, já que tem baixo risco e geralmente também tem garantias asseguradas.
Vamos então aos passos para abrir sua conta, ok?
Como abrir uma conta poupança?
Bancos e cooperativas de crédito fazem o melhor para facilitar a abertura de uma conta de poupança. Muitos dos bancos digitais já estão oferecendo contas digitais que tem uma renda um pouco maior, com uma rentabilidade por porcentagem do CDI ou CDB. O melhor é que eles estão oferecendo essa rentabilidade geralmente sem cobrar pacotes de serviços.
1. Compare suas opções de conta poupança
Existem muitas instituições financeiras que oferecem contas de poupança. Antes de abrir sua conta, verifique se você escolheu o banco certo para suas necessidades. Procure por alguns desses recursos principais ao fazer sua escolha:
Taxa de juros competitiva, principalmente quando oferece o rendimento CDB ou CDI
Baixa ou nenhuma exigência de saldo mínimo
Baixa ou nenhuma taxa mensal
Se houver uma taxa mensal, é fácil evitar?
Se você já tem uma conta corrente, muitas vezes é fácil abrir uma conta de poupança no mesmo banco. Ainda assim, vale a pena comparar outras opções para garantir que seu banco esteja oferecendo um acordo razoável com termos competitivos. E assim, começar um relacionamento com uma instituição financeira.
2. Documentos para abrir conta poupança
Quando você abre qualquer conta bancária, você precisará fornecer algumas informações sobre você, assim como alguns documentos. Certifique-se de ter as seguintes informações prontas quando for abra a conta em pessoa ou on-line.
Identificação, como uma carteira de motorista ou passaporte
Número de CPF
Data de nascimento
Endereço (e um comprovante de endereço)
Informações de contato
Informações da conta bancária para financiar sua nova conta, se aplicável
3. Escolha uma conta poupança conjunta ou individual
Se você estiver abrindo uma conta para si mesmo, abra uma conta individual. Se você estiver abrindo uma conta de poupança com outra pessoa, como seu cônjuge ou seu filho, você deve abrir uma conta conjunta.
Contas conjuntas oferecem alguns benefícios, mas cada instituição faz diferentes ofertas para seus clientes, o que pode depender também do perfil de cada um.
4. Financie sua conta poupança
Ao abrir uma conta de poupança, você precisará fazer um depósito inicial. Se você estiver abrindo a conta em pessoa, geralmente pode fazer isso com dinheiro ou cheque. A captura é que alguns bancos têm um requisito mínimo de depósito de abertura. Dependendo da sua situação financeira, pode ser difícil chegar ao dinheiro necessário para abrir uma conta poupança.
Quando você está abrindo uma conta, certifique-se de depositar o suficiente para atender ao depósito mínimo de abertura e manter um grande saldo de conta suficiente para evitar quaisquer taxas de manutenção, principalmente quando a conta poupança estiver junto com a conta corrente.
5. Envie sua inscrição para a conta poupança
Envie sua inscrição com todas as informações necessárias e aguarde o banco abrir sua conta. Isso geralmente acontece rapidamente, e você pode começar a fazer depósitos e retiradas adicionais dentro de um dia ou dois. E a rentabilidade já começa do dia em que seu dinheiro entrar na conta, o que é um grande benefício.
6. Configure seu internet banking
Quase todo banco e cooperativa de crédito oferece alguma forma de operação bancária online nos dias de hoje. Isso torna muito fácil verificar seu saldo, transferir dinheiro e gerenciar sua conta. Inscreva-se para uma conta bancária online e faça o download do aplicativo do banco para o seu telefone para o acesso.
Posso abrir uma conta de poupança online?
A maioria dos bancos e sindicatos permite que seus clientes façam seu banco online, e isso inclui a abertura de uma nova conta pela Internet.
Alguns bancos operam exclusivamente on-line e não têm nenhum local físico. Isso significa que você pode abrir uma conta de poupança sem nunca sair de casa.
Muitos bancos online oferecem os melhores ofertas de conta de poupança, com baixos saldos mínimos, baixas ou sem taxas de manutenção e altas taxas de juros. Alguns dos principais bancos on-line, como aliado e raio, cobram taxas acima de 1% e cobram taxas de manutenção. Eles também afirmam que leva apenas alguns minutos para abrir uma conta.
Se você é experiente em tecnologia e não se importa de fazer todos os seus bancos de um telefone ou computador, as contas de poupança on-line são uma ótima escolha. As pessoas que são mais confortáveis em fazer o seu banco em pessoa podem ser melhores com um banco tradicional.
Como escolher a melhor conta de poupança?
Escolher a melhor conta de poupança é importante porque a conta certa pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo suas economias.
Uma das melhores coisas para procurar é a taxa de juros. Quanto maior a taxa, mais rápido a sua poupança crescerá. Considere este exemplo:
Finalmente, considere sua razão para poupar. Se você quiser construir um fundo de emergência que possa acessar a notificação de um momento, abrindo uma conta com o banco que você tem uma conta corrente com muita sentido.
Se você estiver economizando para um objetivo específico e não precisa de fácil acesso aos fundos, faz mais sentido comprar as melhores taxas ou escolher um banco online. Você pode obter uma taxa de juros melhor, que acelera seu progresso em direção ao seu objetivo.
As contas de poupança são ferramentas valiosas para pessoas que querem reservar dinheiro extra para um objetivo ou um dia chuvoso. Considere todas as suas opções, incluindo pequenos bancos locais e bancos on-line, e procure a conta que oferece as melhores taxas de juros com o menor custo. Tomando o tempo para fazer algumas pesquisas de comparação pode salvar (ou fazer muito dinheiro).
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como funciona a portabilidade de salário? É de graça?
O que é variação da poupança?
Conta Pessoa Jurídica – PJ gratuita! Prós e contras!
Abreconta Itaú, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.