Qual o depósito mínimo na poupança?

Em Poupança e renda fixa por André M. Coelho

A abertura de uma conta poupança é um passo importante no caminho para uma vida financeira saudável. Quase todos os bancos e cooperativas de crédito do Brasil oferecem uma conta poupança. Essas contas não são apenas uma ótima maneira de manter seu dinheiro seguro, mas também ajudam a aumentar sua poupança por meio dos juros que pagam.

Se você deseja abrir uma conta poupança, seja para uma meta específica ou para reservar algum dinheiro para um dia chuvoso, este guia passo a passo o ajudará a começar.

Como abrir uma conta poupança? Preciso de valor mínimo?

Os bancos e cooperativas de crédito fazem o possível para facilitar a abertura de uma conta poupança. E não é necessário um valor mínimo, na maioria dos bancos e instituições financeiras, pra abrir sua conta. Porém, um valor mais alto depositado na sua poupança pode proporcionar diversos benefícios na sua conta corrente do banco, como descontos em tarifas e pacotes de serviços.

Leia também

1. Compare suas opções de conta poupança

Existem muitas instituições financeiras que oferecem contas de poupança. Antes de abrir sua conta, certifique-se de ter escolhido o banco certo para suas necessidades.

Como a conta poupança tem rendido menos do que outras contas de investimento de renda fixa, pode ser uma ótima ideia colocar estas contas como opções de conta poupança também.

Então, para comparar,  procure alguns destes recursos principais ao fazer sua escolha:

Se você já tem uma conta corrente, geralmente é fácil abrir uma conta poupança no mesmo banco. Ainda assim, vale a pena comparar outras opções para ter certeza de que seu banco está oferecendo um negócio razoável com condições competitivas.

2. Reúna os documentos necessários para abrir conta poupança

Ao abrir qualquer conta bancária, você precisará fornecer algumas informações sobre você, bem como alguns documentos. Certifique-se de ter as seguintes informações em mãos quando for abrir a conta pessoalmente ou online.

3. Escolha uma conta conjunta ou individual

Se você estiver abrindo uma conta para si mesmo, abra uma conta individual. Se você está abrindo uma conta poupança com outra pessoa, como seu cônjuge ou filho, você deve abrir uma conta conjunta.

Contas conjuntas oferecem alguns benefícios.

Mais fácil para o titular da conta conjunta acessar os fundos da conta

O titular da conta conjunta deve trazer a mesma documentação quando você abrir a conta.

Depósito de conta poupança

A maioria das contas poupança não tem depósitos mínimos, mas é possível ter benefícios com depósitos maiores no banco. (Foto: General Information)

4. Depósito inicial da conta

Ao abrir uma conta poupança, você precisará fazer um depósito inicial. Se você está abrindo a conta pessoalmente, geralmente pode fazer isso com dinheiro ou cheque. O problema é que alguns bancos exigem um depósito mínimo de abertura. Normalmente, o depósito mínimo é de até 10% do salário mínimo. Dependendo da sua situação financeira, pode ser difícil conseguir o dinheiro necessário para abrir uma conta.

Além do depósito mínimo de abertura, algumas contas de renda fixa cobram uma taxa de manutenção mensal que pode corroer suas economias. Para evitar essas taxas, muitos bancos exigem que o titular da conta tenha um saldo mínimo.

Ao abrir uma conta, certifique-se de depositar o suficiente para atender ao depósito mínimo de abertura e manter um saldo de conta grande o suficiente para evitar quaisquer taxas de manutenção.

Vale lembrar que se o banco ou instituição financeira te deram um bônus por trazer seu dinheiro pra instituição, é necessário manter o dinheiro lá.

5. Envie sua inscrição

Envie sua inscrição com todas as informações necessárias e aguarde o banco abrir sua conta. Isso geralmente acontece rapidamente e você pode começar a fazer depósitos e saques adicionais em um ou dois dias. Em muitas instituições, você já pode fazer o processo todo online, e seu primeiro depósito pode ser feito com o pagamento de um boleto.

6. Configure o internet banking

Quase todos os bancos e cooperativas de crédito oferecem alguma forma de banco online atualmente. Isso torna muito fácil verificar seu saldo, transferir dinheiro e gerenciar sua conta. Inscreva-se para uma conta de banco online e baixe o aplicativo do banco para o seu telefone para acesso em movimento.

Posso abrir uma conta poupança online?

A maioria dos bancos e cooperativas de crédito permite que seus clientes façam suas transações bancárias online, e isso inclui a abertura de uma nova conta na Internet.

Alguns bancos operam exclusivamente online e não possuem locais físicos. Isso significa que você pode abrir uma conta poupança sem sair de casa.

Muitos bancos apenas online oferecem os melhores negócios em contas de poupança e de renda fixa, com saldos mínimos baixos, taxas de manutenção baixas ou nenhuma e boas taxas de juros.

Se você tem experiência em tecnologia e não se importa em fazer todos os seus serviços bancários de um telefone ou computador, contas de poupança e de renda fixa online são uma ótima escolha. As pessoas que se sentem mais confortáveis ​​com suas operações bancárias pessoalmente podem ficar melhor com um banco tradicional.

Contas de poupança e de renda fixa são ferramentas valiosas para pessoas que desejam reservar dinheiro extra para uma meta ou dificuldades financeiras. Considere todas as suas opções, incluindo pequenos bancos locais e bancos online, e procure a conta que oferece as melhores taxas de juros com o menor custo. Dedicar algum tempo para fazer algumas comparações pode economizar (ou ganhar) muito dinheiro.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário