Qual banco rende mais a poupança?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Se você tem seus olhos em comprar sua primeira casa ou quer construir uma rede de segurança para quando o inesperado acontecer, as chances são de que você precisará de uma conta poupança em algum momento de sua vida.

As contas de poupança são projetadas para fornecer um lugar seguro para armazenar e crescer seu dinheiro até que você esteja pronto para usá-lo. Eles são uma opção popular para alcançar metas financeiras de curto e longo prazo, e nos dias de hoje, os brasileiros estão cada vez mais buscando melhores maneiras de fazer seu dinheiro render.

Leia também

Aqui está uma olhada em que considerar se você está procurando a melhor conta de poupança e algumas dicas para tomar a decisão certa para você.

Qual banco rende mais: poupança ou renda fixa?

O banco que rende mais será aquele que tem uma conta que está atrelada a um CDB ou que paga uma porcentagem do CDI. Bancos que tem apenas o rendimento da poupança sempre vão render menos.

O quanto a poupança rende depende de uma fórmula que leva em consideração a inflação e taxas de juros. Nos últimos anos, as contas CDB e que rendem uma porcentagem do CDI, sem exceção, renderam mais do que a poupança. Portanto, só escolha uma conta poupança se for de renda fixa CDB ou CDI, ok?

Rendimento da poupança em renda fixa: como escolher o banco?

Antes de começar a procurar uma conta poupança de renda fixa, reserve algum tempo para avaliar suas necessidades. Para muitos, uma conta de poupança de alto rendimento CDI ou CDB pode ser uma prioridade máxima, uma vez que permite ganhar mais dinheiro em sua poupança.

Conveniência também pode ser importante para você. Ter sua conta corrente e poupança com o mesmo banco pode facilitar e rápida para transferir fundos entre os dois. Ser capaz de ter uma porcentagem do seu salário transferido ou ter a alteração de uma compra automaticamente colocada em uma conta de poupança também são maneiras convenientes para construir seu saldo. A questão é, quão importante são essas opções para sua situação?

Além disso, considere a facilidade de poder acessar seu dinheiro poupado. Se você acha que vai ser tentado a mergulhar em sua poupança antes de alcançar seus objetivos, procurando uma conta intencionalmente inconveniente pode realmente beneficiá-lo. Por exemplo, se demorar alguns dias para transferir dinheiro de suas economias para sua conta corrente, você pode ter tempo para repensar essa grande compra e garantir que realmente deseja gastar suas economias.

No entanto, se você estiver economizando despesas de curto prazo e precisará acessar seu dinheiro regularmente, a escolha de uma conta com rápidas transferências eletrônicas pode ser uma boa escolha.

Rendimento da poupança

O rendimento da renda fixa em uma instituição financeira deve ser bem pesquisado para que você tire o máximo de proveito do seu dinheiro parado. (Imagem: Forbes)

Qual a melhor conta de renda fixa ou poupança para suas necessidades?

Agora que você tem uma boa ideia do que você está procurando em uma conta poupança, seu próximo movimento é fazer compras pela direita. Existem muitas opções disponíveis quando você está procurando tirar o máximo seu dinheiro guardado. Aqui estão cinco dicas para você começar.

1. Procure pelos bancos digitais primeiro

Ao procurar abrir uma conta de poupança, seu primeiro pensamento pode ser visitar um grande banco ou ir com o banco onde você tem sua conta corrente. Isso pode ser uma ótima escolha, mas há opções adicionais a serem consideradas.

Os bancos on-line têm muito a oferecer poupadores, como taxas de juros mais altas e não ou baixos e taxas mínimas. Você também pode gerenciar facilmente a maioria das contas bancárias on-line do seu telefone ou tablet 24/7.

Além da conveniência, você geralmente encontra as melhores contas de poupança de alto rendimento em bancos on-line, já que sua sobrecarga é menoe. Eles então passam essa poupança para você na forma de maiores juros pelo seu dinheiro.

Cooperativas de crédito também podem oferecer vantagens semelhantes aos bancos on-line, além de colocar seu dinheiro para o bom uso.

2. Pesquise e compare os bancos

Nem todo banco oferece as mesmas taxas, taxas ou facilidade de acesso ao seu dinheiro. Reserve algum tempo para listar os principais fatores que você precisa em uma conta poupança. Então veja o que cada banco oferece antes de tomar decisões.

Você quer uma conta de renda fixa que tenha um alto rendimento. A maioria das contas de poupança oferecida lá tem muito pouco a nenhum rendimento e não é muito mais do que um lugar para estacionar dinheiro. Mas alguns pagam melhor. Você quer procurar por um banco que também se encaixa no seu estilo de vida. É por isso que a maioria das pessoas nos dias de hoje optam por bancos que oferecem serviços bancários on-line.

Os juros pode variar amplamente do banco para banco, assim como o período de tempo que o interesse é composto (quanto mais frequentemente compostos, mais rápido o seu dinheiro cresce). Alguns bancos exigem que você mantenha um alto saldo em sua conta; Alguns não têm estipulações de saldos. Muitos oferecem acesso fácil à sua conta, com opções on-line e aplicativos; alguns não. Certifique-se de saber quais são os melhores bancos para oferecer as coisas que são importantes para você.

3. Leia bem o contrato do seu banco antes de colocar o dinheiro

Tal como acontece com a maioria dos produtos financeiros, as contas de poupança vêm com termos e condições. Estes são importantes para entender antes de abrir uma conta para que você possa ter uma sensação de trabalhar ou não para seus objetivos.

Leia todos os termos e condições de materiais ou pergunte a um representante do atendimento ao cliente sobre:

Taxas associadas à conta (incluindo transações, manutenção, retirada e taxas de caixa eletrônico)

Requisitos para saldos mínimos e depósitos sobre o período de tempo

Limitações em depósitos e retiradas

Tipos de juros aplicados à conta (por exemplo, introdutório, variável, fixo)

Quantas vezes os juros se acumulam

4. Verifique sua elegibilidade para a conta do banco

Para abrir uma conta de poupança, a maioria dos bancos exige que você forneça alguma forma de identificação e uma conta com um endereço nele. Os documentos aceitos geralmente incluem um passaporte; carteira de motorista; identificação militar ou governamental; CPF; certidão de nascimento; ou utilitário, conta de cartão de crédito ou extrato bancário.

As cooperativas de crédito geralmente têm critérios de elegibilidade adicionais para a adesão, e você deve ser membro para abrir uma conta. Esses critérios geralmente envolvem algum tipo de associação com a união de crédito, como viver em uma comunidade local, doando a uma causa específica, ou trabalhando em uma indústria específica.

5. Pergunte sobre a tecnologia

Muitos bancos oferecem serviços automáticos e on-line que podem fazer adicionar e gerenciar dinheiro de sua conta de renda fixa fácil. Procure se há opções para ter dinheiro adicionado à sua conta em cada cheque de pagamento ou compra. Um banco também pode ter opções automáticas de alerta para quando sua conta cai abaixo de um determinado valor.

Além disso, veja se você pode gerenciar sua conta de poupança usando um site ou aplicativo. Fazer depósitos móveis é uma maneira conveniente de adicionar à sua poupança, então veja se é uma opção também.

É importante lembrar que nem todas as contas de poupança e renda fixa são criadas iguais. Escolhendo uma conta de poupança que funcione para você e suas metas financeiras levará algum tempo e pesquisa. Mas a recompensa pode valer a pena o esforço.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário