Saiba o que considerar antes de escolher a cooperativa de crédito ideal
Se você se interessa pelo serviço personalizado, pelos vínculos locais e pelas ótimas taxas pelas quais as cooperativas de crédito são conhecidas, pode estar se perguntando como encontrar o caminho certo para você. Há claras vantagens ao usar cooperativas, apesar de haver limitações para quem ode ser um membro da cooperativa.
Tarifas e taxas de uma cooperativa de crédito
A principal diferença entre bancos e cooperativas de crédito é verdadeira, independentemente do tamanho: as cooperativas de crédito não têm fins lucrativos, enquanto os bancos são organizações com fins lucrativos.
Leia também
Como resultado, as cooperativas de crédito tendem a oferecer melhores taxas de poupança e condições de empréstimo, se você avaliar tendências em instituições financeiras de todos os tamanhos.
Os bancos cooperados podem reverter essas tendências quando a concorrência local exigir. E eles são muito mais propensos do que os bancos maiores a oferecer maiores vantagens.
Se você estiver buscando taxas mais vantajosas, não descarte bancos pequenos. Vale a pena comparar contas correntes e taxas de poupança em sua área para ver qual banco ou cooperativa de crédito oferecerá o melhor negócio.
Agências e caixas eletrônicos de bancos cooperativos
Historicamente, uma desvantagem das instituições menores é o baixo número de agências e caixas eletrônicos disponíveis para seus membros ou clientes.
Porém, tanto as cooperativas de crédito quanto os bancos comunitários encontraram maneiras inovadoras de competir com os grandes bancos nacionais.
Muitos estão associados à rede de Bancos 24 Horas, e algumas cooperativas de crédito oferecem acesso com ou sem taxa à Rede Cooperativa de filiais e caixas eletrônicos compartilhados. Além disso, algumas instituições oferecem contas com transações em caixas eletrônicos gratuitas ou reembolsadas, independentemente de quem é o proprietário da máquina.
Se você conta com serviços bancários presenciais, escolha uma instituição com a maior presença de agência ou caixa eletrônico em que você mora e que mantenha as taxas de saque baixas. Ou foque em usar mais os serviços online por internet banking ou pelos apps da cooperativa de crédito.
Atendimento ao cliente em um banco de cooperativa
As cooperativas de crédito ultrapassam os bancos comerciais há muito tempo para a satisfação do cliente. Mas, à medida que o número de membros cresce, sua liderança diminui, pelo menos quando comparados com bancos menores e os bancos digitais. Estes últimos obtiveram notas altas por suas opções de serviço amigável ao cliente e por discussões transparentes sobre taxas e tarifas.
As instituições e seu atendimento variam muito, então entre em contato com as que mais lhe interessam para ver como é conversar com elas.
Tecnologia dos bancos cooperados
Outra noção desatualizada é que as pequenas instituições ficam com a tecnologia do consumidor, como aplicativos para smartphones e sites de bancos online.
Fornecedores de software de terceiros transformaram essa lacuna em uma oportunidade, licenciando bancos e cooperativas de crédito para usar suas ferramentas pré-construídas. Os membros dessas instituições se beneficiam do acesso a ferramentas bancárias digitais modernas e fáceis de usar.
Obviamente, diferentes organizações priorizam os gastos com tecnologia de maneira diferente; portanto, no extremo menor do espectro, você pode esperar um pouco mais para acessar recursos e serviços como Apple Pay, depósito por boleto e cartões contactless.
Embora bancos e cooperativas de crédito menores tenham opções crescentes para se manterem atualizados, seja claro sobre seus recursos tecnológicos indispensáveis antes de comprar.
Segurança financeira nas cooperativas de crédito
Alguns temem que o dinheiro que mantêm em uniões de crédito e bancos menores possa não ser seguro, mas o governo brasileiro assegura fundos na grande maioria das instituições. Esse seguro funciona da mesma maneira, independentemente do tamanho do banco ou da cooperativa de crédito:
Os depósitos dos consumidores na maioria dos bancos e cooperativas de crédito são segurados pelo Banco Central até um valor específico definido pelo órgão no Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Porém, em todo o setor, bancos comunitários e cooperativas de crédito têm estado saudáveis nos últimos anos, mostrando resiliência nos anos desde a crise financeira.
Contanto que você permaneça dentro dos limites federais, seu dinheiro estará seguro.
As respostas para todos esses problemas variam dependendo de onde você mora e de como é o seu banco. Decidir quais são mais importantes para você ajudará a encontrar o melhor banco ou cooperativa de crédito para suas necessidades, independentemente do tamanho.
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixem nos comentários e iremos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como funciona o cartão de crédito: limite, juros, parcelas, e mais!
5 opções com rendimento melhor que poupança!
Tarifas bancárias: como conseguir isenção?
Como sacar dinheiro? No banco e no caixa eletrônico!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.