Como sacar dinheiro? No banco e no caixa eletrônico!
O Brasil tem uma rede bancária muito extensa e os caixas eletrônicos são amplamente acessíveis. Os populares cartões internacionais de crédito e débito, como VISA, MasterCard, Cirrus e Maestro, são aceitos em todo o país. No entanto, você deve sempre ter dinheiro suficiente em mãos, pois você nunca sabe onde seu cartão será recusado.
Cartão de débito no Brasil
Ao abrir uma conta bancária no Brasil, você receberá automaticamente um cartão de débito. Para obter um cartão de crédito, você precisa ter 18 anos e enviar seu CPF, seu RG e comprovante de residência no Brasil e ter renda suficiente. Alguns bancos também oferecem cartões de débito com uma função de cartão de crédito incluída. As condições para adquirir este cartão são as mesmas que para cartões de crédito.
Leia também
Caixas eletrônicos no Brasil
Quase todos os bancos tem instalações de caixa eletrônico, algumas das quais aceitam cartões de crédito e débito estrangeiros. Procure uma etiqueta respectiva na máquina do ponto de dinheiro. O valor de saque permitido por cartão por dia é geralmente de R$1.000. Depois das 10 da noite a quantia permitida é geralmente de apenas R$500 e apenas em caixas eletrônicos da Rede24Horas e portanto, lembre-se disso se tiver que sacar uma quantia maior.
Tenha cuidado se o saque falhar. Pegue o recibo bancário, se disponível, pois às vezes sua conta ainda é cobrada, embora você realmente não receba nenhum dinheiro. Observe também se a máquina parece ter algum dispositivo incomum usado pelos criminosos para copiar os dados do cartão bancário. Use os pontos de dinheiro que estão dentro de um edifício.
Como sacar dinheiro?
Os cartões de débito e multibanco são a melhor e mais simples maneira de sacar dinheiro da sua conta sempre que você precisar. Mas mesmo sem um, você ainda deve poder acessar seus fundos.
Os cartões de débito estão vinculados a contas correntes. Você pode usá-los para retirar dinheiro e fazer compras diretamente da sua conta.
Cartões ATM são conectados a contas de poupança. Ambos podem ser usados para compras.
Os cartões de débito e de caixa eletrônico fornecem acesso instantâneo e 24 horas ao seu dinheiro em qualquer local de caixa eletrônico. Basta inserir seu cartão, digitar seu número de senha e seguir as instruções para retirar o valor desejado. Pode ser necessário inserir uma verificação biométrica ou outros códigos de verificação.
Esse recurso geralmente é gratuito para caixas eletrônicos afiliados ao seu banco, embora alguns bancos cobrem taxas sobre um determinado número de transações mensais. Você geralmente será cobrado pelo uso de caixas eletrônicos fora da rede.
Sugestão: prefira fazer saques diretamente nos caixas do seu banco. Ignore taxas indesejadas usando seu dispositivo móvel para pesquisar caixas eletrônicos nas proximidades conectados ao seu banco. Você também pode encontrar uma lista de locais por meio do aplicativo para dispositivos móveis do seu banco. Lembre-se: o uso de um caixa eletrônico fora da rede pode resultar em taxas de seu banco E daquelas associadas a essa máquina. A opção mais conveniente é abrir uma conta corrente de um banco com caixas eletrônicos e filiais em todo o país.
Outra opção é ir na boca do caixa com seus documentos e cartão para realizar um saque. Porém, você precisará entrar numa fila para evitar problemas.
Observe se há câmeras no local e se não há ninguém te seguindo antes de fazer o saque, garantindo sua segurança.
O que fazer se perder o cartão?
Não entre em pânico! Os bancos fornecem uma variedade de maneiras para você receber seu dinheiro. Informe sua perda de cartao imediatamente. Se foi roubado ou simplesmente perdido, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar em contato com seu banco. Eles congelarão a conta para evitar cobranças ou retiradas não autorizadas. No caso de roubo, o banco enviará um novo cartão em breve.
Aqui estão várias maneiras de retirar dinheiro sem um cartão de débito ou de caixa eletrônico.
Visite uma filial: Você pode sacar dinheiro diretamente do seu banco durante o horário comercial. Você precisará de uma foto com ID. bem como o número da sua conta, que o caixa pode procurar, se necessário.
Escreva um cheque: se você tiver uma conta corrente, poderá fazer um cheque para si mesmo ou para “Dinheiro”. O cheque pode ser descontado em um banco ou até mesmo em alguns supermercados e lojas de varejo. Esses locais geralmente ficam abertos depois que os bancos fecham.
Ativar acesso ATM sem cartão: muitos bancos fornecem acesso de emergência a caixas eletrônicos a membros cujos cartões foram perdidos ou roubados. Geralmente exige o uso de biometria, e o cadastro é bem simples.
Use o Mobile Banking: bancos permitem que os clientes usem seus telefones em caixas eletrônicos. Em vez de uma senha, você escaneia um código para retirar dinheiro de uma conta. Você precisará fazer o download do aplicativo móvel do seu banco para o seu dispositivo primeiro. Taxas podem ser aplicadas.
Perder o seu cartão de débito ou ATM é um incômodo, mas você ainda poderá sacar dinheiro. Lembre-se sempre de avisar sobre o seu cartão em falta ou roubado o mais rápido possível para se proteger de cobranças ou fraudes não autorizadas.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas dúvidas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como saber a agência no cartão?
Código de erro 96 no cartão, o que significa?
Como rastrear um cartão?
Saque ATM, o que é e como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.