Rede Plus Visa, como sacar?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

A Rede Visa Plus ou simplesmente Plus é uma rede de caixas eletrônicos que fornece dinheiro aos portadores de cartões Visa. Como subsidiária da Visa Inc., a Plus conecta todos os cartões de crédito, débito e pré-pagos da Visa, bem como cartões de caixa eletrônico emitidos por vários bancos em todo o mundo com o logotipo da Visa.

Funcionamento da Rede Plus Visa

A Plus System começou como um consórcio para construir uma rede nacional de caixas eletrônicos. Inicialmente, era composto por milhares de caixas conectando bancos e seus clientes.

Enquanto a crescente indústria de caixas eletrônicos superava as redes regionais e começava a percorrer todo os EUA em meados dos anos 80, a Visa, gigante do cartão de crédito, buscava entrar no lucrativo negócio de rede de caixas eletrônicos e adquiriu um terço da Plus System em 1987.

Leia também

Atualmente, existem mais de um milhão de caixas interligados em mais de 170 países em todo o mundo.

Cartão Visa Plus: por que usar?

Os cartões Plus podem ser vinculados das seguintes maneiras: como uma rede autônoma, vinculada a uma rede interbancária local ou vinculada a qualquer produto Visa exibindo a bandeira Visa na frente (Visa, Visa Debit e Visa Electron). Atualmente, existem mais de 144 milhões de cartões proprietários Plus, não incluindo um número de cartões que têm o Plus como uma rede secundária.

O Plus é amplamente usado como uma rede interbancária local das mais comuns em lugares onde existem muitas redes interbancárias. O principal concorrente do Plus System é a rede Cirrus, que é de propriedade da MasterCard, rival de longa data da Visa.

Se você precisa de euros, shekels, pesos ou libras, fazer uma retirada de um caixa eletrônico é geralmente a maneira mais fácil e barata de obter dinheiro no exterior. A maior vantagem de trocar dinheiro com seu cartão de caixa eletrônico é que todos os saques em dinheiro, independentemente do tamanho, são trocados com base na taxa de câmbio do atacado, que geralmente é reservada apenas para grandes bolsas interbancárias.

Esta taxa é muitas vezes significativamente melhor do que o que você pode obter com a troca de dinheiro em um balcão de câmbio local. Além disso, os bancos locais ou as agências de mudança de dinheiro adicionarão taxas de transação, que podem facilmente consumir mais 2% do seu dinheiro.

Isso não quer dizer que não haja taxas associadas a saques em caixas eletrônicos internacionais – veja abaixo -, mas se você precisar de dinheiro, quase sempre obterá a melhor taxa de câmbio ao menor custo possível usando seu cartão de caixa eletrônico.

Rede Plus Visa

A Rede Plus Visa permite o uso de cartões Visa ao redor do mundo em caixas autorizados. (Foto:
www.getbranded.com)

Onde encontrar um caixa eletrônico da rede Visa Plus?

Se o seu cartão de caixa eletrônico estiver vinculado às redes Plus, Cirrus ou Maestro, você terá a opção de usá-lo para obter dinheiro em praticamente qualquer lugar. Cada rede tem mais de um milhão de caixas eletrônicos.

A rede PLUS está associada à Visa, portanto, seu cartão Visa geralmente funciona nesses caixas eletrônicos. A maioria dos caixas eletrônicos aceita cartões de qualquer uma dessas grandes redes.

Antes de sair de casa apenas com seu cartão de caixa eletrônico, certifique-se de que a rede Plus estejam prontamente disponíveis para onde você está indo. Embora essa rede seja cada vez mais comum no exterior, elas ainda estão disponíveis apenas em um número limitado de bancos em alguns países. Cada rede tem um localizador o-line para ajudá-lo a encontrar caixas eletrônicos internacionais:

A parte de trás do seu cartão de caixa eletrônico geralmente mostra os logotipos das redes às quais seu cartão está vinculado. Se o seu cartão não faz parte da Plus, pode ser difícil encontrar caixas eletrônicos para uso no exterior. Entre em contato com seu banco para obter assistência.

Usando seu cartão Plus no exterior

Se o seu PIN for baseado em letras em vez de números, traduza as letras em números antes de sair do país. Muitos caixas eletrônicos só têm números no teclado. Outra coisa a ter em mente: alguns caixas eletrônicos no exterior só permitem que você acesse a conta principal em seu cartão de caixa eletrônico.

Alterações repentinas na atividade da sua conta, como retiradas frequentes em um país estrangeiro usando seu cartão de caixa eletrônico, podem, às vezes, acionar um alerta de fraude e fazer com que seu banco congele sua conta. Para evitar ficar retido no exterior sem um cartão e um caixa eletrônico em funcionamento, ligue para seu banco antes de sair para avisá-los onde e quando você estará viajando.

Durante a mesma ligação, peça um número para o qual você possa ligar do exterior, caso seu cartão seja perdido ou roubado – muitas vezes, o número listado no verso do cartão só funcionará no seu país de origem. Certifique-se de manter este número em um lugar separado do seu cartão.

É importante ter um plano de backup caso seu cartão seja perdido, roubado ou comido por um caixa eletrônico; pode ser na forma de um segundo cartão de caixa eletrônico (seu ou de um acompanhante), dinheiro, cartões de crédito ou cheques de viagem.

Taxas de saque da Rede Plus

No mínimo, você provavelmente será cobrado da mesma taxa de transação, se houver, que seu banco cobrará ao usar o caixa eletrônico de outro banco. No entanto, muitos bancos cobram taxas mais altas para saques internacionais em caixas eletrônicos, seja uma taxa fixa ou uma porcentagem fixa de sua retirada total (geralmente de 1 a 3%).

Verifique com seu banco antes de cada viagem ao exterior, pois essas taxas podem mudar com frequência e sem aviso prévio. Você também pode ser cobrado uma taxa pelo proprietário do caixa eletrônico estrangeiro.

Como essas pequenas despesas podem aumentar rapidamente, você provavelmente vai querer sacar quantias maiores do que normalmente faria em casa, então, tenha certeza de ter um lugar seguro e bem escondido para guardar seu dinheiro. Ao decidir quanto retirar, tente escolher uma quantia desigual (180, em vez de 200, por exemplo) para não acabar com contas enormes que você terá problemas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário