O que fazer se o dinheiro não sair do caixa eletrônico?

Em Educação financeira por André M. Coelho

É uma ocorrência rara, mas frustrante: quando os clientes do banco usam um caixa eletrônico para fazer uma retirada em dinheiro, eles podem não receber toda ou parte do dinheiro solicitado. No entanto, o banco ainda mostra a retirada da conta do cliente.

Os caixas eletrônicos ocasionalmente não funcionam corretamente. O dinheiro pode ficar preso na máquina e às vezes há fraude envolvida. Esses problemas quase sempre são esclarecidos, mas podem criar ansiedade enquanto você se pergunta se será reembolsado ou não ou se o banco acreditará na sua história. Além disso, esse acidente pode causar problemas financeiros se sua conta já estiver com pouca carga.

Leia também

Como sacar dinheiro em caixa eletrônico: lidando com erros

Na melhor das hipóteses, o banco ou a operadora de caixa eletrônico já saberão que o erro ocorreu e corrigirá o erro em sua conta antes que você possa chegar em casa e fazer uma ligação. Mas, em alguns casos, será preciso mais esforço de sua parte.

Se um caixa eletrônico não fornecer dinheiro, relate o incidente o mais rápido possível.

Obtenha detalhes sobre o caixa eletrônico

Registre a hora exata, data e local do mau funcionamento.

Se existem várias máquinas em um local, qual foi? Se você tem o telefone à mão, tire algumas fotos e envie uma mensagem de texto para um registro digital de quando e onde foi atingido.

Não continue usando um caixa eletrônico que não lhe deu dinheiro. Os problemas no caixa eletrônico também podem ser um sinal de fraude, portanto, minimize o contato com essa máquina.

Dinheiro do caixa eletrônico

Se seu dinheiro não sair do caixa eletrônico, siga passos simples para consertar o problema. (Foto: Business Insider)

Ligue para o emissor do cartão ou o banco

Apresente uma reclamação imediatamente à empresa do cartão de crédito (se for um cartão de crédito) ou ao seu banco (se for um cartão de débito). Informe exatamente o que aconteceu, pois essa é a maneira mais rápida de obter fundos creditados em sua conta. O emissor do seu cartão resolverá o problema com o operador do caixa eletrônico.

Não é difícil tentar entrar em contato com o proprietário do caixa eletrônico, mas seu banco tem o poder máximo de corrigir a situação. Mesmo para caixas eletrônicos no saguão de uma agência bancária, é provável que os funcionários no local não possam abrir a máquina ou reembolsá-lo. No entanto, se você fizer um banco com a mesma instituição, os funcionários do banco poderão atender sua reivindicação pessoalmente.

Se você usar um caixa eletrônico em outro lugar, como uma loja de conveniência, conte a um funcionário o que aconteceu. Eles podem ter um procedimento para ajudar a mover as coisas e podem alertar outras pessoas que tentam usar a máquina.

Quais seus direitos quando há um erro no caixa eletrônico?

De acordo com a lei federal, você está protegido contra esses tipos de erros e fraudes. Supondo que você tenha usado um cartão de débito, é previsto que seu banco deve investigar o incidente e resolver sua reclamação contra o operador do caixa eletrônico.

Depois de notificar o seu banco sobre o dinheiro que falta, o banco iniciará uma consulta. Normalmente, você deve ver os fundos creditados em sua conta o mais rápido possível. Isso é conhecido como crédito provisório e, muitas vezes, acontece dentro de um dia ou mais.

O banco chama esse crédito provisório porque você só fica com o dinheiro se o banco encontrar um erro. Se o banco decidir contra você, ele removerá o crédito e você será responsável por substituir o dinheiro, se já o tiver gasto.

Investigação bancária em erro de caixa eletrônico

Seu banco pode levar até 45 dias para investigar saques em caixas eletrônicos (e 90 dias para outros tipos de disputas); portanto, nada é certo até você receber uma resposta do banco. O banco e a operadora de caixas eletrônicos farão o possível para descobrir o que aconteceu. Eles assistem a vídeos de vigilância, contam dinheiro na máquina, procuram dispositivos ocultos que podem ter prendido as contas antes de chegarem a suas mãos e muito mais.

Isso não facilita as coisas no curto prazo, mas há uma boa chance de você ser reembolsado. Se você teve a infelicidade de encontrar um caixa eletrônico ruim, pode encontrar consolo ao saber que, com base nas probabilidades, as chances são baixas de que isso aconteça novamente com você.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário