4 saques grátis no banco, quais as regras?

Em Contas em banco por André M. Coelho

As taxas de uso de caixas eletrônicos são as que muitos bancos e redes interbancárias cobram pelo uso de caixas eletrônicos. Em alguns casos, essas taxas são avaliadas apenas para não membros do banco; em outros casos, eles se aplicam a todos os usuários. Porém, todos os usuários de caixas eletrônicos no Brasil tem direito a uma quantidade gratuita de saques por mês.

Tarifa de saque no caixa eletrônico

A tarifa de saque é um valor fixo cobrado de todos os brasileiros que tem uma conta corrente no Brasil. De acordo com o seu pacote de serviços, há um número máximo de saques permitidos sem que haja a cobrança do saque. Geralmente, são 4 a 6 saques permitidos sem a cobrança de tarifas. É importante, no entanto, verificar no seu pacote de serviços específico a quantidade de saques sem cobrança de taxa, bem como valor cobrado de cada saque realizado além do máximo permitido.

Leia também

4 saques grátis por mês: como funciona?

No Brasil, bancos como Banco24Horas, Citibank, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander operam suas próprias redes de caixas eletrônicos em todo o país. Esses caixas eletrônicos podem ser encontrados em muitos locais, como a própria agência bancária, quiosques espalhados por uma cidade ou até supermercados, postos de gasolina, shoppings e correios, tornando muito conveniente para o cliente fazer saques e verificar saldos sem incorrer em taxas.

Também não há taxas de negação (ou seja, ao tentar sacar mais dinheiro do que o que está disponível em uma conta), pois as empresas brasileiras não podem cobrar por serviços não prestados. No entanto, as taxas são avaliadas se houver uso excessivo dos caixas eletrônicos (ou seja, é possível fazer mais saques do que o permitido pela taxa de manutenção mensal). Taxas e limites podem ser conferidos no site da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

Toda conta, no entanto, tem direito a pelo menos 4 saques gratuitos por mês, em qualquer caixa eletrônico, incluindo os caixas da rede Banco24Horas. Porém, você não pode sacar 4 vezes em diferentes contas. 4 é o número de saques totais, podendo ser um número maior dependendo do seu pacote de serviços.

Sacando dinheiro no caixa

Os bancos permitem um número de saques gratuitos para que sempre tenha dinheiro em mãos. (Foto: MoneysMyLife)

Como funciona o Banco 24 Horas e os saques gratuitos? Qual a taxa?

Os bancos brasileiros mantêm diversas parcerias para estender sua cobertura. Uma dessas parcerias é com a rede Banco24Horas, estendendo os saques gratuitos para o banco. Caso realize saques além do limite gratuito do pacote de serviços, pagará a taxa que está em seu pacote de serviços.

Vale lembrar que se você realizar 4 saques em seu banco e depois tentar sacar no Banco24Horas, pagará a taxa. Se sacar 2 vezes no seu banco, e duas vezes no Banco24Horas, o próximo saque será cobrada a taxa.

Rede interbancária e saques

O Brasil não possui uma rede interbancária nacional, mas os caixas eletrônicos de alguns bancos estão conectados às redes de outros bancos. Estes são geralmente indicados no próprio caixa eletrônico. O uso de uma rede interbancária gera taxas, independente do número de saques gratuitos que você tem por mês. Então, é melhor controlar os saques e trabalhar com transferências e cartões de débito.

Saque do cartão de crédito

Ao fazer um saque do cartão de crédito, as taxas cobradas são mais altas que o saque de dinheiro de uma conta corrente o poupança. Além da cobrança de juros pelo empréstimo realizado do limite do cartão. Use este tipo de empréstimo apenas como último recurso, porque você vai pagar juros muito altos. Pode ser melhor procurar um empréstimo pessoal de juros menores.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário