Como usar o cartão de crédito sem dívidas?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Qualquer um que tenha um cartão de crédito corre o risco de acabar se endividando. Uma vez que você tenha acumulado muita dívida de cartão de crédito, pode levar vários anos e muitos sacrifícios para pagar. Enquanto você usa seus cartões de crédito, tenha em mente essas dicas para evitar a dívida do cartão de crédito.

Tenha um fundo de emergência antes de usar um cartão de credito

Muitas pessoas criam dívidas de cartão de crédito depois de um grande conserto de carro ou despesas médicas. Eles foram obrigados a pagar a despesa com um cartão de crédito porque não tinham acesso à poupança. Ter um fundo de emergência ajuda a evitar a dívida de cartão de crédito, fornecendo-lhe dinheiro para usar quando surge uma emergência.

Leia também

Como se usa cartão de crédito? Comprando apenas o que você pode pagar!

Evite o erro de usar um cartão de crédito para comprar coisas que você realmente não pode pagar. Você pode evitar a dívida de cartão de crédito, comprando apenas o que você pode pagar. Se você não puder pagar em dinheiro, não poderá colocar no cartão de crédito. Isso vale para as parcelas de produtos comprados a prazo, que devem caber no seu bolso.

Evite transferências de saldo desnecessárias.

Não transfira saldos de cartão para cartão para evitar as datas de vencimento. Se você transferir um saldo para outro cartão de crédito, tenha um bom motivo, como aproveitar uma taxa de juros menor. Caso contrário, seu saldo aumentará simplesmente por causa de taxas e do tempo envolvido na pesquisa para a portabilidade do crédito.

Não pague a fatura do cartão atrasada

Manter-se em dia com seus pagamentos com cartão de crédito é uma das melhores maneiras de evitar pagamentos com cartão de crédito. Depois de perder um pagamento, seu próximo pagamento será muito maior, pois você terá que fazer dois pagamentos e pagar a taxa de atraso e multa. Fica mais difícil recuperar o atraso, sobrecarregando seu orçamento.

Usando o cartão

Use o cartão de crédito com sabedoria e você tem uma ótima ferramenta em mãos. (Foto; foxbusiness.com)

Pague seu saldo integral do cartão de crédito a cada mês.

Se você quiser evitar a dívida de cartão de crédito, quite seu saldo de cartão de crédito todos os meses. Dessa forma, você nunca conseguirá equilibrar e eliminar completamente o risco de entrar na dívida de cartão de crédito. Você nunca precisa se preocupar se pode cumprir o pagamento mínimo porque seu cartão de crédito já foi pago integralmente. Claro, isso significa que você só pode gastar o quanto puder pagar em um único mês.

Conheça os sinais da dívida de cartão de crédito.

Muitas pessoas acabam com dívidas de cartão de crédito porque não perceberam que estavam a caminho. Se você reconhecer os primeiros sinais de aviso de cartão de crédito, você pode evitar entrar em dívida completamente. Por exemplo, ser incapaz de pagar o saldo total é um sinal de que você está indo para a dívida de cartão de crédito.

Evite adiantamentos em dinheiro com o cartão

Os adiantamentos em dinheiro são uma das piores formas de usar seu cartão de crédito. Se você tiver que usar seu cartão de crédito para obter dinheiro, provavelmente enfrentará algum problema financeiro. Caso contrário, você retiraria dinheiro da sua conta bancária.

Um adiantamento em dinheiro geralmente é um dos estágios iniciais da dívida do cartão de crédito. Trabalhe para corrigir seu orçamento e crie um fundo de emergência para que você não precise usar um adiantamento em dinheiro em caso de emergência. Ou, pelo menos, procure uma linha de crédito como um empréstimo pessoal, com juros menores. E acima de tudo, tenha um plano para pagar esse adiantamento.

Não empreste seu cartão de crédito.

Quando alguém usa seu cartão de crédito, você não tem controle sobre como ele é usado. Mesmo que essa pessoa diz que pagará sua fatura de cartão de crédito, você será responsável pelas cobranças que fizer. Isso significa que, se eles fizerem uma farra de gastos e se recusarem a pagar, você terá que pagar o saldo.

Entenda os termos do seu cartão de crédito.

Leia o contrato de cartão de crédito e certifique-se de que você entendeu como os juros serão aplicados à sua conta, quando será cobrada uma taxa e quando sua taxa de juros aumentará. Entender esses recursos do seu cartão de crédito pode ajudá-lo a evitar a dívida do cartão de crédito, pois você entende como o uso do cartão de crédito custa mais.

Limite o seu número de cartões de crédito

Quanto mais cartões de crédito você tiver, mais poderá cobrar. Você pode ter um grande autocontrole, mas é melhor não se seduzir com milhares de reais em crédito disponível. Reduza o número de cartões de crédito em sua carteira para evitar dívidas com cartão de crédito.

Como vocês evitam se endividar com cartões de crédito? Quais estratégias funcionam para vocês?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário