Como trocar a bandeira do cartão de crédito?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Certamente não há escassez de opções de cartões de crédito disponíveis para os consumidores. Na verdade, existem tantas opções em redes de cartões de crédito e bancos emissores que podem ser confusas. Preencher sua carteira com os cartões de crédito certos é um processo diferente para cada um de nós. No entanto, é possível trocar entre elas, desde que você entenda melhor como elas funcionam.

Bandeira do cartão de crédito

A finalidade das redes de cartões de crédito é controlar onde os cartões de crédito podem ser aceitos e facilitar as transações entre os comerciantes e os emissores de cartões de crédito. Existem várias redes de cartão de crédito, sendo as principais:

Leia também

Uma rede de cartões de crédito define as taxas de intercâmbio que os comerciantes pagam para aceitar uma transação com cartão de crédito, mas as redes de cartão de crédito não controlam as taxas pagas pelo titular do cartão, como taxas de juros, anuidades, multas por atraso, taxas de transação estrangeira e taxas acima do limite.

Emissores de cartão de crédito

As bandeiras de cartões não emitem cartões de crédito (com exceção da Discover e American Express) para os consumidores. Em vez disso, bancos, instituições financeiras ou cooperativas de crédito trabalharão com redes de cartão de crédito para emitir cartões. O “emissor” é o banco ou cooperativa de crédito que apóia financeiramente o cartão. Você também pode ouvir o emissor denominado “banco emissor” ou apenas a “empresa de cartão de crédito”.

A instituição emissora de um cartão de crédito é responsável por:

Embora as redes de cartões de crédito e os emissores de cartões de crédito tenham objetivos totalmente diferentes, não há uma regra que impeça uma empresa de processar e emitir cartões de crédito.

Os cartões American Express e Discover são geralmente, embora não exclusivamente, emitidos diretamente da American Express ou da Discover sem o envolvimento de um intermediário.

Bandeira do cartão

Trocar a bandeira do cartão de crédito pode exigir que você faça um novo cartão, mas é algo relativamente simples. (Foto: Clearent)

Por que ter mais opções de bandeiras de cartão de crédito?

Embora todas as principais redes de cartão de crédito sejam amplamente aceitas pela maioria dos varejistas, um consumidor ocasionalmente encontrará um varejista ou comerciante que não aceita cartões específicos.

Quando um consumidor tem cartões de crédito de várias redes, pode haver problemas de usabilidade. Não é uma má ideia para os consumidores terem um cartão de crédito de cada uma das quatro principais redes de cartão de crédito, desde que todas as contas sejam geridas de forma responsável.

Vale a pena notar que ter várias contas de cartão de crédito de várias redes ou bancos emissores não torna o consumidor mais vulnerável ou mais propenso a entrar em dívidas de cartão de crédito. Para o consumidor responsável, não há maior tentação de gastar mais em um cartão de crédito do que em gastos excessivos em quatro ou mais cartões de crédito.

Como trocar a bandeira do cartão de crédito?

Visa e Mastercard são os processadores de pagamento por cartão de crédito mais populares do mundo, superando seus concorrentes mais próximos, American Express e Discover, e a concorrência brasileira da Elo. A maioria das pessoas não encontrará diferenças significativas entre elas, mas, para alguns estilos de vida, a escolha entre uma bandeira ou outra pode ajudar ou atrapalhar muito.

As redes de processamento de pagamentos não têm nada a ver com as taxas de juros ou recompensas de um cartão específico, como pontos e dinheiro de volta. Tudo isso é determinado pela instituição que emite o cartão, bem como por quaisquer empresas afiliadas, como cadeias de hotéis ou lojas de varejo. Então, a troca de bandeira vai depender também da disponibilidade da bandeira específica para o tipo de cartão que você possui, ou poderá ser necessário trocar o tipo de cartão e benefícios que você receberá. Basta ligar para seu gerente ou para a central de relacionamento de cartões do seu banco para realizar a transação.

Vale a pena trocar de bandeira de cartão?

A rede de pagamento fornece alguns dos benefícios auxiliares que muitas vezes vêm com cartões, como proteção de pagamento e seguro de aluguel de automóveis. Visa e Mastercard são quase completamente comparáveis ​​aqui. A Mastercard afirma que eles são aceitos em mais países, sendo mais de 210, em comparação com os mais de 170 países que aceitam Visa. Esta pode ser uma diferença que não faz sentido, no entanto, já que quase todos os lugares que aceitam Mastercard também aceitam Visa. Com a crescente popularidade de ambas as redes em todo o mundo, será cada vez mais raro encontrar um comerciante que leve apenas uma delas.

Então, pode ser a melhor opção ter um cartão de cada bandeira, desde que você tenha disciplina financeira para não gastar todo seu dinheiro sem planejamento.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário