Conta de serviços essenciais, quais os seus direitos?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Abrir uma conta bancária é uma ação importante a ser tomada por qualquer brasileiro. Já passou a época de guardarmos dinheiro em colchões e cofrinhos. Neste artigo, você aprenderá quais são os procedimentos e documentos necessários para ter sua própria conta em um banco brasileiro sem custos, a chamada conta de serviços essenciais.

O que é a conta de serviços essenciais?

A conta de serviços essenciais é uma conta sem custos para o consumidor brasileiro oferecendo os seguintes serviços básicos:

Para abrir sua conta de serviços essenciais, são necessários alguns documentos.

Leia também

Conta de serviços essenciais

Contas de serviços essenciais garantem alguns benefícios e vantagens para quem as utiliza. (Foto: The Financial Express)

Como abrir conta de serviços essenciais?

Uma conta de serviços essenciais é como uma conta corrente, é uma conta do dia-a-dia, na qual você pode depositar ou sacar dinheiro. Todo banco no Brasil possui procedimentos específicos para abrir uma conta, mas aqui estão algumas etapas básicas que servem para todos eles.

Para ter uma conta, é necessário realmente ir a um banco brasileiro. É possível abrir uma conta corrente no Brasil à distância e é necessário apresentar documentação como:

A documentação deve fornecer estas informações:

Por que fazer a conta de serviços essenciais?

Ela é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento com um banco ou instituição financeira. Você poderá testar o atendimento e verificar se é o que esperava antes de começar um relacionamento mais sério com a instituição, pegando cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Além disso, poderá ter uma amostra dos serviços básicos que receberá.

Dicas úteis para abrir conta

Todos os documentos apresentados devem ser traduzidos para o português por tradutor certificado. Isso é muito importante para estrangeiros que estão abrindo uma conta de serviços essenciais.

Os documentos que servem como comprovante de residência são contas de luz, água, telefone ou gás. Contas de internet geralmente são aceitas.

Documentos como comprovante de renda e comprovante de residência devem ser recentes (máximo de 90 dias)

É indispensável apresentar um documento contendo o nome da mãe e/ou do pai de quem está fazendo a conta de serviços essenciais.

É necessário apresentar um visto residencial válido, que pode ser temporário ou permanente (por um período mínimo de 12 meses). O passaporte deve ser apresentado também.

O visto de turista não é aceito para abrir uma conta corrente no Brasil.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário