Como cancelar conta no banco?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Sair do seu banco pode ser uma tarefa assustadora. Muitos consumidores são desligados pelo aborrecimento, esforço e taxas envolvidas. No entanto, o processo não é tão intimidador com uma abordagem planejada.

Existem também alguns consumidores que, no calor do momento, preferem fechar suas contas por capricho. Embora seja uma demonstração satisfatória do poder dos consumidores, isso pode levar a ainda mais inconvenientes.

Como cancelar conta no banco?

Ao tomar as medidas corretas ao trocar de banco, você pode garantir uma transição perfeita e se libertar de muitas dores de cabeça. Aqui estão as etapas a serem seguidas ao fechar sua conta bancária:

Leia também

Encontre o seu novo banco.

Revise e transfira pagamentos automáticos e transações recorrentes.

Transfira o dinheiro do seu banco antigo para o seu novo banco.

Feche a conta e solicite uma carta escrita.

Continue lendo para obter mais informações sobre cada etapa do fechamento adequado da conta bancária.

Como encontrar o novo banco?

Antes de fechar suas contas bancárias antigas, você deve ter um novo banco pronto para receber seu dinheiro. Se você fechar suas contas bancárias e começar a procurar um novo banco, poderá se sentir incomodado quando precisar preencher um cheque, transferir dinheiro ou pagar uma conta.

Revisar e transferir pagamentos automáticos e transações recorrentes

Como os bancos permitem que os clientes automatizem grande parte de suas finanças, os consumidores que desejam deixar os bancos podem ser prejudicados pela tarefa de ter que restabelecer esse fluxo automático de dinheiro. Na maioria dos casos, no entanto, a transição simplesmente exige que você altere o número da conta bancária e o número de roteamento.

Revise seus extratos bancários nos últimos seis a 12 meses para poder identificar quais transações automatizadas precisam ser redirecionadas para seu novo banco. Essas transações podem incluir pagamentos de aluguel, pagamento de contas, depósito direto e transferências automáticas de fundos. Você também pode encontrar transações não frequentes que também são retiradas de suas contas antigas.

Depois de redirecionar essas transações automatizadas, aguarde duas a três semanas para que essas transações sejam transferidas para suas novas contas bancárias.

Fechamento de conta

Feche sua conta corretamente para não ter problemas depois. (Foto: bizjournals.com)

Transferir o dinheiro do seu banco antigo para o seu novo banco

Quando você confirmar que as transações automáticas foram redirecionadas corretamente, você pode começar a mover seu dinheiro para o novo banco. Você pode fazer isso sem informar ao seu banco antigo que planeja fechar suas contas. Esteja ciente de quaisquer limites de retirada ou transferência, se houver uma grande quantidade de dinheiro em suas contas antigas.

Feche a conta e solicite uma comprovação escrita

Nesse momento, você pode pedir ao banco para fechar suas contas. Pode ser necessário visitar o banco pessoalmente, ligar para um número de telefone do atendimento ao cliente ou enviar sua solicitação por escrito. Se você ainda não retirou seu dinheiro, receberá os saldos em suas contas por transferência bancária.

Muitos consumidores se queixaram de contas “zumbis”, que ocorrem quando um banco reabre uma conta porque uma empresa tentou sacar dinheiro dela. As contas encerradas podem ser reativadas devido a erros de faturamento ou quando os clientes se esquecem de um pagamento automatizado da fatura.

Contas digitais ou online podem ser canceladas pelo internet banking ou pelo aplicativo do banco, bastando seguir alguns passos simples. O telefone de atendimento da instituição financeira também pode ser usado para realizar o cancelamento

Mas seja qual for a forma de cancelamento, é importante solicitar um documento informando que suas contas estão fechadas – caso você precise resolver discrepâncias no futuro.

Com algum planejamento, mudar de banco não é uma experiência tão aterradora. Basta seguir estas etapas para garantir que sua conta seja encerrada com o menor número possível de complicações e taxas bancárias.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário