Como fazer transferência no fim de semana? Quando cai?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Podemos considerar reclamações sobre bancos cometendo erros ao processar transferências. Isso inclui atrasar ou efetuar uma transferência incorretamente, repetir transferências ou fornecer informações incorretas sobre pagamentos. Não temos o poder de definir regras sobre como os bancos processam transferências, pois isso é definido pelo BC.

Como fazer transferência no fim de semana entre contas no mesmo banco?

As transferências eletrônicas para contas no mesmo banco acontecem imediatamente, mesmo nos finais de semana. As contas em outros bancos demoram mais e dependem de quando a transferência foi agendada, o tipo de transferência e quando o banco processa a transferência. As transferências entre bancos consistem em diferentes etapas.

Leia também

Como funciona uma transferência bancária?

Um cliente instrui seu banco (o banco remetente) a efetuar uma transferência. O banco remetente verifica se o cliente possui dinheiro suficiente na conta para a transferência.

O banco remetente prepara um arquivo eletrônico, juntamente com outras transações, para o banco cujo cliente está recebendo a transferência. Essa coleção de transações individuais é chamada de “lote”.

O banco remetente encaminha o lote para o Banco Central, que transfere o valor do lote entre as contas dos bancos remetente e receptor no Banco Central. Isso é chamado de “liquidação”.

Após a conclusão da liquidação, o Banco Central encaminha o lote para o banco receptor. Isso é chamado de “intercâmbio”.

O banco receptor credita o pagamento na conta do seu cliente.

Transferência de final de semana

Uma transferência de banco no final de semana geralmente vai cair no primeiro dia útil após o final de semana. (Foto: Business Insider)

TED ou DOC no final de semana: quando cai?

Os bancos geralmente não processam pagamentos para contas em outros bancos nos fins de semana ou feriados. Os pagamentos feitos em um dia não útil serão processados ​​no próximo dia útil.

Os bancos costumavam processar em lotes e processar pagamentos da noite para o dia, mas hoje em dia fazem isso frequentemente a cada dia útil. Isso proporciona aos clientes acesso mais rápido aos depósitos feitos em suas contas. O processamento mais frequente também significa que os bancos provavelmente receberão o dinheiro para pagamentos eletrônicos programados ou futuros no início do dia.

TEDs e DOCs feitas no final de semana deverão ser agendadas para o próximo dia útil, caindo então no mesmo dia da ordem (para TED) ou no dia seguinte da ordem agendada (para DOC).

Se esses pagamentos não forem bem-sucedidos na primeira vez, porque não há dinheiro suficiente em uma conta, um banco poderá tentar novamente mais tarde. Isso pode resultar em uma taxa, portanto, verifique se você tem dinheiro suficiente disponível. Verifique também se o seu banco tenta uma segunda vez. Alguns não.

Além disso, se você configurar um pagamento no final do dia, o banco geralmente enviará sua transferência no próximo dia útil. Os bancos param de enviar transferências em um determinado horário todas as noites para que possam atualizar suas informações de conta e transação. Os tempos de corte dependem do tipo de pagamento e podem variar de banco para banco. Verifique com seu banco.

Depois de configurar e confirmar sua transferência, seu banco retira o dinheiro da sua conta e o coloca em um lote para aguardar o processamento. Isso reduz imediatamente o saldo disponível em sua conta. Se sua conta pagar juros, você normalmente continuará ganhando juros até que o lote seja enviado ao banco receptor para processamento na conta do destinatário. A quantia de juros pode depender do momento do processamento.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário