Depositei dinheiro no envelope e não caiu na conta, o que fazer?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Se você descobrir que um depósito não aparece em sua conta bancária, não entre em pânico. Em vez disso, entre em contato com as pessoas responsáveis ​​em seu banco, com o seu empregador ou com quem realizou o depósito em sua conta. Os bancos normalmente têm sistemas confiáveis ​​que tornam os pagamentos e operações bancárias convenientes. Mesmo assim, erros acontecem, mesmo para as melhores empresas, devido a erros técnicos ou deslizes de sua parte, do seu empregador, do depositante ou do seu banco.

Depositei dinheiro no envelope e não caiu na conta, e agora?

O dinheiro pode não aparecer na sua conta após um depósito devido a uma série de motivos. Uma empresa normalmente notifica você no trabalho, ou por e-mail, que os pagamentos serão depositados em uma data diferente ou que um pagamento foi atrasado e pede desculpas pelo inconveniente. Um depositante pode te comunicar que não pode depositar o dinheiro também.

Leia também

Se isso não aconteceu e o seu pagamento de depósito direto não apareceu no momento certo, entre em contato com quem deveria ter depositado o dinheiro imediatamente. É possível que a pessoa tenha usado informações erradas para o depósito, o que resultou no problema com o depósito.

Depósito e prazo para cair na conta

Se seu dinheiro não caiu ainda, após um depósito, pode ser uma questão apenas de esperar o dinheiro cair. (Foto: MyBankTracker.com)

Como saber se meu depósito caiu: prazos de compensação

Depósitos por envelope não caem na mesma hora. Se você depositou antes do início do horário de funcionamento dos bancos, ele só vai aparecer quando o banco abrir, entre as 8 e 10 da manhã, ou no final do expediente bancário, após as 16 horas.

Se você depositou em um final de semana ou em um feriado, só vai cair o depósito de envelope no próximo dia útil.

Depósitos diretos no caixa eletrônico, ou seja, depósito de dinheiro, caem na conta em até 30 minutos. O mesmo vale para depósitos na boca do caixa.

Depósitos por transferência PIX demoram até 30 minutos para aparecer na sua conta, assim como transferências entre contas do mesmo banco ou transferências TED. Transferências DOC demoram até um dia para caírem na conta.

Após esses prazos de compensação, basta acessar o app do seu banco, internet banking, ou caixa de atendimento eletrônico para verificar seu saldo e ver se o dinheiro caiu.

Verifique as informações do depósito

Permaneça em contato com o banco e com o responsável pelo depósito quando surgirem problemas de pagamento. Certifique-se de que cada parte tenha suas informações corretas, incluindo seu nome completo, número da conta bancária, número da agência, número do envelope ou transferência e número do CPF. Se alguma dessas informações estiver incorreta, o depósito pode não chegar à sua conta. Quanto mais você se envolve com quem tem de fazer o depósito, mais rápido o erro pode ser resolvido.

Revise a data de depósito

Lembre-se de que os bancos funcionam em dias úteis quando se trata de depósitos e retiradas. Esses dias normalmente não se aplicam a fins de semana ou feriados. Verifique em seu calendário se a data em que você espera o depósito é um dia útil normal não afetado por feriados. Além disso, verifique o cronograma de pagamentos ou depósitos de sua empresa, clientes, ou outros que deveriam fazer o depósito para garantir que você está na mesma página.

Planeje com antecedência

Mesmo que o processo de depósito economize seu tempo e sempre seja simples para cair, sempre mantenha dinheiro suficiente em mãos para o caso de algo dar errado. Esteja preparado para transferir uma quantia adequada de dinheiro de uma conta de poupança ou fundo de emergência caso seu depósito não apareça a tempo.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário