Criar senha internet banking, dicas e cuidados!

Em Bancos e agências por André M. Coelho

41% dos adultos online compartilharam a senha de uma de suas contas online com um amigo ou membro da família.

39% dizem que usam as mesmas senhas (ou muito semelhantes) para muitas de suas contas online.

25% admitem que costumam usar senhas menos seguras do que gostariam, porque senhas mais simples são mais fáceis de lembrar do que as mais complexas.

Você é culpado de algum desses maus hábitos de senha? Não há vergonha nisso e como você pode ver, você não está sozinho.

Mas sempre há espaço para melhorias e agora é a hora de começar. Aqui estão quatro dicas para criar a senha bancária online mais forte possível para manter sua conta segura.

Leia também

A senha do internet banking deve ser longa, quando possível

A maioria dos bancos tem uma padronização de números, letras, símbolos, e quantidade de caracteres para as senhas. Mas dentro disso, você deve buscar sempre a senha mais longa possível. Isso significa que você não deve parar com seis caracteres, mesmo que isso seja tudo o que a plataforma exige.

Uma senha minúscula de seis caracteres leva um hacker em 10 minutos para descobrir. Adicione mais quatro caracteres e estenda o tempo desse golpe em 45.000 anos.

Você pode até chegar a ter uma frase como sua senha. Crie uma frase simples e use-a em vez de uma palavra curta e fácil de quebrar.

Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos para sua senha de banco online

Longe vão os dias em que você poderia se livrar da “senha” como sua senha (que algumas pessoas ainda usam – caramba). A maioria dos sites exige que você use todos esses elementos acima e, mesmo que não o façam, você deve fazê-lo por conta própria.

Mas isso não dificulta a lembrança e, portanto, é mais fácil bloquear sua conta bancária online?

Bem, você deve anotar a senha em algum lugar se achar que vai esquecê-la, mas temos um jeito inteligente de criar senhas complexas e fáceis de lembrar.

Sugerimos escolher algo como a letra de sua música favorita e, em seguida, pegar as primeiras letras de cada palavra e usá-las para criar uma senha, enquanto mistura casos e substitui letras por símbolos.

Por exemplo, vamos usar “brilha brilha estrelinha, como é que você está” como nossa letra. Você pegaria a primeira letra de cada palavra e obteria:

bbeceqve

Para torná-la ainda mais complexo e seguro, misture letras minúsculas e maiúsculas e troque algumas letras por símbolos e números:

Bb&Ce$v&

E pronto! Temos uma senha muito forte que será mais fácil de lembrar do que um amontoado aleatório de letras, mesmo que seja assim.

Lembre-se, porém, de misturar letras maiúsculas e minúsculas com números e símbolos não significa que “Senha123!” seria uma boa opção. Isso nos leva à próxima dica.

Senha forte online

Crie uma senha forte para garantir sua segurança no internet banking. (Foto: NordPass password manager)

Não use o nome do seu filho ou palavras comuns para suas senhas

Se você usa detalhes pessoais, como o nome do seu filho ou sua equipe de esportes, isso facilita para alguém que conhece você adivinhar sua senha.

Na mesma linha, você não deve usar palavras comuns para sua senha, pois é fácil para os hackers invadir.

Você pode pensar que isso parece improvável – levaria anos para tentar todas as diferentes palavras e combinações existentes.

Mas, na realidade, eles têm as ferramentas para reduzir o processo para uma questão de dias, se não minutos. É um processo fascinante – é conhecido como ataque de dicionário.

Em um ataque de dicionário, os hackers usam programas que aceleram uma lista de palavras comuns (como um dicionário) para tentar invadir sua conta. Os programas pegam grandes quantidades de palavras e as jogam na sua senha até que a combinação certa se encaixe.

Portanto, se sua senha for “mengao” ou algo semelhante, você pode pensar em alterá-la.

Use senhas separadas para todas as contas

Pode ser tentador usar o mesmo para um grupo de contas online, para que você não precise se lembrar de todas, mas é muito mais seguro ter senhas diferentes para contas diferentes. Mesmo que você crie uma senha super forte para sua conta bancária online, usá-la para outras contas diminui sua eficácia.

Isso significa também usar senhas de números diferentes para os bancos que exigem apenas senhas em numerais.

Conselho final: como guardar suas senhas?

Analisamos como criar uma senha forte para sua conta bancária online, mas qual é a maneira segura de armazená-las? Como vamos ser sinceros, a senha mais forte é aquela que você pode ter problemas para lembrar.

Você tem poucas opções. Pode parecer antiquado, mas não há nada errado em escrever suas senhas em um pedaço de papel, desde que esse papel seja mantido em um local seguro. Há algum debate sobre isso online, mas normalmente para usuários domésticos, tudo bem.

O argumento contra isso é que, se sua casa for invadida, o ladrão poderá encontrar seu lençol. Mas, realmente, nesse cenário, você tem problemas maiores com que se preocupar.

Outra opção é usar um gerenciador de senhas online para armazenar todas as suas senhas. Dessa forma, quando você acessa sua conta bancária online ou outro site protegido por senha, o gerenciador de senhas pode preenchê-lo.

No entanto, se for um computador ou laptop compartilhado que você leva para todo lugar (e, portanto, pode um dia esquecer em algum lugar), convém repensar isso.

Além disso, quando você usa um computador público, uma boa prática de segurança é dizer “não” quando um navegador pergunta se você deseja salvar sua senha. Dessa forma, o próximo usuário não será tentado.

Enquanto você mantém sua conta segura com uma senha forte, pode ficar tranquilo, pois seu banco está tomando medidas de segurança para proteger suas informações. Os bancos usam a tecnologia mais recente para criptografar seus dados e adotam medidas de segurança para garantir que sua conta esteja bloqueada.

Mas o que vocês fazem para se manter mais seguros online? Quais procedimentos de segurança adotam para os bancos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário