O que significa dívida negativada?

Em Negociação de dívidas por André M. Coelho

Livrar-se das informações negativas do relatório de crédito e recuperar as contas vencidas é a melhor maneira de começar a reconstruir o crédito ruim. Para aumentar sua pontuação para um nível alto o suficiente para ser aprovado para cartão de crédito e empréstimos e se qualificar para melhores taxas de juros, você precisará ir além dessas etapas iniciais.

Você precisará provar aos novos credores que pode lidar com o crédito de forma responsável e não assumirá o padrão em novos aplicativos se for aprovado. Pode ser difícil começar a reconstruir seu crédito, mas, quando você ganhar impulso, estará abrindo caminho para uma boa pontuação de crédito.

Leia também

O que quer dizer dívida negativada?

Dívida negativada significa que você deixou de pagar uma conta ou obrigação financeira e a empresa de quem você comprou um produto ou serviço levou sua dívida para uma das entidades de proteção ao crédito. Essas entidades são empresas que mantém um cadastro de indivíduos e suas informações sobre suas obrigações financeiras. São também as entidades responsáveis pelo credit score, uma pontuação de crédito que avalia o quão boa é a vida financeira de uma pessoa.

Uma dívida negativada vai impactar muito no seu credit score, e dificultar ou até impedir que você consiga empréstimos, financiamentos, ou até consiga a abertura de contas. Por isso, é importante que quando você tiver uma dívida negativada, já esteja se planejando ou buscando uma solução da dívida. E nossas dicas abaixo podem ajudar.

Busque novas linhas de crédito

Se o crédito ruim te deixou sem cartões de crédito, você precisará obter pelo menos um novo cartão como linha de crédito. Muitas pessoas se afastam cartões de crédito após crédito ruim, temendo que novos cartões de crédito só os causem problemas novamente. No entanto, evitar o cartão de crédito dificulta a reconstrução do seu crédito. Usar um cartão de crédito da maneira certa ajudará você a estabelecer um histórico de pagamentos positivo e a colocá-lo no caminho certo para criar uma melhor pontuação de crédito.

Ter uma baixa pontuação de crédito dificulta a aprovação para um cartão de crédito de um grande banco. Felizmente, você ainda tem algumas opções, mesmo com pouco crédito.

Não solicite muitos cartões de crédito de uma só vez. Cada aplicação afeta sua pontuação de crédito, dificultando a aprovação para outra conta.

Enquanto você procura um novo cartão de crédito, cuidado com os cartões de crédito exclusivos para pessoas com crédito ruim ou nome sujo. Esses cartões de crédito geralmente têm altas taxas de juros e taxas extremamente altas que tornam o crédito inacessível. Muitas pessoas se vêem endividadas com o crédito danificado depois de tentar reconstruir com um desses tipos de cartão de crédito.

Você também deve evitar cartões pré-pagos como forma de recuperar o crédito incorreto. Embora você possa obter um cartão pré-pago, independentemente do seu histórico de crédito, eles não se reportam às agências de crédito porque não são cartões de crédito. Não importa o quão responsável você seja, o uso de um cartão pré-pago não ajudará no seu crédito.

É importante lidar com negações da maneira certa. Se seu pedido de cartão de crédito for recusado, não continue solicitando cartões de crédito. Em vez disso, aguarde para receber a carta que indica os motivos específicos pelos quais você foi negado. Sua rejeição pode não ter nada a ver com sua pontuação de crédito, mas pode estar relacionada a outro fator, como sua renda.

Significado de dívida negativada

Uma dívida negativada é uma dívida que foi disputada, e que acabou sujando seu nome. (Foto: Kansas City Workers Compensation)

Crie melhores hábitos de crédito

Como diz o ditado, “Se você fazer o que sempre fez, obterá o que sempre obteve”. Para criar um novo crédito, você deve substituir seus hábitos de gastos que prejudicam o crédito por outros novos e melhores. Caso contrário, você voltará de onde trabalhou muito para se afastar.

Já se foram os dias de cobrança de coisas que você não pode pagar, pagando apenas o mínimo e pulando os pagamentos com cartão de crédito. Melhorar sua pontuação de crédito significa permanecer bem abaixo do seu limite de crédito e pagar as faturas do cartão de crédito a tempo, preferencialmente integralmente.

Após uma dívida negativada, significa também negociar para quitar sua dívida. Você pode entrar em contato com o credor para abrir uma linha de negociação para pagar sua dívida em diversas parcelas e assim, quitar sua dívida total rapidamente, limpando seu nome.

Lembre-se, seus velhos maus hábitos levaram a maus créditos. Melhore seus hábitos de consumo e você melhorará sua pontuação de crédito.

Pague tudo a tempo

O histórico de pagamentos é o fator mais importante para recuperar seu crédito. Mesmo que um pagamento não seja listado regularmente no seu relatório de crédito, ele poderá acabar aí se você ficar para trás nos pagamentos. Evite inadimplência em qualquer conta, mesmo as pequenas, como multas na biblioteca, merenda escolar e contas médicas. Tente cortar as contas supérfluas para evitar gastos desnecessários e evitar que essas contas possam sujar seu nome.

Mais empresas estão usando agências de cobrança para acompanhar suas contas de clientes não pagas. Se uma de suas contas for para cobranças, ela será relatada às agências de crédito e permanecerá no seu relatório de crédito poralguns anos. Isso arruinará todo o progresso que você fez até agora.

Substituir crédito ruim por crédito bom

Se a prática realmente o torna perfeito, o próximo passo é colocar em prática seus bons hábitos de crédito. Seu crédito ruim não melhorará até que você mostre aos credores que possui o que é necessário para obter uma boa pontuação. Isso significa gastar apenas o que você pode pagar e pagar sua fatura em dia todo mês. Durante esse período de reconstrução, não aceite muitos cartões de crédito, pois pode ser difícil gerenciar seus saldos e pagamentos. Um ou dois cartões de crédito são suficientes para você começar.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário