Cartão de crédito pré pago é bom? Como fazer?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Descubra por que um cartão pré-pago pode ser um valioso companheiro de viagem, bem como as possíveis armadilhas que você precisará observar. Afinal, há vários riscos e cuidados que alguém precisa tomar para usar qualquer tipo de cartão, seja ele pré-pago ou um cartão normal.

Existe cartão de crédito pré-pago?

Não. O que existe é um cartão que funciona como uma conta de depósito. Você pode colocar dinheiro nesse cartão através de transferências bancárias, sendo cobrada uma taxa pra isso. Você também terá cobrada uma taxa pelo saque de dinheiro do cartão, caso precise. Mas poderá usar esse cartão para pagamentos online em lojas, ao contrário de um cartão de débito. O que você não poderá fazer é parcelar compras nesse cartão.

Leia também

Vamos entender agora os benefícios e desvantagens desse tipo de cartão.

Benefícios de cartões pré-pagos

Os fãs de cartões pré-pagos ressaltam que são alternativas altamente flexíveis para cartões de débito e crédito. Os principais benefícios incluem o fato de que você não pode gastar mais do que você tem no cartão pré-pago. Isso os torna uma ajuda valiosa para o orçamento, ajudando a evitar que você escorregue para o vermelho.

Os cartões pré-pagos são um meio de pagamento amplamente aceito, tanto no país quanto no exterior. Você pode usar cartões pré-pagos para pagar contas, o que pode ser preferível ao envio de cheques pela postagem, se você não tiver acesso a um cartão de débito ou crédito.

Se você estiver preocupado com fraudes com cartões e roubo de identidade, um cartão pré-pago pode ser uma boa opção, pois não está vinculado à sua conta bancária e é protegido por senha.

Você também pode usar cartões pré-pagos para comprar produtos online, com a certeza de que um fraudador que conseguiu obter os detalhes do cartão pré-pago não pode obter crédito às suas custas.

Se você planeja usar um cartão pré-pago no exterior, eles são mais seguros do que carregar dinheiro e são uma alternativa útil para cheques de viagem. Tal como os cheques de viagem, o seu dinheiro está seguro e será substituído se o cartão pré-pago for perdido ou roubado. No entanto, você pode ser cobrado por ligar para a linha de atendimento ao cliente e para substituição de cartão de emergência por correio.

Existem exceções, que oferecem linhas de atendimento gratuitos e transferência gratuita de dinheiro em qualquer lugar do mundo no caso de cartões pré-pagos perdidos ou roubados.

Cartões pré-pagos geralmente podem receber depósitos em outras moedas. Com os cartões pré-pagos, a taxa de câmbio é fixada no momento do carregamento, o que pode ser uma vantagem se você espera que as taxas de câmbio se elas ficarem mais caras.

Ao contrário da maioria dos cartões de débito e crédito, os cartões pré-pagos não cobram taxas de câmbio para compras feitas no exterior, desde que a moeda local corresponda com a do cartão. A única cobrança é do IOF, que incide sobre as compras no exterior.

Se você tiver um cartão pré-pago, poderá reivindicar todas as perdas do provedor de cartão usando o mecanismo de estorno.

Portanto, se uma compra não der certo, você for vítima de roubo ou fraude, ou se uma compra não chegar ou não for a descrita, entre em contato com o fornecedor do cartão pré-pago para apresentar uma reivindicação.

Cartões pré pagos

Um cartão pré pago pode ser uma ótima maneira de controlar seus gastos, mantendo os benefícios de ter um cartão. (Foto: Time)

Desvantagens de cartões pré-pagos

Embora haja uma série de benefícios genuínos em ter um cartão pré-pago, eles devem ser ponderados em relação às desvantagens – as principais das quais são as numerosas cobranças impostas pelos provedores de cartões pré-pagos.

Em quase todos os mais cartões pré-pagos atualmente no mercado, pelo menos um dos seguintes encargos é aplicado. Cada um seria suficiente para diminuir o apelo dos cartões.

Encargos comuns incluem:

Taxas de inscrição

Taxas mensais

Taxas de recarga

Taxas de transação

Taxas de retirada de dinheiro

Taxas de inatividade

Além disso, alguns provedores de cartão pré-pago também cobram uma taxa se você não usar o cartão pré-pago por, digamos, mais de um ano. Isso é especialmente injusto, pois você também não ganha nenhum juros em dinheiro retido em um cartão pré-pago.

Evitando constrangimento com cartões pré-pagos

Como você não pode obter nenhum crédito em cartões pré-pagos padrão (portanto, eles não são cartões de crédito pré-pagos), você deve certificar-se de ter dinheiro suficiente carregado neles antes de fazer compras ou retiradas. Caso contrário, você poderá se encontrar em uma situação embaraçosa no caixa eletrônico ou no caixa.

Com essas desvantagens em mente, pode valer a pena considerar um cartão de crédito que oferece taxas baixas para comparar e escolher o certo para suas necessidades.

Já usou ou pretende usar um cartão pré-pago? Como foi a experiência?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário