Índices futuros: o que são? Como investir?

Em Investimentos por André M. Coelho

Um contrato de futuros de índice de ações vincula duas partes a um valor acordado para o índice subjacente em uma data futura especificada. Por exemplo, os futuros de março no índice S&P 500 padrão ou da B3 refletem o valor esperado desses índicse no encerramento do negócio na terceira sexta-feira em março.

Como qualquer derivado, é um jogo de soma zero porque uma parte é longa, o contrato de futuros e o outro curto, e o perdedor deve pagar o vencedor a diferença entre o preço de futuros de índice acordado e o valor de fechamento do índice em expiração. No entanto, muitos contratos futuros estão fechados antes da expiração.

Leia também

O que são os índices futuros?

Futuros de índice de ações refletem as expectativas sobre o preço de um índice de ações em um momento posterior, dadas dividendos e taxas de juros.

Os futuros de índice são acordos entre duas partes e considerados um jogo de soma zero porque, como uma parte vence, a outra parte perde, e não há transferência líquida de riqueza.

Enquanto negociando no mercado de ações tem horário fixo de funcionamento, o comércio de futuros de índice de ações funciona quase 24 horas por dia, 7 dias por semana..

A ascensão ou queda de futuros índices fora do horário normal de mercado é frequentemente usado como uma indicação de se o mercado de ações se abrirá mais alto ou menor no dia seguinte.

Quando os preços dos futuros do índice se desviarem muito do valor justo, os arbitragens implantam programas de compra e venda no mercado de ações para lucrar com a diferença.

Valor justo de contratos futuros de indices

Embora os futuros de índice estejam atentamente correlacionados com o índice subjacente, eles não são idênticos. Um investidor em futuros de índice não recebe (se há muito tempo) ou deve (se curto) dividendos nas ações no índice, ao contrário de um investidor que compra as ações de componentes ou um fundo comercializado que acompanha o índice.

O preço dos futuros do índice deve ser igual ao valor de índice subjacente somente em expiração. Em qualquer outro momento, o contrato de futuros tem um valor justo relativo ao índice conhecido como base. A base reflete os dividendos esperados perdidos e diferenças no custo de financiamento entre os futuros do índice e seus componentes de ações.

Quando as taxas de juros são baixas, o ajuste de dividendos supera o custo de financiamento, portanto, o valor justo para futuros de índice é tipicamente menor que o valor do índice.

Os índices futuros

Os índices futuros podem ser uma opção de investimentos para diversificar sua carteira e aumentar seus ganhos. (Imagem: Corporate Finance)

Arbitragem de vencimento de índice futuro

Só porque os futuros de índice têm um valor justo não significa que eles negociam a esse preço.

Os participantes do mercado usam futuros de índices para muitos propósitos diferentes, incluindo a cobertura, ajustando a alocação de ativos através de programas de sobreposição de futuros de índice ou gerenciamento de transição, ou especulação definitiva na direção do mercado.

Os futuros de índice são mais líquidos do que o mercado nos componentes individuais do índice, portanto, os investidores com pressa para alterar seus futuros de comércio de exposição patrimonial – mesmo que o preço não seja igual ao valor justo.

Sempre que o preço de futuros índices se afasta do valor justo, ele cria uma oportunidade de negociação chamada Arbitragem de índice. Os principais bancos e casas de valores mobiliários mantêm modelos de computador que rastreiam o calendário ex-dividendo para os componentes de índice, e fator nos custos de empréstimos das empresas para calcular o valor justo para o índice em tempo real.

Assim que o prêmio de preço do futuros do índice, ou desconto para o valor justo, cobre seus custos de transação (compensação, liquidação, comissões e impacto no mercado esperado) mais uma pequena margem de lucro, os computadores saltam, vendendo futuros de índice e comprando ações subjacentes se o comércio de futuros em um prêmio, ou o reverso se o comércio de futuros com desconto.

Horário de negociação de índices futuros

O árbitro de índice mantém o preço de futuros índices perto do valor justo, mas somente quando os futuros de índice e os estoques subjacentes estão negociando ao mesmo tempo.

Na B3, os futuros podem ser negociados das 9h às 18h25m. Em bolsas internacionais, geralmente através de portais como a Globex, a negociação é praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como usar os índices futuros nos investimentos?

Suponha que boas notícias saem no exterior durante a noite, como um Banco Central que reduz as taxas de juros ou um país relata um crescimento mais forte do que o esperado no PIB. Os mercados de capital próprio provavelmente aumentarão, e os investidores podem antecipar um mercado mais forte ee eles comprarem futuros de índice, o preço subirá.

Com arbitragens índices à margem até que o mercado de ações seja aberto, ninguém irá neutralizar a pressão de compra, mesmo que o preço dos futuros exceda o valor justo. Assim que a Bolsa de Valores é aberta, no entanto, os arbitragens do índice executarão qualquer negociação necessária para trazer o preço de futuros de índice de volta em linha – neste exemplo, comprando a ações de componentes e vendendo futuros de índice.

Os investidores não podem simplesmente verificar se o preço de futuros está acima ou abaixo do seu valor de fechamento no dia anterior, no entanto. Os ajustes de dividendos para a mudança de valor justo dos futuros do índice durante a noite (eles são constantes durante cada dia), e a direção indicada do mercado depende do preço dos futuros de índice em relação ao valor justo, independentemente do fechamento anterior.

Datas ex-dividendos não são uniformemente espalhadas pelo calendário; Eles tendem a se agrupar em torno de certas datas. Em um dia, quando vários constituintes do índice grande vão ex-dividendo, os futuros de índice podem negociar acima da parte anterior, mas ainda implica uma abertura inferior.

Vale a pena índices futuros no curto prazo?

Os preços dos índices futuros geralmente são um excelente indicador de direção da abertura do mercado, mas o sinal funciona apenas por um breve período. A negociação é tipicamente volátil no sino de abertura, que representa uma quantidade desproporcional de volume total de negociação.

Se um investidor institucional pesa com um grande programa de compra ou venda em várias ações, o impacto do mercado pode sobrecarregar qualquer movimento de preço que os futuros do índice indiquem. Os comerciantes institucionais acompanham aos preços dos futuros, é claro, mas quanto maiores os pedidos que precisam executar, menos importante o sinal de direção dos futuros do índice.

As aberturas tardias também podem interromper a atividade de arbitragem do índice. Embora a maior parte da negociação tenha horário para começar, nem todas as ações comece a negociar ao mesmo tempo. Para algumas ações, o preço de abertura é definido através de um procedimento de leilão, e se os lances e ofertas não se sobrepõem, a ação permanece fechada até que os pedidos de correspondência entre.

Os jogadores de arbitragem do índice não entrarão até que possam executar os dois lados de suas transações, o que significa que o maior – e preferencialmente todas as ações em um índice devem ter sido abertas. Os mais longos índices arbitragens permanecem à margem, maiores as chances de que outra atividade de mercado irá negar o sinal de direção de futuros índices.

Se os futuros do índice se movem mais alto fora das horas de mercado e sugerem que o mercado de ações subirá na abertura, os investidores que desejam vender naquele dia podem querer esperar até que o mercado se abra antes de entrar em sua ordem (ou definir um limite de preço maior) .

Os compradores podem querer segurar quando os futuros do índice também prevêem uma abertura inferior. Nada é garantido, no entanto. Os índices futuros prevêem a direção do mercado de abertura a maior parte do tempo, mas até os melhores supostos às vezes estão errados.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário