5 investimentos que aumentam seu lucro com o IPCA alto
Se você espera que a inflação se aumente, pode realmente ser um bom momento para ser um mutuário, se você puder evitar estar diretamente exposto a essa inflação. A razão? Se você emprestar a uma taxa de juros fixo, você está efetivamente pagando sua dívida com reais mais baratos no futuro. Pode ser ainda melhor se você estiver usando certos tipos de ativos para investir que provavelmente apreciarão ao longo do tempo, como imóveis.
Mas vamos a alguns dos investimentos que são boas opções para quando o IPCA, o índice básico da inflação, estiver em alta.
Leia também
1. Letras do tesouro ajustadas pelo IPCA acumulado
Títulos do tesouro protegidos por inflação são uma maneira útil de proteger seu investimento em títulos do governo se você espera que a inflação acelere. Estes títulos do governo são indexados à inflação, por isso, se a inflação se mover para cima (ou para baixo), a taxa de juros efetiva paga em dicas também.
Por ser apoiado pelo governo federal, eles são considerados entre os investimentos mais seguros no Brasil.
2. Títulos pós-fixados IPCA
Os títulos geralmente oferecem um pagamento fixo para a vida do vínculo, que significa que os títulos têm seu lado amplo exposto a aumentos na inflação. Uma maneira de mitigar esse efeito, no entanto, é com um título de taxa flutuante, onde o pagamento aumenta em resposta a valores de taxas de juros causadas pela crescente inflação.
Uma maneira de comprar isso é através de ETFs ou fundos mútuos, o que normalmente possui uma ampla variedade de tais títulos. Assim, além da proteção de inflação, você também terá alguma diversificação, o que significa que sua carteira pode se beneficiar de menor risco.
3. Investimento em imóveis com IPCA alto
Você pode não pensar em uma casa como uma boa maneira de se proteger contra a inflação, mas se você usar uma hipoteca para comprar sua casa, pode ser uma excelente maneira de fazê-lo. Com uma hipoteca a longo prazo – ao máximo as taxas historicamente baixas – você vai bloquear o financiamento barato por até três décadas.
Uma hipoteca de taxa fixa permite que você mantenha a maior parte das despesas com o mesmo pagamento. Claro, os impostos sobre a propriedade aumentarão e outras despesas podem se levantar, mas seu pagamento mensal permanece o mesmo. Isso certamente não é o caso se você estiver alugando.
E, claro, possuindo uma casa, você terá o potencial de seu valor para aumentar ao longo do tempo. Se mais dinheiro estiver inundando o mercado, você também pode obter valorização de preços.
4. Ações durante o IPCA alto
As ações são um bom veículo de longo prazo para a cobertura contra a inflação, mesmo que possam ser atingidos por investidores ansiosos a curto prazo quanto suas preocupações se levantam. Mas nem todas as ações são igualmente boas hedges de inflação. Você vai querer procurar empresas que têm poder de precificação, de modo que, à medida que os seus próprios custos aumentem, podem aumentar os preços em seus clientes ou até cobrar mais por seus bens.
E como os lucros de uma empresa crescem ao longo do tempo, seu preço das ações deve subir. Enquanto o mercado de ações pode ser atingido por preocupações de inflação, as melhores empresas poderem através dele com sua melhor economia.
Sugiro que você comece a comprar ações e BDRs de empresas no exterior, o que te protege também contra a desvalorização do Real.
5. Investimentos em ouro para proteção contra a inflação
O ouro tem sido tradicionalmente um ativo seguro para os investidores quando a inflação acelerou ou as taxas de juros são muito baixas. O ouro tende a se aproveitar bem quando as taxas de juros reais – isto é, a taxa de juros relatada menos a taxa de inflação – entrar em território negativo. Os investidores geralmente enxergam o ouro como uma reserva de valor durante os tempos econômicos difíceis, e conseguiu este propósito durante longos períodos.
Uma boa opção para investir em ouro é comprar através de um ETF, então você não terá que realmente possuir e proteger o ouro sozinho. Além disso, você tem várias opções com ETFs, permitindo que você possua ouro físico ou os estoques de mineiros de ouro, que podem oferecer mais alta se os preços do ouro sobem.
Cuidado com investimentos na inflação alta
A inflação crescente é uma grande preocupação para os investidores agora, mas ainda é visto se os altos níveis de inflação persistirão ou acabam sendo devido a fatores “transitórios”.
Independentemente disso, faz sentido que os consumidores pensem em ganhar certos movimentos de dinheiro agora, como refinanciamento de uma hipoteca em uma hipoteca fixa em taxas historicamente baixas ou pagando os saldos de dívida que tenham taxas ajustáveis. Estes são movimentos simples e relativamente baixos que podem ajudá-lo a se beneficiar mesmo se a inflação não pegar.
Os investidores, se eles possuem ações individuais, poderiam avaliar quais suas participações são mais expostas à inflação e considerar a paragem da exposição ou talvez não adicionar mais à posição.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que fazer quando a taxa SELIC aumenta ou cai?
Estratégia para investimento no tesouro direto
Qual a melhor opção de investimento: Poupança, Fundos, Títulos Públicos ou Títulos Privados?
10 erros que todo investidor comete
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.