O que é título de capitalização?
Planos e títulos de capitalização funcionam oferecendo prêmios para quem coloca dinheiro nessas contas. Porém, apesar de serem vistos como formas de investimento,. Aqui, explicamos o que são títulos de capitalização e quais alternativas existem, e que realmente são investimentos válidos para te dar um bom retorno financeiro.
O que são títulos de capitalização?
Os títulos de capitalização são como contas de poupança normais que permitem que você receba e retire dinheiro sempre que quiser – com uma diferença fundamental. Juros serem pagos todos os meses, mas o dinheiro que você coloca na conta funciona como bilhetes para um sorteio de prêmios mensal que pode render um extra para suas finanças.
Leia também
Você deve ter mais de 16 anos para comprar títulos de capitalização e geralmente ter um mínimo em sua conta para participar dos sorteios para o título de capitalização.
Vale a pena investir em um plano de capitalização?
Se você espera ganhar o prêmio máximo, provavelmente precisa saber que as chances de ganhar são muito baixas. Então, eu não contaria com uma premiação tão cedo.
Mesmo ganhando o menor prêmio é uma chance muito pequena.
Os títulos de capitalização podem ser uma opção decente no mercado de poupança, onde você terá de ganhar o mesmo que a poupança ou um pouco menos.
Quais são as opções que não incluem sorteios?
Em última análise, os poupadores têm uma escolha clara, mas não necessariamente fácil: ganhar um pouco mais de juros sobre suas economias ou ter a chance de recompensas potencialmente mais altas recebendo um pouco menos de juros.
Contas com rendimento baseado no CDI, e outras opções de renda fixa são as opções mais claras. Fundos de investimentos em Renda Fixa são outra opção com uma rentabilidade maior do que títulos de capitalização, garantida, e não dependendo de um sorteio.
Você ainda pode arriscar mais com seu dinheiro em diferentes investimentos, criando uma carteira mais diversificada. E aí, você terá opções intermináveis para seu dinheiro.
Onde investir seu dinheiro ao invés de títulos de capitalização?
Os títulos de capitalização devem ser comparados com investimentos de baixo a moderado risco na montagem de uma carteira. Listamos abaixo algumas das melhores opções, excluindo a poupança.
1. CDI
A taxa líquida de juros em uma conta que rende uma porcentagem pode ser maior do que o retorno que você pode esperar dos títulos de capitalização. Se você estiver preparado para amarrar suas economias em um título de renda fixa que garante um retorno maior que o CDI, você pode ter uma rentabilidade ainda maior.
2. Empréstimos P2P
O conceito de empréstimo person to person (P2P ou pessoa para pessoa) não é complicado; é simplesmente o ato de combinar mutuários voluntários com credores dispostos. No entanto, como acontece com qualquer investimento, o diabo está nos detalhes e certamente há mais risco envolvido, por exemplo, os mutuários podem ficar inadimplentes. Então é bom pesquisar muito bem para não cair em armadilhas.
3. Fundos de renda fixa
Como as taxas de juros das contas de poupança tradicionais acabam resultando na perda de dinheiro para a inflação, uma série de títulos e fundos de taxas fixas alternativas foram lançados.
Embora esses títulos e fundos alternativos possam parecer atraentes, é bom pesquisar a cobrança de impostos sobre eles, bem como os riscos envolvidos. Se você investir em mais de um fundo, é bom que o risco de cada um seja diferente, para que o prejuízo em um não resulte no prejuízo em outros.
É hora de se livrar dos títulos de capitalização?
Sem saber mais sobre suas próprias circunstâncias, metas e objetivos, não podemos aconselhar ninguém em um artigo curto como este a abandonar um investimento.
Os títulos de capitalização podem ser atraentes e tem uma segurança inerentes a seu favor, mas a taxa de retorno, a menos que você tenha muita sorte, é francamente insignificante.
Em nossa opinião, a menos que você tenha um forte vínculo sentimental com seus títulos de capitalização, não achamos eles uma boa opção para carteiras de investimento.
Você deve lembrar que o valor de um investimento e a receita dele podem diminuir ou aumentar. O retorno no final do período de investimento não é garantido e você pode receber menos do que originalmente investiu.
Se você quer procurar investimentos reais, deixem nos comentários suas perguntas, e acompanhe nosso blog para que seu dinheiro tenha melhores retornos com menos riscos.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é CDI e como ela te afeta?
O que são fundos de investimento?
5 opções com rendimento melhor que poupança!
Investimento a longo prazo, qual o melhor?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.