O que é CDI e como ela te afeta?

Em Investimentos por André M. Coelho

A CDI é um importante benchmark para os mais diversos investimentos no Brasil. Esta taxa e seus devidos valores são definidos e usados em fundos de investimento, contas corrente, e muitos tipos de investimentos de baixo risco diferentes. Você verá, com frequência, fundos dizendo que rendem X% do CDI, e entender as origens e significados do CDI é essencial.

CDI: o que é?

Em primeiro lugar, o que é o chamado CDI? CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. O CDI é a taxa média pela qual os bancos brasileiros estão dispostos a tomar / emprestar uns aos outros por um dia. Este mercado também é denominado “mercado monetário interbancário”.

Leia também

Essa taxa é calculada pela CETIP, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos. O valor da CDI é publicado diariamente no site da CETIP.

Por que o Brasil usa o CDI em um investimento?

Antes de 1994 (ano em que o Plano Real – plano econômico que conseguiu controlar a hiperinflação no país – foi lançado), o Brasil costumava sofrer com uma inflação extremamente alta – o IPC nos 12 meses anteriores ao Plano Real era de quase 5.000%. Devido a isso, o planejamento de longo prazo não era possível, com a maioria das pessoas tentando simplesmente comprar algo (carros, imóveis, até mantimentos) assim que tivessem algum dinheiro ou investir seu dinheiro exclusivamente em investimentos de curto prazo – planos econômicos a tentativa de controlar a inflação muitas vezes confiscava os investimentos em produtos financeiros da população, portanto, ao investir em tais produtos, a população exigia a possibilidade de sair a qualquer momento caso suspeitasse que um plano econômico estava para ser implementado.

Essa história econômica problemática criou uma “cultura de curto prazo” na economia, onde as pessoas evitavam o planejamento de longo prazo e as transações eram em sua maioria referenciadas às taxas de juros overnight – o CDI. Recentemente, houve algumas discussões sobre por que ainda usamos o CDI e possíveis alternativas para esse índice. As tentativas não deram certo e o CDI ainda é a grande referência para a economia brasileira no que diz respeito aos juros nominais em moeda local.

CDI para investimentos

A CDI é uma taxa usada como base para diversos investimentos de renda fixa, e é uma boa referência para investimentos. (Foto: Yezmin Thomas)

Cálculo usando o CDI

CDI é uma taxa expressa em base anual que usa a convenção de contagem de dias úteis exponenciais. Isto significa que o CDI é uma taxa válida apenas para dias úteis – fins de semana não são incluídos no processo de contagem de dias, e um ano é considerado como tendo 252 dias úteis – e a fórmula de cálculo usa juros compostos cálculo – diferente do mercado internacional onde o cálculo de juros linear é usado. Este método de cálculo se compara aos swaps, onde a taxa flutuante é zerada diariamente.

Se você fizer um investimento com receita de juros referenciada no CDI, sua receita deve ser calculada usando como referência o CDI para os dias úteis.. Existem, entretanto, algumas operações em que são negociadas variações do CDI, que são o percentual do CDI e uma margem sobre o CDI. Cada um deles requer uma fórmula específica para o cálculo correto dos valores de juros.

Tipos de investimentos com CDI

Existem dois tipos de investimentos que usam o CDI como base

Percentual do CDI: é frequentemente utilizada em operações de crédito e depósitos. O investimento ou fundo paga como rendimendo uma porcentagem do CDI.

Margem sobre CDI: normalmente as operações de crédito utilizam essa convenção, onde é aplicável uma margem sobre a taxa básica para o cálculo dos juros. Ou seja, o investimento vai pagar uma margem acima do valor do CDI.

Tem interesse em mais informações sobre o CDI e como são calculados os produtos financeiros a partir dessa taxa? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário