O que significa aplicação automática?

Em Investimentos por André M. Coelho

Todas as coisas sendo iguais, simples é melhor do que complexo. Você concorda? Tenho a certeza que sim. Minha experiência me diz que aqueles que se livram da complexidade desnecessária de sua vida financeira tendem a se sair muito melhor do que aqueles que não o fazem. E se você está de acordo com essa ideia, com certeza vai querer automatizar seus investimentos. É uma das melhores maneiras de simplificar e melhorar sua vida financeira com a aplicação automática.

O que significa aplicação automática?

É quando você organiza a retirada de uma quantia fixa de dinheiro de seu contracheque ou conta bancária todos os meses e o investimento em uma alocação predeterminada. As contribuições para planos de aposentadoria são um bom exemplo disso. Se você aplicar dinheiro de sua conta a cada mês e investir automaticamente na aposentadoria, você automatizou seu investimento.

Leia também

O que estou sugerindo aqui é que você use o mesmo método para financiar uma conta que não seja de aposentadoria e investir automaticamente.

Como fazer investimentos automáticos?

Este é um processo muito direto. Primeiro, determine quanto dinheiro você deseja economizar e de qual conta. Em seguida, ligue para o seu banco ou instituição financeira e diga a eles que você deseja definir um plano de investimento automático e como deseja que o dinheiro seja investido. Eles farão toda a papelada. Depois de concluir o resultado final, a mágica automatizada começa.

Aplicações automáticas

Investimentos automáticos podem te ajudar a organizar as finanças de forma prática e rápida. (Foto: M1 Finance)

Por que fazer a aplicação automática de investimentos?

Existem 4 boas razões para automatizar seus investimentos:

1. Você não pode gastar o dinheiro

Quando você automaticamente deposita dinheiro em sua conta de investimento, isso significa que o dinheiro não está tentando gastá-lo. Isso reduz gastos discricionários e ajuda você a atingir seus objetivos financeiros com muito mais rapidez.

Outra observação de Neal: Quando você automatiza seus investimentos, faz muito sentido considerar o crescimento do patrimônio. Digo isso porque as pessoas que configuram o investimento automático geralmente o fazem para atender a uma necessidade de investimento de longo prazo. E o crescimento geralmente é uma boa opção para pessoas com objetivos de longo prazo em mente.

2. Menos discussões

Quando você automatiza seus investimentos, também automatiza suas economias e isso deixa menos espaço para brigar sobre quanto gastar ou economizar. O dinheiro é reservado para o seu futuro sem nenhum trabalho ou discussão. Isso significa que você não precisa convencer outras pessoas metade das virtudes do planejamento da aposentadoria. Você o automatizou, você é um gênio.

3. Nenhum trabalho necessário

É preciso um pouco de esforço para configurar isso – mas não muito. E depois que tudo estiver pronto, seu sucesso financeiro cuidará de si mesmo. Você não terá que perder tempo se preocupando, ligando, movimentando dinheiro, etc. O dinheiro será investido para você enquanto estiver fazendo coisas mais importantes – como aproveitar a vida.

4. As probabilidades estão a seu favor

Se você for como a maioria das pessoas que conheço, a maior parte de suas economias e investimentos estão em seus planos de aposentadoria. Há duas razões para isso. Primeiro, as penalidades fiscais tornam muito difícil e caro extrair esse dinheiro. E, segundo, o dinheiro cresce rápido porque você aumenta a cada mês.

Embora você possa acessar sua conta de investimentos sem incorrer nas mesmas penalidades fiscais, a maioria das pessoas que conheço tende a deixar essas contas automatizadas de lado. Eles vão construindo riqueza pouco a pouco. Eles não querem retroceder. Além disso, você ainda tem aquelas adições automáticas trabalhando para você, que realmente aumentam com o tempo.

É fácil automatizar seus investimentos e os retornos são enormes. Ele tem os benefícios adicionais de tornar seu futuro mais seguro, cortando seus gastos atuais e reduzindo o atrito financeiro em casa.

O que está impedindo você de aproveitar essa tática grátis?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário