Quanto economizar de dinheiro ganhando pouco?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Guardar dinheiro é algo difícil para todos. A verdade é que é que para começar a poupar é preciso trabalho duro, planejamento e disciplina. e mesmo quem ganha pouco poderá conquistar finanças mais positivas.

É importante ter o hábito de economizar dinheiro regularmente. Suas economias fornecerão uma almofada para você se você tiver despesas inesperadas aparecer no seu orçamento ou se você perder de repente o emprego ou fazer um corte de salário. Ter economia também fornecerá os meios para alcançar seus objetivos financeiros.

Se você não está economizando dinheiro regularmente, não é tarde demais – aqui está um plano que pode levá-lo de uma conta vazia para economias saudáveis ​​e mudar a maneira como você lida com seu dinheiro.

Leia também

Como economizar dinheiro: quanto economizar ganhando pouco?

Um orçamento ajudará você a diagnosticar seu problema de poupança. Você pode ter um problema de renda, onde não faz o suficiente para cobrir suas necessidades básicas. Você também pode ter um problema de gastos, pois pode gastar demais em uma categoria específica ou em geral.

Um orçamento pode ajudá-lo a identificar suas áreas problemáticas para que você possa criar estratégias para facilitar a economia de dinheiro. Depois de ter uma lista de suas despesas e receitas, você pode realmente começar a fazer alterações em seus hábitos.

Quanto você economiza por mês pode ser 5%, 10%, menos ou mais, do seu salário. Assim, você começará a ter cada vez mais dinheiro, e criará o costume de sempre poupar.

Poupar com pouco dinheiro

Economizar dinheiro com pouca grana disponível é mais difícil, mas não é impossível de começar. (Imagem: Debt)

Economizar dinheiro por mês para um fundo de emergência

Um fundo de emergência protegerá suas economias, pois é o dinheiro reservado para cobrir contas e despesas inesperadas. Se você ainda tem dívidas, precisará ter cerca de um mês de despesas em seu fundo de emergência.

Se isso parecer demais, procure R$1.000 para começar. Isso facilitará o foco em seus outros objetivos, porque você sabe que tem pelo menos algo para emergências. Se você não tiver um fundo de emergência, a construção de um deve ser sua principal prioridade antes de pagar agressivamente dívidas ou comprar outros itens.

Comece com pouco dinheiro e vá aumentando pouco a pouco seu fundo de emergência. Rapidamente, tenho certeza de que o fundo começará a crescer, mesmo com pouco dinheiro por vez.

Pague suas dívidas para economizar dinheiro

Quando estiver no caminho certo com seu fundo de emergência, configure um plano de pagamento da dívida para observar o quanto você está fazendo em pagamentos de dívidas a cada mês e depois pense na rapidez com que isso poderia aumentar se você estivesse se pagando.

Faça sacrifícios em seu orçamento, para que você tenha mais dinheiro para investir em sua dívida a cada mês. As chances são de que você esteja pagando mais juros (especialmente em cartões de crédito) do que ganhando economias que atualmente possui.

Faz sentido pagar sua dívida antes de começar a construir agressivamente suas economias. Reserve um tempo agora para fazer isso acontecer.

O dinheiro que você reserva para o fundo de emergência deve ir também para pagar suas dívidas. Separe metade para um, metade para outro, até tudo estar quitado.

Encontre maneiras de economizar todos os dias

Quando você quer economizar dinheiro, precisa ser frugal. Encontre maneiras de economizar no supermercado, em seus utilitários e em suas contas mensais. Mude os planos e fornecedores com seguros e telefones celulares para economizar dinheiro.

Você deve considerar cortar o cabo e escolher opções menos caras para economizar em todas as suas despesas. Limite a quantia gasta em entretenimento, para que você gaste apenas o que é mais importante para você. Faça uma meta para reduzir suas maiores categorias em R$100 por mês.

Quando isso se tornar rotineiro, corte novamente. É importante observar que, ao passar por esse processo, certifique-se de ainda se permitir um subsídio e algum dinheiro divertido para gastar em coisas para que você não se sinta privado e ressentido enquanto tenta economizar.

Priorize suas economias

Depois de ficar sem dívidas e economizar dinheiro, é importante ter objetivos claros para suas economias. Você pode comprar uma casa, que requer um adiantamento substancial. Você sempre deve pagar por suas férias e presentes em dinheiro – essa é uma meta de poupança comum.

Você também deve trabalhar para economizar e pagar por um carro em dinheiro. Finalmente, algumas de suas economias podem ser alocadas para construção de riqueza, compra de propriedades de investimento ou investimento no mercado de ações.

Em suma, ajuda a saber para onde você deseja que seu dinheiro vá, porque ajuda você a se manter motivado para alcançar suas metas de poupança.

Torne poupar um hábito para sua vida

Se você ganhar dinheiro com economia de um hábito ao longo da vida, ele pode ajudar a aliviar o estresse de gerenciar seu dinheiro. À medida que você prioriza a economia, você começará a pesquisar automaticamente os preços antes de ir à loja. Isso ajudará a interromper as compras de impulso e a tornará mais consciente do que está gastando.

Você também pode criar suas economias automaticamente com uma transferência mensal do valor que deseja economizar. O importante é começar pequeno e incorporar esses hábitos em sua vida diária. Você não pode esperar que sua situação financeira mude até que você priorize a economia.

Como você começou a economizar? Quais dicas daria para quem precisa poupar dinheiro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário