O que são fundos de investimento?

Em Investimentos por André M. Coelho

Fundos de investimento, fundos mútuos, ETFs, fundos de investimento. Aqui fornecemos uma introdução aos fundos de investimento para iniciantes e mostramos os melhores tipos de fundos para colocar na sua carteira para diversificar bem seus investimentos.

O que é fundo de investimento?

Existem três tipos de fundos: fundos (também conhecidos como fundos mútuos, fundos de unidade e empresas de investimento aberto), fundos negociados em câmbio (ETFs) e fundos de investimento

Um fundo de investimentos oferecem acesso a um amplo grupo de ativos em um único investimento em uma variedade de categorias.

Leia também

Os fundos podem ter um foco específico, como um país, uma região ou um mercado emergente, e pode se especializar em diferentes classes de ativos, incluindo ações, renda fixa, propriedades ou setores, como metais preciosos ou infraestrutura

Um fundo de investimento reúne dinheiro de muitos investidores e é usado para comprar uma variedade de ativos – dando aos investidores uma participação instantânea em várias participações e o benefício da experiência no fundo.

Os fundos são populares, pois essas cestas prontas de valores mobiliários são uma ótima maneira de investir um portfólio diversificado, com baixas taxas contínuas, facilidade de negociação e flexibilidade, além de aumentar seu apelo.

Todos os tipos de fundos oferecem acesso a um grupo de ativos financeiros sem precisar comprá-los individualmente.

Os fundos são uma maneira simples de investir em uma série de empresas líderes em que os gerentes decidem em quais empresas investirem, quando investir e quanto do dinheiro de um fundo se comprometer com uma empresa específica.

Mas você precisará estar nele a longo prazo, pelo menos cinco anos. Dessa forma, você tem mais chances de passar por qualquer volatilidade do mercado de curto prazo e desfrutar de retornos maiores.

Quais os riscos de fundos de investimentos?

O valor dos investimentos pode cair, bem como aumentar e qualquer renda deles não é garantida e você pode voltar menos do que investiu. O desempenho passado não é um guia para o desempenho futuro.

Aqui não fornecemos conselhos de investimento. Se você estiver em dúvida sobre o risco ou a adequação de um investimento ou produto, procure conselhos de um consultor financeiro independente.

A extensão e o valor de quaisquer vantagens ou benefícios fiscais de fundos de investimento variarão de acordo com as circunstâncias do indivíduo. Os níveis e bases de tributação também podem mudar.

Fundos de investimentos para sua carteira

Fundos de investimentos são ótimos para diversificar seu investimento com um capital menor. (Imagem: LeBow)

Por que escolher fundos de investimentos?

Algumas razões poderão te atrair para fundos de investimentos.

1; Simplicidade

Os fundos são uma maneira simples de acessar investimentos de empresas líderes em todo o mundo.

Como você terá uma parte de várias classes de ativos diferentes, ela é considerada um risco menor do que a compra de ações em uma ou duas empresas, pois qualquer alteração em uma ação pode ser compensada pelo desempenho dos outros.

2. Perícia

Como as equipes de profissionais gastam seu tempo pesquisando milhares de investimentos, você normalmente paga mais por um fundo gerenciado ativamente, mas há potencial para retornos muito mais altos.

Isso também significa que alguém está taticamente gerenciando seus investimentos; portanto, quando uma região parece que pode estar em cima, ou um setor começa a sofrer, o gerente do fundo pode decidir mover seu dinheiro para expô-lo ao crescimento ou protegê-lo de qualquer um perdas.

3. Escolha

Você decide quais fundos comprarem com base em sua atitude de risco e por quanto tempo planeja investir. Com diversas corretoras, você pode acessar diferentes seleções de fundos pesquisadas independentemente:

Fundos para você começar

Fundos para construir sua carteira

Fundos para investidores experientes

Diferenças entre fundos e ações

Em vez de comprar ações em empresas individuais, os fundos oferecem acesso a um amplo grupo de investimentos em um único investimento.

Ao compartilhar seu dinheiro em várias classes de ativos diferentes, ele é considerado menor risco do que comprar ações em uma ou duas empresas, pois qualquer alteração em uma ação pode ser compensada pelo desempenho dos outros.

Onde os fundos investem?

Os fundos podem ter um foco específico, como um país, uma região ou um mercado emergente, e pode se especializar em diferentes classes de ativos, incluindo ações, renda fixa, propriedades ou setores, como metais preciosos ou infraestrutura.

O que são fundos negociados na bolsa (ETFs)?

Os fundos negociados em bolsas (ETFs) e commodities negociadas em bolsas (ETCS) combinam o benefício de um fundo e uma ação em um investimento. Como seus nomes sugerem, os produtos negociados em câmbio são negociados em bolsas de valores, como a BM&F.

Qual é a diferença entre fundos abertos e fechados?

Simplificando, o Open-end significa que o fundo pode emitir ações a qualquer momento, enquanto o fechado apenas um número fixo de ações, geralmente desde o início. É importante entender estes fundos e seus riscos para conseguir diversificar corretamente.

Qual é a diferença entre fundos ativos e passivos?

Gerenciado ativamente os gerentes de fundos em vigor trabalhando para superar os mercados, enquanto a abordagem passiva rastreia um índice do mercado de ações como o Bovespa, na tentativa de replicar seu desempenho.

Faz sentido, então, que um fundo passivo custe menos do que um fundo gerenciado ativamente, pois normalmente existem níveis mais baixos de atividade de gerenciamento e negociação.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário