O que é um fundo multimercado?
Um fundo de ativos múltiplos, também conhecido como fundo multi-ativos, ou fundo multimercado, é uma combinação de classes de ativos (como dinheiro, patrimônio ou títulos) usada como investimento. Um investimento multimercado contém mais de uma classe de ativos, criando assim um grupo ou portfólio de ativos. Os pesos e tipos de classes variam de acordo com o investidor individual.
O que é e como funciona o fundo multimercado?
Como o nome sugere, um fundo multi-ativo investe em uma variedade de classes de ativos. Embora alguns fundos possam, por exemplo, investir apenas em ações ou títulos, um fundo com vários ativos normalmente mantém ambos, bem como propriedades, dinheiro e potencialmente até ativos alternativos, como o ouro.
Leia também
Fundo de investimento multimercado vale a pena?
O principal benefício oferecido por um fundo multi-mercado é que você entrega a responsabilidade por como seu dinheiro é investido e diversificado para um gerente de fundos, com quem você confia para tomar as decisões de investimento certas.
Ao investir em um fundo único, que possui vários ativos diferentes, você pode efetivamente espalhar seu risco. Em teoria, o desempenho dos ativos mais fortes deve compensar o desempenho dos mais fracos, levando a retornos gerais mais firmes.
No entanto, se um ativo tiver um desempenho excepcionalmente bom, você perde os retornos de que teria gostado se acabasse de investir nesse ativo em particular. É importante apreciar que, não importa o quanto você diversifique, seus investimentos ainda podem cair em valor e você pode voltar menos do que investe.
Como encontrar os melhores fundos multimercado?
Os melhores fundos multimercado aumentam a diversificação de um portfólio geral, distribuindo investimentos ao longo de várias classes. Isso reduz o risco (volatilidade) em comparação com a manutenção de uma classe de ativos, mas também pode dificultar os retornos em potencial.
Por exemplo, um fundo multimercado pode possuir títulos, ações, dinheiro e imóveis, enquanto um investidor de classe única pode possuir apenas ações. Uma classe de ativos pode superar durante um período específico de tempo, mas historicamente, nenhuma classe de ativos superará a cada período.
O ideal é que o fundo multimercado tenha investimentos expostos a diferentes riscos, de forma a ter uma proteção mais diversificada para sua carteira.
Fundo multimercado tem come cotas?
Depende.
Muitas empresas de fundos mútuos oferecem fundos de alocação de ativos projetados para executar de acordo com a tolerância de um investidor por risco. Os fundos podem variar de agressivo a conservador. Um fundo de estilo agressivo teria uma alocação muito maior para as ações, com talvez até 100%.
De acordo com a variação do risco e dos prazos, o fundo pode ou não ter o “come-cotas”. É importante ver as informações do fundo antes de aplicar seu dinheiro para evitar qualquer problema.
Como é a tributação de fundos multimercado?
Um fundo de investimentos multimercado é construída principalmente para limitar o risco de queda, ampliando uma exposição aos investidores a diferentes setores. Alguns ETFs podem ser considerados investimentos multimercado.
Os investimentos em fundo multimercado podem mudar ao longo do tempo para acomodar a direção do investidor.
Seja como for, a tributação funcionará da seguinte forma, de acordo com o prazo e aplicação de dinheiro no fundo.
Fundos multimercado de curto prazo:
- Até 180 dias de aplicação 22,5%
- Acima de 180 dias de aplicação 20%
Fundos multimercado de longo prazo:
- Até 180 dias de aplicação 22,5%
- De 180 a 360 dias de aplicação 20%
- De 361 a 720 dias de aplicação 17,5%
- Acima de 720 dias de aplicação 15%
Qual o benchmark de fundos multimercado?
Os fundos de data-alvo são fundos com vários ativos que alteram a alocação de acordo com o horizonte de tempo do investidor. Os investidores selecionariam o fundo que espelharia de perto seu horizonte de tempo.
Um investidor cujo horizonte de tempo é significativamente mais curto selecionaria um dos fundos de amadurecimento mais recentes. Alguém se aposentando em cinco anos teria um fundo de data-alvo com um nível mais alto de renda fixa para reduzir o risco geral e o foco na preservação de capital. Se você busca um fundo de curto prazo, o benchmark geralmente será um índice ou taxa com menor variação, como CDI, poupança, entre outros.
Os fundos de data -alvo são benéficos para investidores que não desejam se envolver na escolha de uma alocação de ativos apropriada. À medida que o investidor envelhece e o horizonte do tempo diminui, o mesmo acontece com o nível de risco do fundo da data-alvo. Com o tempo, o fundo passa gradualmente de ações para renda fixa e mercado monetário automaticamente. Daí, o investidor deve buscar, em fundos de mais longo prazo, benchmarks índices como o Ibovespa, S&P, entre outros.
https://youtu.be/FQ4sIyPfoXc
Fundos multimercado na sua carteira de investimentos
Diferentemente dos fundos equilibrados, que normalmente se concentram em atender ou derrotar apenas um benchmark, os fundos multimercado são compostos para obter um determinado resultado de investimento, como exceder a inflação. Suas amplas opções para investir, variando de valores mobiliários, setores, imóveis e outros tipos de valores mobiliários, oferecem uma enorme flexibilidade para atingir seus objetivos.
Esse tipo de fundo também oferece mais diversificação do que a maioria dos fundos equilibrados, que podem combinar principalmente renda e ações fixas. Muitos são gerenciados ativamente, o que significa que uma pessoa ou grupo de pessoas toma decisões com base na dinâmica do mercado para maximizar os retornos e limitar o risco.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Banco de investimento, para que serve?
Investimento a longo prazo, qual o melhor?
O que é uma cota de resgate em um fundo de investimento?
10 erros que todo investidor comete
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.