Quais os tipos de fundos de investimento?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Quando se trata de colocar seu dinheiro em um fundo de investimento, é importante entender os diferentes tipos de fundos que existem e os perfis dos investidores para os quais são adequados.

Existem inúmeros fundos de investimento e inúmeras maneiras de classificá los. No entanto, a categoria mais comum e a que você provavelmente encontrará é a categoria que classifica os fundos de acordo com o tipo de ativo em que eles investem.

Fundos de renda fixa

Esses fundos investem em instrumentos de renda fixa, como notas promissórias, títulos, contas do tesouro etc. O valor desses fundos e seu desempenho estão diretamente relacionados a mudanças nas taxas de juros. Para que o risco seja menor, eles devem ser fundos de renda fixa de curto prazo, mas o retorno também será menor.

Leia também

Esse tipo de fundo é particularmente adequado para investidores com um perfil conservador que esteja disposto a assumir um retorno mais baixo por um risco menor.

Fundos do mercado monetário

Essa categoria de fundos de investimento procura manter o capital disponível e alcançar um retorno com base em taxas de juros de curto prazo. Como o nome sugere, esses fundos são compostos de ativos do mercado monetário, principalmente em dinheiro e créditos de curto prazo.

Os fundos do mercado monetário são muito seguros e estáveis, mas não muito lucrativos. Eles são projetados para investidores que desejam acumular suas economias enquanto esperam o momento certo para usá-los.

Tipos de fundos de investimentos

Diferentes fundos de investimento podem ajudar muito na diversificação da sua carteira. (Imagem: divulgação)

Fundos de investimento em ações

Esses fundos são compostos principalmente de ações. Eles são divididos em diferentes categorias de acordo com características como os mercados em que investem ou os setores de atividade. Esses fundos de investimento produzem um retorno mais alto do que os fundos de renda fixa, mas o risco também é maior

Os fundos de ações são recomendados para investidores com um perfil mais audacioso que esteja disposto a assumir um risco maior em troca de um retorno mais alto.

Fundos multimercado

Esses fundos investem em uma combinação de instrumentos de renda fixa, patrimônio, ações, e outros tipos de bens, como ouro, moedas estrangeiras, e outros. O nível de risco dependerá da porcentagem de cada tipo de instrumento, por isso é importante conhecer as proporções investidas em cada classe de ativos.

Se o fundo for composto de uma porcentagem maior de renda fixa, o risco será menor e o retorno também. Por outro lado, se o fundo for composto de uma porcentagem maior de ações, o risco será maior e o retorno esperado também.

Os fundos multimercado são adequados para todos os tipos de perfis, dependendo da porcentagem que você deseja investir em renda fixa, ações, e outros investimentos.

Fundos garantidos

A principal característica desses fundos é que você pode recuperar seu investimento até uma determinada data e, em alguns casos, obter um retorno adicional. Os fundos garantidos incluem fundos de renda fixa (que garantem o capital inicial investido mais um retorno fixo na data de vencimento) e fundos de ações (que garantem o capital inicial investido mais um retorno com base no desempenho dos ativos no fundo).

No caso de fundos de ações garantidos, se os mercados em que eles investem não tiverem o desempenho do esperado, você não receberá nenhum retorno adicional.

Esses fundos são projetados para investidores com um perfil conservador que estão dispostos a deixar seu dinheiro no fundo por um longo tempo.

Fundos de investimento hedge ou alternativos

Esse tipo de fundo oferece ao gerente do fundo a liberdade de usar uma variedade de métodos para obter o maior retorno possível. Também conhecidos como fundos de hedge, os fundos alternativos buscam obter um retorno positivo, independentemente das condições do mercado.

O risco com esse tipo de fundo está situado no meio do caminho entre os fundos de renda fixa e patrimônio.

Esses fundos nesta categoria são diferenciados por critérios ou características, como a moeda em que operam, a área geográfica, o setor de negócios das empresas em que investem ou os critérios de responsabilidade social das empresas selecionadas para investimento.

Mas, além desses conceitos e características, o critério mais importante – aquele que deve orientar seu fundo de escolha – é o retorno que você espera obter e o risco que está disposto a assumir. Em outras palavras, comece escolhendo entre um fundo de investimento conservador, dinâmico ou agressivo.

Qual o melhor fundo para seu perfil de investimento? Como você escolhe seus investimentos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário