Como escolher os melhores investimentos em renda fixa?

Em Investimentos por André M. Coelho

Os investimentos de renda fixa podem fornecer um fluxo constante de renda por meio de dividendos ou pagamentos de juros. Na paisagem de investimento, a renda fixa é geralmente considerada uma classe de ativos menos arriscada, já que há alguma previsibilidade sobre o que você pode ganhar. Você pode usar investimentos de renda fixa para gerar renda atual ou renda de aposentadoria ou como uma âncora para toda sua carteira.

Entender todas as opções pode ajudá-lo a decidir a melhor forma de usar esse tipo de segurança. Considere trabalhar com um consultor financeiro antes de determinar quais valores mobiliários de renda fixa para comprar.

Leia também

O que é renda fixa?

Quando você está falando sobre investimentos de renda fixa, você geralmente está falando de investimentos que pagam dividendos ou juros ao longo do tempo. O pagamento ou taxa de retorno é corrigido, o que significa que os investidores podem ser bastante certos do que provavelmente ganharão com o investimento.

Em comparação com outros valores mobiliários, a renda fixa tende a ser menos suscetível à volatilidade do mercado. Mas os investimentos mais arriscados podem gerar retornos mais altos. Portanto, investir em renda fixa é algo de um trade-off porque você está trocando a possibilidade de retornos mais altos para um investimento mais seguro.

Como funcionam os investimentos em renda fixa?

Em geral, os títulos de renda fixa são mais ou menos os mesmos em termos do que fazem para os investidores. Isso significa fornecer renda confiável, seja na forma de pagamentos de juros ou dividendos. Os juros ganhos em investimentos de renda fixa são semelhantes aos juros ganhos em uma conta de poupança ou conta de mercado de dinheiro – é tipicamente definido a uma taxa fixa e não variável.

Portanto, pode haver um rendimento específico ou retorno que você está garantido para receber seu investimento ao longo do tempo. É assim que os títulos, alguns dos investimentos de renda fixa mais popular e conhecidos, trabalham.

Então você tem dividendos. Um dividendo representa uma porcentagem dos lucros de uma empresa paga aos seus acionistas. Enquanto os títulos estão associados a pagamentos de juros, os dividendos são mais comumente associados a ações.

Nem todas as ações pagam dividendos, mas aqueles que podem fazer esses pagamentos aos acionistas mensais, trimestralmente ou anualmente. Os pagamentos de dividendos não são necessariamente definidos em pedra – eles podem aumentar ou diminuir à medida que os lucros de uma empresa aumentam ou diminuem. Mas se você estiver investindo em dividendos aristocratas ou reis de dividendos, geralmente poderá contar com o recebimento de pagamentos de dividendos regulares que aumentem ao longo do tempo.

A vantagem dos dividendos é que você pode usá-los para a renda atual ou reinvesti-los em ações adicionais de ações de dividendos. Se você não precisar da renda fixa que um estoque de dividendos está fornecendo agora, você pode usá-lo para comprar compartilhamentos adicionais e expandir sua carteira sem ter que pagar dinheiro adicional para fora do seu bolso.

Investimentos de renda fixa

Investimentos de renda fixa contribuem para proteger seu dinheiro e gerar ganhos constantes. (Imagem: TheStreet)

Qual o melhor investimento de renda fixa?

Como mencionado, há mais de uma maneira de investir em renda fixa. E você pode decidir que apenas funciona melhor para você ou que uma combinação de várias opções é melhor. Aqui está uma visão geral de algumas das formas mais populares de investir em renda fixa.

1. Investimentos no tesouro

Os títulos do tesouro apoiados pelo governo são algumas das formas mais seguras de investir para renda fixa. Há praticamente zero risco de perder dinheiro com esses investimentos, independentemente de você estar investindo por curto ou longo prazo.

Existem várias maneiras de investir com títulos do tesouro, como notas, letras, e fundos de investimento. Escolha o seu e poderá ser ideal para sua carteira.

2. Títulos

Os títulos pagam juros para investidores de acordo com uma programação definida. Eles podem devolver seu dinheiro – incluindo o principal e juros ganhos – para você em uma data de vencimento predeterminada. Os títulos podem ser emitidos por diferentes entidades que podem influenciar a taxa de retorno que oferecem.

Por exemplo, títulos de empresas podem ter maior remuneração, mas ter um risco maior, enquanto títulos de órgãos públicos podem ser de baixo risco mas pagar valores menores.

3. Fundos de renda fixa e ETFs

Além de comprar laços individuais, você também pode aproveitar a renda fixa por meio de fundos de obrigações ou ETF do Bond. Possuir um fundo mútuo de títulos ou fundos negociados por troca permite que você mantenha vários tipos diferentes de títulos em um só lugar. Isso pode permitir uma liquidez maior, mas é importante manter o Fundo de Bond Fund e as razões de despesas do ETF de obrigações em mente.

Ao escolher fundos de títulos ou ETFs, é importante considerar o desempenho e o custo do fundo. A relação de despesas que você paga pode determinar quanto de seus retornos você consegue manter. Quanto menor a relação de despesas, melhor. E tenha em mente que o desempenho passado não é garantia absoluta de quão bem qualquer fundo fará no futuro.

4. Ações preferenciais

Se você estiver interessado em dividendos como parte do seu plano de investimento de renda fixa, você pode considerar ações preferenciais. As ações preferenciais são necessárias para pagar dividendos ou interesses a acionistas preferenciais antes de serem pagos aos acionistas comuns. Em comparação com ações ordinárias, ações preferenciais podem oferecer dividendos mais e mais consistentes aos investidores.

5. Produtos bancários para renda fixa

Além de investimentos de renda fixa, existem outras maneiras de gerar renda estável do seu dinheiro. Os bancos e cooperativas podem oferecer as seguintes opções para obter renda com risco mínimo:

Certificados de depósito: certificados de depósito ou CDs são depósitos de tempo, o que significa que você concorda em manter seu dinheiro na conta de um período de tempo definido. Em troca, você ganha juros sobre o dinheiro que você deposita. Os CDs podem pagar taxas de juros mais altas do que as contas regulares de poupança, mas elas não têm liquidez, uma vez que uma penalidade pode solicitar a retirada do dinheiro antecipadamente.

Contas com renda do CDI: as contas do mercado monetário são semelhantes às contas de CD, pois podem obter uma maior taxa de juros em comparação com contas de poupança regulares. A diferença é que as contas de mercado monetário podem oferecer recursos adicionais, como acesso a recursos de contas corrente.

Como fazer investimentos de renda fixa?

Se você estiver interessado em renda fixa, o tipo de investimentos escolhidos pode determinar como você os adiciona para sua carteira.

Por exemplo, se você estiver interessado em qualquer tipo de título do Tesouro, você precisaria comprá-los através do Tesouro direto. Se você quiser abrir contas de CD ou no mercado monetário, você pode fazer isso online, em um banco digital. Mas se você quiser dar fundos de renda fixa ou ETFs ou ações preferenciais, uma corretora on-line poderia ajudar com isso.

As contas de corretagem on-line facilitam investir em fundos de obrigações, ETFs e ações de dividendos. Dependendo da corretora, pode haver um mínimo para investir e você pode não ter de pagar para negociar ETFs e ações. Ao comparar as contas de corretagem on-line, certifique-se de verificar o intervalo de opções de investimento disponíveis, o mínimo necessário para investir e o que você pagará em comissões ao comércio.

Vale a pena investir em renda fixa?

Investimentos de renda fixa, que vêm em uma miríade de formas, podem ajudar a complementar outros títulos em seu portfólio de investimento e torná-lo mais bem arredondado, menos vulnerável à volatilidade do mercado e também mais valioso.

Se você estiver se aproximando da aposentadoria ou simplesmente tentando planejar com antecedência, considere qual tipo de títulos de renda fixa pode ser mais adequado para atingir seus objetivos.

Não se esqueça de considerar os títulos híbridos, como obrigações conversíveis, que têm um componente de renda fixa e um componente de equidade.

Dicas para investimento em renda fixa

Como outros investimentos, a renda fixa está sujeita a impostos sobre ganhos. A maneira como os investimentos individuais são tributados podem depender do tipo de investimento. Mais uma vez, por exemplo, os títulos municipais são geralmente isentos de impostos.

Mas os laços corporativos são tributados sobre o interesse e sobre ganhos de capital.

Conversar sobre a tributação de renda fixa com um consultor financeiro ou profissional de imposto pode ajudá-lo a decidir qual tipo de investimentos funcionam melhor dentro de sua atual estratégia fiscal.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário