Tesouro Selic: o que é? Qual o rendimento e liquidez?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O Tesouro Selic é um título público emitido pelo governo federal brasileiro, visto como uma porta de entrada para o mercado financeiro. Isso significa que seu investimento funciona como um empréstimo para o governo.

Como não requer altos valores de investimento e possui baixas taxas de risco, o ativo é uma boa opção para começar a investir.

É comum o investidor inexperiente ter muitas perguntas sobre o tipo de investimento inicial, as taxas cobradas, a lucratividade, os impostos envolvidos, o tempo de resgate e assim por diante

Se você quiser entender melhor como o Tesouro Selic funciona e por que pode ser uma solução de investimento para sua situação financeira, este artigo é para você. Separamos as informações principais para garantir uma boa tomada de decisão. Boa leitura!

Leia também

Tesouro direto Selic: o que é?

O tesouro Selic é um título emitido pelo Tesouro Nacional com rendimento ligado à taxa de juros básica do país. Isto é, é um título público.

O investidor que escolhe essa modalidade empresta o valor investido ao governo em troca do direito de receber remuneração futura por este empréstimo.

O valor coletado é usado para pagar contas e financiar atividades estaduais e federais, através da promoção de áreas como saúde, educação, infraestrutura, lazer, entre outras.

Por ser uma forma de investimento com uma renda fixa e possui uma das taxas de risco de mercado mais baixas, é uma escolha inteligente para investidores iniciantes que ainda se sentem inseguros.

Além disso, a segurança tem liquidez diária, ou seja, o investidor pode retirar o valor a qualquer momento. Por esse motivo, é a melhor alternativa para aqueles que estão fugindo da falta de lucratividade da economia e à procura de flexibilidade na redenção do dinheiro.

Devido a essa instalação, o tesouro Selic ainda é a melhor opção para a formação de uma reserva de emergência.

O investimento pode protegê-lo em situações financeiras imprevisíveis, como a perda de um emprego, doença, acidentes, entre outros.

Tesouro Selic e sua rentabilidade

O Tesouro Selic é um investimento de renda fixa que poderá contribuir para uma boa rentabilidade em sua carteira de investimentos. (Imagem: V10)

Tesouro Selic: como funciona^?

O tesouro Selic funciona de maneira simples. Quando você compra um título, você empresta o valor para recebê-lo de volta com juros.

É um título que rastreia as flutuações na taxa básica de juros brasileira. E, como é emitido pela instituição mais segura do país, pelo governo federal, e ainda tem excelente liquidez, sua renda é significativa.

Vantagens, rentabilidade e liquidez do tesouro Selic

Confira as principais vantagens do investimento no Tesouro Selic.

Facilidade

Usar a plataforma direta do Tesouro para investir nesse título público é extremamente simples. Além disso, alguns corretores oferecem plataformas integradas ao sistema, facilitando ainda mais a negociação desses ativos.

Baixo risco

O tesouro seletivo é um dos ativos mais seguros do mercado financeiro dos residentes do Reino Unido. Eles são chamados de “livre de risco” ou “risco zero” porque o investidor perde apenas dinheiro se o governo falir (algo que nunca aconteceu e tem chances mínimas de acontecer).

Alta liquidez

Outra vantagem do tesouro seletivo é sua liquidez diária. Isso significa que o investimento pode ser resgatado a qualquer momento sem perda. No entanto, a recomendação é esperar pelo menos 30 dias para receber a isenção do IOF (imposto sobre transações financeiras) e não comprometer a lucratividade.

Baixa volatilidade

A flutuação dos preços no mercado financeiro tem pouco efeito sobre o tesouro Selic, porque funciona diariamente após a taxa de juros básica. Entre todos os títulos do governo, esse ativo está com a menor volatilidade.

Acessível

Os investimentos nesse ativo público são extremamente baratos, R $ 100 é suficiente para começar a investir no tesouro seletivo. Em outras palavras, sua acessibilidade a esse tipo de investimento é característica.

Rentabilidade

A lucratividade do tesouro selo, como o nome sugere, está ligada à taxa de juros básica da economia, definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC). O retorno do investimento é calculado diariamente após a equivalência de 1/252 da taxa Selic atual. Em outras palavras, é um ativo que é sempre apreciado e está próximo de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). No entanto, como é uma segurança pós-fixada, sua lucratividade só pode ser identificada após fazer a aplicação..

Quais são as taxas e impostos cobrados pelo Tesouro Selic?

O Tesouro Selic compartilha as regras tributárias para outros títulos do governo que geralmente são bastante favoráveis ​​ao investidor. As tarifas mais importantes são o IOF e o IR (imposto de renda).

Como dissemos, o ideal é deixar o aplicativo seleto do Tesouro por pelo menos 30 dias para reduzir o valor do IOF a zero.

Sua taxa é cobrada em uma base descendente, trazendo um valor alarmante de 96% para o primeiro dia de aplicação. Assim, com o passar dos dias, a taxa pode atingir zero.

Portanto, para escapar da alta cobrança de IOF, os investimentos no Tesouro Selic devem permanecer ativos por pelo menos 30 dias.

Em caso de imposto de renda, a cobrança não é redefinida, mas também reduz com o tempo de investimento.

Confira a lógica por trás da cobrança do imposto de renda:

investimentos com taxa de imposto de renda de até 180 dias – 22,5%

investimentos de 181 dias a 365 dias – 20% de taxa de imposto

investimentos de 365 dias a 720 dias – taxa de imposto de 17,5%

investimentos mais de 720 dias – 15% de taxa de imposto.

O tesouro Selic é um tipo de investimento seguro, fácil, acessível e financeiramente interessante. Portanto, você deve procurar saber mais sobre o ativo. Converse com especialistas e veja se é a melhor opção para seus objetivos financeiros.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário