O que faz um gestor de fundos de investimento?

Em Educação financeira por André M. Coelho

A gestão de fundos é uma carreira em que um indivíduo presta consultoria e serviços a clientes privados ou corporativos sobre a compra e venda de ações ou títulos de investimento para ajudar os clientes a maximizar seu retorno sobre os investimentos. Continue lendo para saber mais sobre o que um administrador de fundos faz, bem como o caminho para ingressar na profissão de administrador de fundos.

O que faz um gestor de fundo de investimento?

Como mencionado, um gerente de fundos é alguém que faz recomendações e, em seguida, negocia e investe ativos em nome dos clientes. Ao contrário de muitos outros trabalhos financeiros, os gestores de fundos não estão simplesmente vendendo produtos. Eles estão trabalhando em estreita colaboração com seus clientes para desenvolver uma estratégia de investimento e gerenciar as atividades de negociação de portfólio com base nas metas do cliente e no nível de conforto com risco.

Leia também

Os gerentes de fundos garantem que os ativos sejam gerenciados da maneira mais econômica e rentável possível. Isso inclui tomar decisões para comprar, vender ou manter ativos. Um gerente de fundos presta muita atenção aos custos e riscos associados à capitalização de oportunidades de fluxo de caixa para garantir liquidez adequada dos fundos.

Um grande componente de uma posição de gerenciamento de fundos é a pesquisa. Os gerentes de fundos pesquisam regularmente as empresas, coletam informações, leem briefings financeiros, leem bastante sobre os eventos atuais e as economias globais e se reúnem com analistas de investimentos e gerentes de empresas para entender melhor as informações financeiras pertinentes. Eles também provavelmente têm uma equipe de analistas financeiros que usam o software mais recente para fazer análises mais aprofundadas sobre empresas, mercados e variáveis ​​econômicas. Isso os ajuda a fazer recomendações e previsões sobre preços e tendências futuras.

Administrador de fundos

Um administrador de fundos pesquisa oportunidades e direciona investimentos de um fundo para as melhores oportunidades. (Foto: Forex92)

O plano de carreira para a gestão de fundos

O gerente de fundos normalmente não é uma posição de nível de entrada. Para as pessoas que estão apenas começando no setor financeiro, provavelmente começarão como analistas. Essa função implica gastar muito tempo analisando os resultados financeiros das empresas e aprendendo mais sobre como as empresas operam. Os analistas provavelmente consumirão muitas notícias e informações sobre empresas e setores relevantes para seus empregadores. A equipe de gerenciamento de fundos (ou gerenciamento de portfólio) usará as informações fornecidas pelo analista para informar suas decisões de investimento.

Muitas pessoas iniciam seu caminho para se tornarem gestoras de fundos seguindo critérios de empresas de certificação destes profissionais. Os candidatos a titulares a uma certificação gastam uma média de 300 horas por nível de exame (existem três níveis) para obter o diploma. Os exames cobrem muitos tópicos importantes para financiar a administração em grande profundidade, incluindo ética, métodos quantitativos, relatórios e análises financeiras, gerenciamento de portfólio, investimentos em ações e muito mais.

Os analistas que desejam ingressar no gerenciamento de fundos devem ajudar os gerentes de carteiras a fazer pesquisas sobre investimentos em potencial e elaborar recomendações de compra, venda e manutenção. Essa experiência pode ajudar os analistas a seguir para o próximo nível. Após vários anos de experiência trabalhando para um fundo, entendendo as operações dos fundos, um analista poderá criar um caso sólido de promoção para o gerente do fundo quando a oportunidade se apresentar.

Por que se tornar um gestor de fundos?

A gestão de fundos é uma carreira de prestígio e recompensadora financeiramente. Se você estiver interessado nessa carreira, pode achar que a obtenção de uma certificação é um ótimo ponto de partida para você desenvolver sua experiência com analistas. E caso tenha alguma dúvida, nosso espaço de comentários abaixo está aberto para suas perguntas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário