Limpar nome via liminar dá certo? E outras estratégias?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Detalhes negativos em seu relatório de crédito são lembretes infelizes e gritantes de seus erros financeiros anteriores. Ou, em alguns casos, o erro não é seu, mas uma empresa ou agência de crédito é responsável pelos erros de relatório de crédito. De qualquer forma, cabe a você trabalhar para que as entradas de relatório de crédito desfavoráveis ​​sejam removidas de seu relatório de crédito.

A remoção de informações negativas ajudará você a obter uma pontuação de crédito melhor. Um relatório de crédito melhor também é a chave para obter aprovação para cartões de crédito e empréstimos e para obter boas taxas de juros nas contas para as quais você foi aprovado.

Leia também

Para ajudar no seu caminho para um crédito melhor, aqui estão algumas estratégias para obter resultados negativos informações do relatório de crédito removidas do seu relatório de crédito.

Limpar nome via liminar: como funciona?

Você pode limpar seu nome via liminar apenas e somente quando há uma decisão judicial a favor de você em uma causa de direito do consumidor. Para que isso aconteça, é necessário que seja movida uma ação pelo consumidor, e que o juiz tome a decisão. É um tipo de disputa sobre as informações de crédito.

As disputas de relatórios de crédito são mais fáceis quando feitas online, diretamente com a empresa que “sujou” seu nome. Para fazer uma disputa online, você deve ter pedido recentemente uma cópia de seu relatório de crédito. Você pode enviar uma disputa com a agência de crédito que forneceu o relatório de crédito.

Limpar seu nome com a empresa que reportou a informação negativa

Agora, você pode ignorar completamente a agência de crédito e disputar diretamente com a empresa que relatou o erro à agência de crédito, por exemplo, o emissor do cartão de crédito, banco ou cobrador de dívidas. Você pode fazer a contestação por escrito, e a empresa deve fazer uma investigação, assim como o bureau de crédito.

Quando a empresa determina que há de fato um erro em seu relatório de crédito, eles devem notificar todas as agências de crédito desse erro para que seus relatórios de crédito possam ser corrigidos.

Pagar sua dívida é a melhor maneira de limpar seu nome

Você deve abordar as informações negativas relatadas com precisão de forma diferente. As agências de crédito não removerão informações precisas e verificáveis, mesmo se você contestá-las (porque a investigação verificará a exatidão dessas informações), então você pode ter que negociar para remover alguns itens de seu relatório de crédito.

A oferta de pagamento por exclusão é uma técnica que você pode usar com contas inadimplentes ou vencidas. Na negociação de pagamento por exclusão, você se oferece para pagar a conta integralmente em troca da remoção dos detalhes negativos de seu relatório de crédito. Alguns credores aceitarão a oferta.

Recuperação de crédito ruim

Liminares podem recuperar seu crédito apenas se houve algum erro. (Foto: A1 Credit)

Faça um pedido de boa vontade para exclusão

Com o pagamento para exclusão, você pode usar o dinheiro como moeda de troca para remover informações negativas de seu relatório de crédito. Se você já pagou a conta, no entanto, não tem muito poder de negociação. Neste ponto, você pode pedir misericórdia, solicitando uma exclusão de boa vontade.

Em uma carta ao credor, você pode descrever o motivo do atraso, declarar como você tem sido um bom cliente pagador e pedir que as contas sejam relatadas de forma mais favorável. Mais uma vez, os credores não têm que cumprir e alguns não. Por outro lado, alguns credores farão essas exclusões se você falar com a pessoa certa.

Aguarde o limite de tempo do relatório de crédito

Se tudo mais falhar, sua única opção é esperar que esses itens negativos caiam em seu relatório de crédito. Felizmente, a lei só permite que a maioria das informações negativas seja relatada por sete anos.

A exceção é a falência, que pode ser relatada por até 10 anos.7 A outra boa notícia é que as informações negativas afetam menos sua pontuação de crédito à medida que envelhecem e à medida que são substituídas por informações positivas. A espera pode não ser tão difícil quanto você pensa. Os consumidores podem solicitar seu próprio relatório de crédito gratuitamente a cada 12 meses nas três principais agências de relatórios. Portanto, para ter certeza, você deve solicitar um relatório após o período de envelhecimento para confirmar.

É importante notar, entretanto, que embora a agência de relatórios de crédito geralmente exclua as informações negativas do relatório após o período de envelhecimento de sete anos, as informações ainda podem ser mantidas em arquivo e podem ser divulgadas em certas circunstâncias.

Essas circunstâncias incluem quando se candidata a um emprego que paga acima de um certo valor, ou se candidata a uma linha de crédito ou apólice de seguro de vida que vale mais que um determinado valor. Dependendo de onde você mora, pode haver regulamentos mais favoráveis ​​sob a lei estadual, como um estatuto de limitações mais curto. Você deve entrar em contato com o gabinete do procurador-geral do seu estado para obter mais informações.

Nesse ínterim, você pode melhorar seu crédito fazendo pagamentos pontuais de contas que ainda estão abertas e ativas.

O que não funciona para limpar seu nome?

O pedido de falência não remove as informações negativas do seu relatório de crédito. Se e quando suas dívidas forem canceladas em caso de falência, os saldos serão relatados como zerados, mas as contas permanecerão em seu relatório de crédito. Além disso, as contas que foram incluídas em sua falência serão anotadas como tal.

O fechamento de uma conta não elimina os relatórios de inadimplência. Se você fechar uma conta com saldo vencido, seu pagamento ainda será relatado como inadimplente até que você o atualize.9 A única coisa que o fechamento de uma conta faz é impedi-lo de usá-lo.

Pagar um saldo inadimplente não apaga a entrada negativa em seu relatório de crédito. Depois de pagar o saldo, o status da conta mudará para “Atual” ou “Ok”, desde que a conta não seja debitada ou em cobranças. As baixas e contas de cobrança continuarão a ser relatadas dessa forma, mesmo depois de você pagar o saldo.

E não adianta tentar usar uma liminar para limpar seu nome sem o devido processo legal: você vai precisar passar pelo juiz e provar que sua dívida foi injusta.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário