Como abrir CNPJ MEI?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Escolher a estrutura certa da empresa para o seu negócio é tão importante quanto qualquer outra atividade relacionada aos negócios. A estrutura comercial certa permitirá que sua empresa opere com eficiência e cumprirá as metas de negócios necessárias.

No Brasil, todas as empresas devem se registrar como parte da conformidade legal obrigatória. E abrir um CNPJ MEI poderá te ajudar bastante a começar a fazer negócios.

Quem pode abrir empresa MEI?

É importante escolher sua estrutura de negócios com cuidado, pois suas declarações de imposto de renda dependerão disso. Ao registrar sua empresa, lembre-se de que cada estrutura de negócios tem diferentes níveis de conformidades que precisam ser atendidas.

Leia também

O MEI precisa apenas pagar uma taxa mensal de impostos, sem mais custos extras. No entanto, um contador poderá ser necessário para te ajudar na organização de notas fiscais e, principalmente, para saber se a sua atividade econômica poderá ser registrada como MEI.

Basicamente qualquer brasileiro ou indivíduo com CPF e residência no Brasil poderá abrir um CNPJ como MEI. Algumas estruturas de negócios sejam relativamente favoráveis ​​ao investidor que outras, os investidores sempre preferem uma estrutura de negócios reconhecida e legal. Vale lembrar, quem tem MEI só poderá ter um funcionário registrado, o que pode limitar ainda mais as atividades que você quer realizar.

O resumo para as limitações inclui:

A receita anual bruta não exceder o limite estabelecido pela Receita

Não pode ser um sócio, administrador ou proprietário de outro negócio

Não pode ter mais de um funcionário

O tipo de negócio deve estar listado na tabela MEI, que pode ser encontrada diretamente no Portal do Empreendedor.

Abrindo o CNPJ MEI

Abra seu CNPJ do MEI para ter sua empresa própria e se tornar mais independente nos negócios. (Imagem: Portal do Empreendedor)

Como abrir um CNPJ de MEI gratuito?

Se você é uma pessoa única que possui todo o investimento inicial necessário para o negócio e atende aos requisitos, abrir um CNPJ MEI pode ser o ideal para você, seguindo alguns passos simples para o processo correto e sem problemas.

Passo 1: você deve acessar o Portal do Empreendedor e buscar pela opção Quero ser MEI no site.

Passo 2: clique em Formalize-se!

Passo 3: faça login com uma conta gov.br e autorize o portal gov.br para acessar suas informações.

Passo 4: preencha o número do recibo da sua declaração do imposto de renda ou do título de eleitor. Digite também seu número de telefone celular.

Passo 5: defina o nome fantasia e atividades que seu negócio irá realizar, bem como onde o negócio será executado, como internet, endereço comercial ou endereço residencial.

Passo 6: emitir Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Este documento te dá o número de CNPJ e de registro na Junta Comercial.

Passo 7: pode ser necessário, em alguns municípios, solicitar uma autorização e alvará na prefeitura. Alguns poderão ser obtidos online, outros você precisará ir até a prefeitura para obter o alvará e autorização de funcionamento.

A abertura do MEI é gratuita?

Se você quiser gastar menos inicialmente, a abertura do MEI é gratuita. Mas, você terá custos com o estabelecimento do negócio, como estoque, ferramentas, equipamentos, e contratação de um funcionário. Se você for abrir um site, terá custos nessa abertura, registro e manutenção do site.

Você também poderá ter custos com o certificado digital, caso tenha de emitir notas fiscais.

Não se esqueça do Imposto de Renda para MEI

O MEI poderá ficar isento de muitas taxas de imposto de renda. Parte da sua receita como MEI poderá ser isenta de qualquer imposto. Porém, é recomendável conversar com um contador para manter suas finanças sob controle e mais importante, sempre declarar tudo corretamente para evitar problemas.

Ficou alguma dúvida? Diexem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário