5 dicas para aproveitar o Google Finance

Em Educação financeira por André M. Coelho

Quer se tornar um acionista melhor informado dos seus investimentos? Com certeza. Os investidores em fundos, e diversas outras categorias podem se livrar de verificar suas participações semestralmente, mas as ações exigem mais atenção.

O Google Finance pode te ajudar a monitorar seu dinheiro e saber exatamente onde ele está, e como está desempenhando. Ou até descobrir diversas oportunidades para seu dinheiro.

Vamos entender um pouco disso usando o Google App.

1. O Google Finance: um App bem configurado para suas finanças

Vários sites permitem que você personalize os rastreadores com uma lista de suas ações de ações, fundos e ETFs. Por exemplo, o Google Finance oferece ferramentas básicas que permitem inserir o número de ações que você comprou e a que preço.

Leia também

O Google Finance também vincula a informação da empresa para ações, como notícias recentes, preços de ações históricas e arquivamentos com a Comissão de Valores Mobiliários e a Bolsa de Valores. Você também encontrará postagens de blogs que mencionam sua ação para saber das novidades..

2. Notificações do Google Finanças App

Você pode configurar o Google Finanças para enviar uma mensagem de e-mail ou texto se uma das suas ações – ou sua carteira inteira abaixa de um determinado limite.

É possível ainda acrescentar extensões do Chrome e outros recursos para incrementar ainda mais suas notificações.

Usando o Google Finance

O Google Finance vai te ajudar a manter seus investimentos devidamente monitorados. (Imagem: Google)

3. Tendências do mercado com o Google Finance

Pelo menos uma vez por semana, um bom investidor faz um login em um site de notícias financeiras (ou lê da maneira antiga, na impressão) para obter um resumo das notícias do mercado que poderiam afetar suas participações de sua carteira de investimentos. O objetivo aqui é obter a grande figura ou a tendência, e depois fazer alterações na sua carteira de acordo.

O Google Finance resume uma boa parte dessas notícias para te ajudar a monitorar sua carteira, e acompanhar melhor seus investimentos no médio e longo prazo.

4. Verifique seus investimentos no Google Finanças a cada trimestre

Se você investir em ações individuais, não perca a chamada trimestral dos lucros da empresa (marque a “seção do investidor” de seu site para descobrir quando a próxima chamada será realizada). Durante esta teleconferência, que geralmente é transmitida ao vivo várias horas após o anúncio de ganhos, você pode ouvir recados da empresa discutir os resultados financeiros do trimestre e preencher detalhes não incluídos no lançamento de ganhos.

Às vezes, os investidores individuais podem ligar e fazer perguntas durante o período de perguntas e respostas no final da chamada. Se você perder a coisa toda, você pode encontrar transcrições completas das chamadas em busca de alfa. E o Google Finance pode te ajudar a encontrar essas notícias.

5. Leia o relatório financeiro anual de sua empresa

Uma ótima ferramenta de pesquisa para investidores de ações é o relatório anual da empresa, que varia um pouco a época em que sai. Particularmente valioso, é a carta do presidente ou CEO da empresa, que é geralmente encontrada no início do relatório. Às vezes lhe dá um vislumbre do que está no mercado para o próximo ano, e muitas vezes revela alguma informação que nunca foi liberada e não está nas notícias.

Com o Google Finance e algumas boas extensões no Google, ficará ainda mais fácil acompanhar seus investimentos ainda melhor.

O que acharam dessas dicas? Como vocês usam o Google Finance? Compartilhem conosco suas ideias!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário