O que significa IPO? Para que serve?

Em Investimentos por André M. Coelho

IPO é uma sigla para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial. Esse termo é muito usado no mundo da Bolsa de Valores e, quando ocorre um IPO, pode ter certeza que vai entrar bastante dinheiro no mercado se a empresa que faz o IPO for renomada. Mas o que é um IPO e como ele funciona? Vejamos a definição do termo e seu uso.

O que significa IPO?

A oferta pública inicial ou a oferta pública inicial de ações é descrita como o processo em que uma empresa privada se declara pública ao vender suas ações ao público em geral. Qualquer empresa, independentemente do número de anos a partir de sua data de estabelecimento, seu tamanho e tipo de negócio em que atua, pode seguir em frente e ser listada na bolsa para ir a público. Uma empresa pode levantar capital acionário com o IPO, emitindo novas ações para o público ou os acionistas existentes podem vender suas ações para outras pessoas sem levantar capital novo.

Leia também

A empresa que vende suas ações é conhecida como “emissora” e o faz com a ajuda de bancos de investimento presentes no mercado. Após um IPO, as ações da empresa são negociadas em um mercado aberto. Qualquer empresa que decida vender suas ações, tem como objetivo arrecadar dinheiro para a empresa, que pode ainda usar para crescer e expandir.

Como funciona um IPO no mercado de capitais?

No caso de uma empresa privada exigir um capital que está muito além de sua capacidade individual de gerar através de operações regulares, há algumas alternativas que a administração pode utilizar para calcular esse capital.

Os métodos populares para isso incluem investimento privado, endividamento ou investimento público por meio de um IPO.

O processo de IPO começa quando a empresa contrata um banco de investimento ou bancos, para cuidar do IPO. A empresa também pode optar por vender suas ações por conta própria, mas isso pode ser uma tarefa difícil.

As ofertas de entrega de bancos a empresas que decidiram abrir o capital na quantidade de dinheiro que a empresa fará no IPO e no que o banco ganhará. Esse processo de um banco de investimento que cuida do IPO é chamado de subscrição.

Definição de IPO

O IPO é o lançamento inicial de ações de uma empresa na bolsa de valores, o que pode ser uma ótima oportunidade de investimento. (Foto: Corporate Finance Institute)

Quando um banco de investimento é contratado para fazê-lo, a empresa e o banco de investimento falam sobre quanto dinheiro eles acham que pretendem levantar do IPO, tipo de títulos a serem emitidos e todos os outros detalhes relacionados são mencionados no acordo de subscrição.

Depois que a empresa e o banco de investimento aceitam o acordo de subscrição, o banco apresenta uma declaração de registro que deve ser arquivada no órgão responsável, que é a Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, no Brasil.

Esta declaração contém todas as informações detalhadas sobre a oferta e a empresa em particular, incluindo histórico de administração, problemas legais, demonstrações financeiras, quem possuía ações antes de a empresa abrir o capital e assim por diante.

O órgão responsável, a CVM, investiga a empresa e garante que todas as informações apresentadas estão corretas e todos os dados financeiros relevantes foram divulgados.

Se tudo for aprovado, a CVM trabalha com a empresa para definir uma data para publicar o IPO. Após a aprovação da SEC, o subscritor deve reunir um prospecto, incluindo todas as informações financeiras sobre a empresa que está fazendo o IPO.

https://youtu.be/V38sBb7V_Zo

Ipo e seu significado para o investidor

Um IPO de uma grande empresa é uma oportunidade, pois as ações são vendidas a um preço mais baixo e rapidamente são valorizadas. Isso é uma oportunidade para investidores comprarem ações para crescer o capital ou, até mesmo, adotar uma estratégia de diversificação na bolsa de valores.

É importante, no entanto, acompanhar todas as informações sobre a empresa e o IPO, para ter certeza de que se está comprando ações de uma companhia que trará resultados e resultará em lucros financeiros.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário