O que é vendor finance? Como funciona?

Em Investimentos por André M. Coelho

O vendor financing está ganhando uma popularidade no mercado brasileiro. Entender como ele funciona pode te dar um recurso financeiro, e ajudar a entender como as empresas estão fazendo suas compras.

O financiamento do fornecedor ou vendor finance é um mandato financeiro que descreve o empréstimo de dinheiro por um fornecedor para um cliente que usa esse capital para comprar que as ofertas de produtos ou serviços específicos do fornecedor.

Às vezes chamado de crédito comercial, o vendor finance geralmente assume a forma de empréstimos diferidos do fornecedor. Também pode incluir uma transferência de ações de ações da empresa de empréstimos para o fornecedor. Tais empréstimos normalmente carregam taxas de juros mais altas do que as associadas aos empréstimos bancários tradicionais.

Leia também

O que é vendor finance?

O vendor finance é um termo descrevendo o empréstimo de dinheiro por um fornecedor a um empresário, que, por sua vez, emprega que o capital para comprar os produtos ou serviços do mesmo fornecedor.

Os negócios de vendor finance geralmente carregam taxas de juros mais altas do que as impostas pelas instituições tradicionais de empréstimos.

O vendor finance ajuda a cimentar as relações entre fornecedores e empresários.

Os fornecedores envolvidos nesta prática podem incluir facilitadores de gerenciamento de folha de pagamento, empresas de segurança e outros provedores de serviços.

Entendendo o vendor finance

O vendor finance é o financiamento de vendas diretamente com o fornecedor, o que pode ajudar o negócio a expandir. (Imagem: Siemens)

Entendendo o financiamento vendor

O financiamento do fornecedor ajuda os proprietários de empresas a comprar bens ou serviços essenciais sem exigir que esses proprietários garantam empréstimos bancários tradicionais ou prometerem seus ativos pessoais como garantia. O vendor finance oferece inúmeras outras vantagens. Isso não apenas ajuda os destinatários de empréstimo a cultivar fortes históricos de crédito, mas também permite que eles criem o uso do financiamento bancário até que se torne abundantemente necessário tornar as melhorias de capital de aumento de receita.

O vendor finance mais comumente ocorre quando um fornecedor vê um valor mais alto no negócio de um cliente do que uma instituição tradicional de empréstimos. Consequentemente, uma relação saudável e confiável entre o mutuário e o fornecedor se sentem no coração do financiamento do fornecedor dinâmico.

A partir da perspectiva do fornecedor, enquanto certamente não é uma situação ideal para fornecer produtos ou serviços sem receber imediatamente o pagamento, fazendo uma venda com o pagamento atrasado é melhor do que não fazer nenhuma venda. No lado positivo, o fornecedor coleta juros sobre os pagamentos diferidos. Além disso, oferecendo programas de vendor finance, um fornecedor pode ganhar uma vantagem competitiva sobre as empresas rivais.

Tipos de vendor finance

O vendor finance pode ser estruturado com instrumentos de dívida ou equidade. No financiamento do fornecedor da dívida, o mutuário concorda em pagar um preço particular para o inventário com uma taxa de juros acordada. A soma é reembolsada ao longo do tempo ou escrita como uma dívida ruim. Com o financiamento do fornecedor de ações, o fornecedor pode fornecer bens em troca de uma quantidade acordada de ações da empresa.

O vendor finance de ações é mais comum com empresas de startup, que geralmente usam uma forma de financiamento fornecido pelo fornecedor conhecido como “financiamento de inventário”, que essencialmente usa estoque como garantia para linhas de crédito ou empréstimos de curto prazo.

Nos negócios, o uso de crédito no vendor finance é chamado de “conta aberta”.

O financiamento do fornecedor também pode ser usado quando os indivíduos não têm o capital necessário para comprar um negócio imediatamente. Um fornecedor pode confiar nas vendas que faz para um determinado negócio, para tornar suas próprias metas financeiras. E fornecendo financiamento sob a forma de um empréstimo, pode garantir o negócio, ao mesmo tempo em que fortalecendo o relacionamento com o proprietário da empresa, para garantir que ele prospere ao longo do longo curso.

Vários tipos de fornecedores

Os fornecedores podem assumir muitas formas, incluindo roupas de gerenciamento de folha de pagamento, empresas de segurança, organizações de manutenção e outros provedores de serviços. Os fornecedores business-to-business, como fabricantes de equipamentos de escritório são fornecedores comuns de financiamento de fornecedores. Os fornecedores de materiais e peças também frequentemente se envolvem em atividades de vendor financing.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário