O que é empréstimo consignado?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Um empréstimo consignado é um adiantamento em dinheiro que é dado a um mutuário com base no seu status de emprego e renda. Um empréstimo consignado também é conhecido como um empréstimo do dia de pagamento porque o montante do empréstimo é normalmente já descontado diretamente do salário do cidadão.

O que é empréstimo consignado?

É um empréstimo projetado para ser retirado em um curto período de tempo. Normalmente eles são anunciados como um meio de financiar compras inesperadas que surgem alguns dias antes do final do mês, quando você está precisando de dinheiro e esperando pelo pagamento. Ao contrário dos empréstimos pessoais tradicionais, eles são organizados para terem as parcelas descontadas diretamente do seu salário, até um limite de 30%. Geralmente são disponibilizados apenas para pensionistas, aposentados e funcionários públicos, que tem estabilidade de emprego/salário, mas já há exceções.

Leia também

Como obter crédito consignado?

Um empréstimo consignado pode ser obtido facilmente com comprovação de renda e identificação. Existem muitas linhas de crédito consignado que podem processar uma solicitação e fornecer dinheiro em apenas alguns minutos ou horas. No entanto, certos critérios devem ser atendidos para se qualificar para um empréstimo consignado. A maioria dos credores de empréstimo consignado exigem que o mutuário forneça uma conta corrente ou poupança como garantia e extrairá o montante devido diretamente da conta. As taxas podem ser aplicadas em situações em que um mutuário não tenha um depósito direto do empregado, pois há um risco maior para o credor, pois ele não pode recuperar o empréstimo. Isso também gera uma responsabilidade maior para o mutuário, pois eles devem garantir que os pagamentos sejam feitos integralmente e no prazo. Se ocorrer uma inadimplência, as penalidades financeiras de um empréstimo consignado poderão ser graves e prejudicar muito a pontuação de crédito de uma pessoa.

Um empréstimo consignado é freqüentemente usado para subsidiar uma necessidade financeira imediata. Alguns exemplos disso podem incluir viagens de emergência, reparo em um automóvel essencial ou compra de estoque ou mercadorias para revenda. Um empréstimo consignado é mal utilizado como um meio suplementar de renda, mas acaba sendo uma armadilha por conta dos juros que, mesmo baixos, acabam aumentando os custos de vida. A maioria dos especialistas não aconselha o uso de empréstimos consignados, simplesmente porque eles são arriscados, e muitos provedores são considerados bastante inescrupulosos.

Definição de empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que é descontado diretamente do seu salário, geralmente com juros menores. (Foto: Patriot Software)

Quanto você pode pegar de empréstimo consignado?

Não há limitações para os valores que você pode receber de empréstimo consignado. Porém, há um limite nos valores que você pode pagar nas parcelas do empréstimo de até 30% do seu salário. Esse limite serve para que não haja abusos e o salário não fique comprometido com o pagamento de parcelas de empréstimos.

Empréstimos consignados valem a pena?

Sim, mas não necessariamente mais do que as alternativas tradicionais, e contanto que você as pague conforme o esperado. Pode ser um alívio financeiro para emergências, desde que você tenha planejamento para pagamento. Um empréstimo pré-autorizado pode ter condições melhores, no entanto, e é preciso comparar.

É preciso ter um bom plano de pagamento para que você não faça a rolagem da dívida. A rolagem da dívida poderá se acumular e causar um grande impacto nas suas finanças.

Por que empréstimos consignados são controversos?

Ativistas contra firmas de empréstimos consignados apontam para a maneira como os empréstimos podem se acumular rapidamente. Eles também alegam que os credores estão visando os mutuários mais vulneráveis ​​e não estão fazendo verificações de acessibilidade adequadas antes de conceder empréstimos. Nem todos os credores cooperam com instituições de caridade que tentam ajudar as pessoas; os custos nem sempre são transparentes; e alguns credores parecem encorajar os consumidores a aceitar mais empréstimos. Ao invés de darem opções de empréstimos mais baratos, querem oferecer um consignado que pode ser mais caro.

O que acham do empréstimo consignado? Válido? Uma opção perigosa? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário