O que é benefício elegível para empréstimo?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Benefício elegível para empréstimo significa que o benefício de um aposentado ou pensionista do INSS tem direito a um empréstimo consignado. Quando bem utilizado, um empréstimo consignado pode ser uma ótima maneira de aliviar suas contas ou financiar projetos.

Vamos nos aprofundar e explicar melhor em detalhes.

O que é benefício elegível para empréstimo?

Como dissemos, a mensagem de benefício elegível para empréstimo significa que sua aposentadoria ou pensão da Previdência Social/INSS poderão ser usados para um empréstimo consignado.

Leia também

Benefícios que podem ser elegíveis para empréstimos incluem:

BPC

Aposentadoria por tempo de serviço

Aposentadoria por invalidez

Pensão por morte

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria rural

Entre outros benefícios do INSS que não listamos aqui. Se você tiver a mensagem de benefício elegível para empréstimo, você poderá obter um empréstimo consignado com seu benefício.

Como solicitar desbloqueio do benefício para empréstimo?

Para desbloquear seu benefício para poder solicitar um empréstimo consignado, você deve seguir os passos abaixo:

Passo 1: Entre no aplicativo “Meu INSS” ou no site e acesse com seu CPF e senha cadastrada. Caso não tenha acesso, faça seu cadastro e senha para acessar.

Passo 2: Clique no botão da lupa para abrir a barra de pesquisa. Busque por “Novo Pedido” ou clicar na opção “Agendamento/Solicitações”

Passo 3: Digite: “Desbloquear Benefício para Empréstimo” ou clique/toque em “Atualização para manutenção de benefício e outros serviços”, pesquisando pela opção de desbloqueio do benefício para empréstimo. Assim, seu benefício poderá ser usado para um empréstimo consignado.

Benefícios do empréstimo consignado INSS

O empréstimo consignado precisa ser desbloqueado para seu benefício, para que seja usado corretamente. (Imagem: INSS)

Cuidados com empréstimo consignado

Após a aposentadoria ou quando você se tornar um pensionista do INSS, seu benefício só poderá se tornar elegível para empréstimo após 90 dias. Durante este período, o beneficiário não pode contratar qualquer empréstimo consignado.

O beneficiário ainda tem de possuir um bom score de crédito, ou o benefício poderá ainda ter problemas para ser aprovado com boas taxas e valores.

O prazo de desbloqueio normalmente é de 30 dias corridos, mas pode demorar um pouco mais dependendo de quando você solicita o desbloqueio do benefício.

Como usar um empréstimo consignado?

Não fique feliz se você tem um benefício elegível para empréstimo e quer já sair usando o dinheiro. Isso é errado.

Você precisa de um planejamento, pois se precisa de um empréstimo: ou você está endividado, ou está para se endividar, ou quer fazer um investimento inteligente. As duas primeiras possibilidades são muito mais comuns.

Reunimos então abaixo os ÚNICOS motivos que justificam pegar um empréstimo consignado. Claro que podem haver exceções e você pode usar seu consignado da forma que bem entender. Porém, pelo menos sabendo as melhores possibilidades te dará um norte melhor para suas finanças.

1) Consolidação da dívida: usar o empréstimo consignado para reunir todas as suas dívidas em uma só com menores taxas de juros e melhores condições de financiamento.

2) Fundos de emergência: usar um empréstimo consignado como um fundo de emergência, seja para uma obra emergencial, cirurgia, ou reparos gerais.

3) Construção: usar um empréstimo consignado com menores taxas de juros que um financiamento OU para construir algo que não possa ser financiado normalmente.

4) Para melhorar sua pontuação de crédito: usar um empréstimo E pagá-lo em dia poderá ajudar a melhorar seu score de crédito.

5) Atualização doméstica: uma obra que vá valorizar ou melhorar as condições de seu imóvel, e que você não consegue com um financiamento normal com menores juros.

6) Viagem: viagens a trabalho ou de férias, mas apenas se você NÃO estiver endividado.

7) Educação: financiar cursos e certificações.

8) Empresários: para financiar a compra de insumos, produtos, ou serviços para um negócio, ou até como capital de giro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário