Financiamento de construção: como fazer?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Quer você seja uma pessoa aventureira, um especialista em projetos de construção ou simplesmente um comprador de imóvel residencial exigente, a ideia de construir sua própria casa pode ser uma perspectiva emocionante. Afinal, quando você escolhe construir sua própria morada, é você quem dá as cartas. Isso significa que você pode determinar o layout preciso, ditar o número exato e tipo de quartos, escolher a dedo todos os acabamentos e até mesmo adicionar uma piscina interna, uma parede de aquário ou um escorregador de escada.

Embora construir uma casa única a partir do zero possa parecer emocionante, financiar um empreendimento tão importante é uma história totalmente diferente. Obviamente, a maioria dos compradores de casas não tem dinheiro suficiente guardado para cobrir os custos de construção de sua casa personalizada – o que significa que eles vão precisar de um empréstimo. Infelizmente, conseguir um empréstimo para um projeto de auto-construção é mais fácil falar do que fazer.

Leia também

Como funciona o financiamento de construção?

Se você está pensando em construir sua própria casa, aqui estão algumas coisas para ter em mente ao procurar um empréstimo.

Muitas pessoas desejam construir a casa dos seus sonhos em vez de comprar um imóvel existente. Porém, uma hipoteca tradicional não o ajudará com esse sonho.

Uma hipoteca de construção é um empréstimo para financiar a construção de uma casa e, normalmente, apenas os juros são pagos durante o período de construção.

O dinheiro é avançado gradualmente durante a construção, à medida que ela avança.

Terminada a construção, o valor do financiamento vence e se torna uma hipoteca normal.

É possível financiar construção?

Para os compradores que compram uma casa existente, é relativamente fácil obter aprovação para uma hipoteca convencional, desde que tenham bom crédito e renda confiável.

Por outro lado, é virtualmente impossível conseguir um financiamento tradicional quando você está construindo sua própria casa. Por quê? Pense desta forma: você está basicamente pedindo ao credor para desembolsar dinheiro por algo que ainda não existe. Para piorar a situação, a construção é um processo arriscado e os credores não gostam de risco.

Por isso, você precisará obter um empréstimo próprio para construção do imóvel, e não um financiamento imobiliário tradicional.

Financiamento de construção

Financiar um projeto de construção é diferente de um imóvel pronto, e pode ser difícil de obter. (Imóvel: All Star Funding Solutions)

Qual o melhor banco para financiamento de construção?

Se você planeja construir seu próprio imóvel, precisará buscar meios de financiamento mais especializados. Entra aqui o financiamento para construção. Às vezes chamado de empréstimo para construção própria ou hipoteca para construção, um financiamento para construção é normalmente um empréstimo de curto prazo (geralmente o máximo de um ano) usado para cobrir o custo de construção de sua casa.

Não são oferecidos por todas as instituições financeiras. Mas se você busca o melhor banco para financiar, é bom sempre começar pela Caixa. Ela geralmente pratica as menores taxas para financiamento de imóveis. Depois de ir na Caixa, é ideal ir a outros bancos e instituições financeiras para negociar as taxas. Geralmente, serão várias visitas a vários bancos e instituições para negociar as taxas. Poderá ser necessário fazer uma conta no banco ou contratar algum serviço da instituição para taxas mais competitivas.

Mas mesmo com menores taxas de juros, o financiamento de construção geralmente têm taxas variáveis ​​mais altas do que as taxas de empréstimos hipotecários tradicionais. Assim que a construção de sua casa for concluída, você pode refinanciar o empréstimo para a construção em uma hipoteca permanente ou obter um novo empréstimo para pagar o empréstimo para a construção.

Tenha preparo no crédito para construção

À medida que você se prepara para solicitar uma hipoteca de construção, provavelmente deve fazer algum preparo sério. Esses financiamentos exigem muito trabalho braçal por parte do mutuário. Você precisará passar por vários obstáculos para provar que seu projeto de construção de casa é real, viável e de risco relativamente baixo para o credor.

Para a maioria dos pedidos de crédito  para construção, você precisará fornecer ao credor um cronograma do projeto e um orçamento realista. Você também precisará fornecer uma lista abrangente de detalhes de construção, incluindo tudo, desde plantas baixas e o tipo de materiais de construção até isolamento e alturas de teto. Construtores experientes geralmente criam um documento que inclui todos esses detalhes para um projeto de construção de uma casa.

Adiantamento de construção financiada

No mínimo, a maioria dos credores exige um pagamento inicial de 20% sobre um financiamento para construção, e alguns exigem até 25% ou mais. Por que os requisitos de pagamento de entrada são tão altos? Porque os financiamentos para construção são vistos como de “maior risco” do que um empréstimo hipotecário tradicional, e o credor quer garantir que você não se afaste do projeto.

Cuidados ao garantir seu empréstimo para construção

Se você ainda não possui o lote onde planeja construir, o custo do terreno deverá ser incluído no valor total do empréstimo para construção. Se for financeiramente possível, tente pagar pelo terreno adiantado. Caso contrário, você terá que fazer um pagamento muito maior para se qualificar para o financiamento de construção.

Trabalhe com um construtor qualificado para obras

Para obter a aprovação para um empréstimo de construção, você precisará provar que tem um construtor qualificado envolvido no projeto. Um construtor qualificado é geralmente definido como um empreiteiro geral licenciado com uma reputação de construção residencial estabelecida. A responsabilidade da empresa geralmente está nas mãos de um técnico em edificações ou engenheiro civil.

Se você pretende agir como seu próprio empreiteiro geral ou construir você mesmo a casa, isso apresenta um desafio único – e provavelmente você não será aprovado para um financiamento de construção padrão. Nesse cenário, você pode querer transformar sua pesquisa em empréstimos para construção pelo proprietário-construtor. No mercado imobiliário de hoje, pode ser difícil se qualificar para esses tipos de empréstimos; mas é possível se você fornecer um plano de construção bem pesquisado que demonstre seus conhecimentos e habilidades de construção de casa. Não se esqueça de um fundo de contingência para surpresas inesperadas.

Embora construir sua própria casa do zero possa ser um processo extremamente gratificante, conseguir um empréstimo para construção não é um problema. Para aumentar suas chances de aprovação, elabore um plano de projeto detalhado, envolva um construtor de casas qualificado e economize dinheiro suficiente para uma grande entrada antes de se inscrever.

Você já financiou imóvel sendo construído? Como foi?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário